O homem e sua próstata

Quando o desconforto ao urinar começou a acontecer  com mais freqüência,  Marcello Senna  tinha acabado de concluir o seu MBA em Princeton e chefiava o setor financeiro de uma indústria brasileira em Suwanee, pequena cidade da Georgia nos Estados Unidos. Tudo ia bem na sua vida. Estela era uma esposa belíssima, aliás ainda é (esposa do Marcello e belíssima) e os gêmeos, Liana e Rafael, eram ótimos filhos. 

A situação piorou um pouco no final de outubro quando as temperaturas começaram a baixar.  Aquela provável infecção urinária teimava em não passar por conta própria.  Decidiu que a primeira visita que faria nas férias seria ao Julinho, seu médico de longa data, assim como de todos nós da turma de 76 do Colégio Pedro II.   

O que mudou o rumo da história foi a comemoração dos 10 anos de sucesso daquela empresa brasileira na América.  A turma da comunicação caprichou em tudo.  Visitas à fábrica, torneio pro-am de golfe, tudo de primeira qualidade para agradar aos clientes vindos de todo mundo.

091101 champagne

Champagne

O gran finale foi o evento chamado Degustação dos Deuses. Absolutamente impecável.  Organizado e conduzido por um fresquíssimo chef francês, vinhos e pratos sofisticados eram servidos em seqüência: Champagne Duval Leroy com caviar russo, Chablis com ostras ao limão e um inesquecível Souternes com foie gras francês. Marcello, que  era  apreciador apenas ocasional de vinhos,  exagerou um pouco naquela noite.

Acordou de madrugada para ir ao banheiro como já era habitual. Para seu desespero, apesar da enorme vontade de urinar produzia apenas um filete insípido.  Após repetir o processo várias vezes, acordou pela manhã decidido a não mais adiar para a vinda ao Rio a consulta médica.  Naquele mesma fria manhã de sábado foi a uma clínica local. 

A cordial recepcionista verificou o plano de saúde e pediu que esperasse na sala ao lado.  A Dra. Melissa J. Young o atenderia prontamente.     

Enquanto imaginava como seria a doutora com tão belo nome (Melissa Young…), Marcello divertia-se com seu hobby predileto: cinema.  Conhecia de tudo mas os clássicos de Hollywood, sabe-se lá porque, eram os seus favoritos.  Costumava mentalizar  cenas inteiras para distrair-se e afastar as preocupações da sua vida agitada. Assim fazia quando uma dulcíssima voz feminina permeou aquele mundo de sonhos.  Num instante a voz, o perfume e a presença da inebriante doutora dominaram seus sentidos. Ela era linda: uma Rita Hayworth moderna, uma sílfide.   Ainda sem fôlego acompanhou a Dra. Young ao consultório. 

Respondeu às perguntas da anamnese procurando disfarçar seu encantamento. Quando ela pediu que acompanhasse sua assistente e tirasse a roupa na sala ao lado ele o fez automaticamente. Sentado na maca de exames vestindo  um ridículo avental aberto, ele viu aquela Deusa entrar na sala e gentilmente posicioná-lo na maca. Na seqüência a Dra. Young introduziu-lhe firmemente o dedo indicador buscando o diagnóstico para suas mazelas.  O inusitado toque na próstata fez Marcello voltar à terra e gemer de dor e de vergonha. 

091030 exame prostata

Exame de Próstata

Recomposto em suas roupas mas não em seu orgulho próprio, Marcello escutava as recomendações da doutora, os exames de sangue e urina, a prescrição de remédio e o diagnóstico provável. O mais importante, porém, seria procurar o quanto antes um especialista.   E escreveu o nome do médico a ser consultado:  Dr. Leonard E. Gay.  No caminho de casa Marcello pensava que se a Dra. Melissa Young fizera o que fez, o que faria o Dr. Gay? 

Estela jamais soube do rápido caso do marido com a Dra. Young.  Durante cinco anos Marcello sofreu as noites de insônia urinária, as dificuldades das longas reuniões de diretoria e outros inconvenientes. Somente então confessou-se ao Julinho e concordou em ver um especialista brasileiro. 

Um ano após uma simples cirurgia de raspagem de próstata, um renascido Marcello comenta orgulhoso:  “Agora o vaso sanitário treme quando eu aponto pra ele”.

Nota: Esse artigo é especialmente dedicado a todos aqueles que já passaram por isso. Porque medo de dentista, medo de falar em público, medo da morte…todos têm os seus medos.  Mas o  medo maior do macho humano, por vários motivos, é o exame de próstata. 

Fotos:  Champagne, by Thurion Laurence, Flickr;  Exame de Próstata, by Recubejim, Flickr

Anúncios

Tags: , , ,

11 Respostas to “O homem e sua próstata”

  1. Aventoe Says:

    Vejo com grande satisfação o despertar de um contista de primeira. Que nos brinde com muitos outros!

  2. cariocadorio Says:

    Prezado Aventoe,
    Você tem parte de culpa neste processo. Quem ousar nos visitar vai passar por estas crônicas (um pouco de ousadia dar este nome), desabafos cariocas e, brevemente, algumas fotos antigas.

  3. Fernando Says:

    Está chegando a minha hora, não poderei mais postergar o inevitável.

  4. Roberto Says:

    É muito simples contornar esse problema: arranje UMA proctologista e que seja bonita!

  5. cariocadorio Says:

    Infelizmente não é tão simples assim. Você viu no que deu o caso do nosso Marcello Senna. Dra. Melissa era linda mas não teve piedade.

  6. Wagner dos Santos Says:

    Por enquanto só faço exame de sangue e ultra. Esse negócio de dedada, vou procurar (por enquanto) evitar. Mas, acredito estar em contagem regressiva. De qualquer maneira, prefiro também uma doutora. O dedo é mais fino. Eheheheheh….

  7. Cariocadorio, Ano I « Cariocadorio's Blog Says:

    […] Livros, sobre uma foto de 1910. Barra da Tijuca 2017, uma preocupação que começa a ficar menor. O Homem e sua Próstata, uma preocupação de tantos. A Cigana Rica, muito especial. Copa de 82, Espanha, baseado em um […]

  8. Francisco Says:

    Estou candidato a esta cirurgia, fico também temeroso, mas suas palavras me deixaram mais tranquilo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: