VLT elevado na Perimetral

A prefeitura do Rio de Janeiro  anunciou que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), inicialmente projetado para a superfície da Av. Rodrigues Alves, deslizará sobre a pista elevada da atual Perimetral.

Carro de VLT em exposição

O Prefeito declarou não se conformar em derrubar a Perimetral. “ A Perimetral jamais deveria ter sido construída mas simplesmente derrubar uma via elevada pronta seria um desperdício inaceitável”. 

A utilização da estrutura da perimetral para abrigar o leito do VLT permitirá o melhor aproveitamento da avenidas.  A largura de pouco mais de seis metros necessária para este modal permitirá a drástica redução do atual platô da via para automóveis.  Assim, a tão criticada obstrução que a via representa entre a cidade e o mar será praticamente eliminada. 

Segundo a arquiteta espanhola Arantcha Berastategui, contratada pela Prefeitura para o projeto,  “o tratamento paisagístico dado ao elevado da Perimetral integrará a estrutura à cidade de forma a permitir uma transição harmônica  entre o meio físico do tecido urbano e a fuidez das águas da baia de Guanabara”.

O VLT elevado na Perimetral, além de dar um ar futurístico ao Rio de Janeiro, promete ser mais uma atração turística na Cidade.  Desde o alto da Perimetral, os passageiros  terão uma visão privilegiada da baía de Guanabara e do Centro histórico do Rio de Janeiro. 

Ligação entre Aeroportos do Rio de Janeiro com VLT

O sistema ligará os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont.  Os veículos trafegarão a uma velocidade média de 56 Km/h. O percurso de 17,7 Km prevê, além dos 2 terminais nos aeroportos, mais 6 estações: Praça XV, Praça Mauá, Terminal de cruzeiros do Porto Maravilha, Francisco Bicalho (com saídas para a atual rodoviária e para o INTO) e mais duas estações na Ilha do Fundão, Cidade Universitária e CENPES. O sistema da Perimetral será integrado com os demais VLT do Centro,com a estação das barcas e com o BRT Transcarioca.

Nota 1:  este artigo é apenas um factóide lançado por este blog, inconformado com os gastos com a derrubada da Perimetral.  Mas bem que poderia ser verdadeiro pelo bem do Rio de Janeiro. 
Nota 2: qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais terá sido mera coincidência.

Ilustrações: Carro de VLT (obtida na internet); trajeto entre aeroportos do Rio (Google mapas)

Tags: , , , , ,

13 Respostas para “VLT elevado na Perimetral”

  1. maniacosporfilme Disse:

    Candidate-se a prefeito que eu voto em você (rs).

  2. Anna Paula Disse:

    Excelente idéia! Concordo com o Maníacoporfilmes… também votaria em você :-)

  3. Ricardo Galeno Disse:

    Crente que era verdade!
    Comecei a ler e fiquei todo satisfeito!
    Pensei: ” Ainda bem que esse retardado mudou de ideia!”
    Foi um grande balde (ou melhor, uma cisterma) de água fria quando cheguei ao fim! rsr

  4. Baby Disse:

    Puxa, pq vc não publica isso num jornal?

  5. Alvaro Botelho Disse:

    Já estava acreditando em Papai Noel…!!!

  6. Richard Disse:

    Todos os comentários foram perfeitos, mas tente fazer o que Baby sugeriu.

  7. Luiz Carlos da Colina Disse:

    Ja estava achando o maximo andar de VLT naquela altura.
    Será que o Eduardo Paes não le esse blog?

  8. PT Disse:

    Achei que fosse transmitir novidades interessantissimas pros cariocas isolados do rio de janeiro…
    Tambem acho que tinha que ir pro jornal!

    PT

  9. FLÁVIO GOMES FERREIRA Disse:

    ESPETACULAR! E NÃO CUSTARIA O ABSURDO DA DEMOLIÇÃO DO ELEVADO DA PERIMETRAL.

    CONTE COMIGO.

    SOU CONTRA A DEMOLIÇÃO E A FAVOR DO VLT.

    • Cris Disse:

      Continuo insistindo que no mínimo isso deveria ser mandado para um jornal!!! Mas…. vc não ´dá bola para os meus conselhos;;;;;;;

  10. Miguel Elias Disse:

    Estranho…ouvi na rádio que esse projeto realmente iria existir… Vou procurar mais a respeito !

  11. Marcio Disse:

    Será que a Perimetral precisa cair ????

    Pois é.
    Todos os dias vemos nos jornais a noticia que a prefeitura pretende derrubar o Viaduto da Perimetral pois o considera um trambolhão e com isso vai “revitalizar a área”. Realmente aquele viaduto é um trambolhão que tem a função de ligar a Zona Norte ao Centro/Zona Sul. Por dia passam por ali milhões de carros e se conseguirem realmente darem outra opção para tantos carros, aquele trambolhão que custou tanto dinheiro aos contribuintes não teria mais função.
    Pronto. Chegamos na conclusão que a prefeitura chegou, mas será que derrubar aquela imensa estrutura é o melhor para a cidade ?

    Acho que não. Algumas grandes cidades do mundo já passaram por problemas parecidos e pensaram o que fazer de seus trambolhos. Algumas tiveram boas idéias e aproveitaram as estruturas para melhorar as opções de lazer de seus moradores. ( vejam esse exemplo de Nova York http://www.thehighline.org ).

    Será que a Perimetral precisa ser derrubada ? Não seria melhor instalar naquele local uma bela ciclovia ligando a Zona Norte ao Centro/Zona Sul dentro de um belissimo parque cheio de árvores e jardins onde os moradores dessa cidade poderiam passear e parar nos diversos quiosques ?

    A Perimetral de hoje realmente é um trambolhão, mas se transformada em um parque mudaria completamente o panorama da região.

    A prefeitura quando imaginou as mudanças de revitalização as imaginou sem o viaduto. Claro. O trambolhão realmente atrapalha, mas será que se ele fosse um lindo parque atrapalharia também ???

    Alo prefeito. Temos opções. Derrubar não é a única…

    Vejam mais sobre os “jardins suspensos” de Nova York :
    http://nyfeniman.blogspot.com.br/2011/07/parques-bibliotecas-e-jardins-suspensos.html
    http://oglobo.globo.com/boa-viagem/novo-trecho-do-parque-suspenso-high-line-inaugurado-em-nova-york-2877659
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2011/10/111007_ny_manhattan_rc.shtml

    Pesquisem sobre a High Line em Nova York
    Pesquisem sobre a Promenade Plantée em Paris

    Márcio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.