Porto Maravilha, a Perimetral

De certo que é muito feia a Perimetral.  Um trambolho cinza escuro que impede a vista do mar. O Rio que tem vocação para o mar e, mais até que montanha, o Rio que é o mar.  É certo que a Praça Mauá é muito melhor sem o elevado.  Não há o que discutir:  o Rio fica  mais bonito, mais humano e mais moderno sem o elevado da Perimetral. 

Só tem um problema: não estamos discutindo construir ou não o elevado.  Ele já está lá.  Cabe discutir tirá-lo dali ou não.  Ou seja, demolir um trecho enorme de um elevado daquele tamanho ou não (como diria Caetano).

091024 Maua e Perimetral
A Perimetral na Praça Mauá

  Eu sou contra derrubar o elevado.

 Pelo seguinte:

  1. Custo do desmonte e da construção da alternativa.  Mesmo que a grana venha da iniciativa privada como estão dizendo.  Se for possível obter contra-partida da iniciativa privada por alguma razão, que eles construam escolas e hospitais e os mantenham por uns tantos anos. Afinal, não somos os Emirados Árabes.
  2. O trânsito na região.  Quem circula por ali sabe da dificuldade de trânsito mesmo com a Perimetral.  Engarrafa todos os dias a partir das 8:00 na direção centro e das 16:00 pro outro lado. Sexta-feira então… Além disso,  o que vai acontecer com o trânsito na Av. Venezuela, na Rio Branco, na Visc. de Inhaúma?  A solução proposta é uma passagem subterrânea.  Com o tráfego que existe na Perimetral, esta devia ser  mais uma opção,  não uma substituição.
  3.  Será que os arquitetos não conseguem fazer o elevado compor de alguma forma com a paisagem para evitar derruba-lo?  Concordo que é difícil.  Mas fizemos o Aterro, Brasília, somos a terra de Niemeyer, Sérgio Bernardes, Jaime Lerner  e tantos outros.    
091024 Spoleto e Maua 033

Perimetral Engarrafada

Este assunto tem que ser bem discutido para que derrubar o elevado não seja uma burrice maior do que tê-lo construído.

Fotos by Cariocadorio : A Perimetral na Praça Mauá (outubro de 2009);  Perimetral engarrafada (outubro de 2009)

Anúncios

Tags: , , , , , ,

25 Respostas to “Porto Maravilha, a Perimetral”

  1. camila Says:

    Apoioado! Também sou contra a demolição da Perimetral. Quem se utiliza deste trecho sabe as complicações do trânsito por ali. Qualquer outro projeto deveria ser feito de forma complementar e não para substituir.
    Parabéns pelo blog!

    • cariocadorio Says:

      Obrigado Camila, a gente tem que dicustir isso para que o apelo da melhoria estética e urbanística não seja o único argumento. A gente sabe como o trânsito na perimetral e nas redondezas é difícil.

      • Cristiane Maia Says:

        Eu também concordo com voçês com relação a derrubada da perimetral, mas precisamos conseguir fazer uma mobilização pela internet antes que ele começa a ser explodido, e a previsão é que ele começe a ser derrubado em 2013, a população precisa protestar contra esse absurdo.
        Quando teve a passeata a favor dos royaltes, eu fiz um cartaz e protestei contra a derrubada do viaduto, que utilizo e me é muito útil no acesso ao meu trabalho, como creio beneficia milhares de pessoas.
        Descobri um site onde é possível criar um abaixo-assinado, suguro que possamos criar esse abaixo assinado e aos poucos ganharemos muitas assinaturas com certeza.
        Sugestão: A perimetral é nosso não a Derrubem!!!

      • cariocadorio Says:

        Pode contar com a minha assinatura
        Tem outra arquivo que vc pode ver aqui: https://cariocadorio.wordpress.com/2011/12/21/vlt-elevado-na-perimetral/

  2. Fernando Says:

    Concordo que derrubar seria a pior solução. Creio que a solução menos pior ( existe menos poior) seria fazer uma chamada aos Arquitetos desta terra onde existem profissionais de altíssimo gabarito, para com suas mentes criativas procurar uma maneira de englobar a Perimetral à paisagem sem precisar derrubá-la. Uma idéia seria pegar um barco e vendo do lado do mar tentar encontrar uma maneira de escondê-la.

  3. Andréa Lessa Says:

    Como já te disse esse debate é muito importante para o sucesso dessa maratona que será o Porto Maravilha.
    Concordo com você: o custo, o trânsito, outras prioridades são fundamentais para pensarmos como poderá haver soluções criativas para liberar a vista maravilhosa que nos permite ver o Dedo de Deus, lá em Teresópolis nos dias lindos de sol.
    O projeto aprovado também tem outros questionamentos anteriores a essa 2a. fase e que está chamando a sociedade civil para opinar( moradores, urbanistas, arquitetos, engenheiros, empresários, construtoras, etc.) acho que dessa iniciativa deverá resultar saídas que exigem uma dose maior de conhecimento e prática desses atores.
    E acho que você deveria estar nessa…Te aviso quando souber das próximas. Vamos em frente.
    Valeu, bjs, Andréa

  4. cariocadorio Says:

    De acordo, Andrea, estarei nessa. Farei o possível para participar das discussões seja pessoalmente seja por aqui. Por favor me informe sobre a próxima reunião.

  5. Daniel Braga Says:

    Pessoal, eu sou a favor! É muito bonito o discurso do dinheiro ser melhor aplicado a este ou aquele fim mas sejamos realistas, não será. Esta obra tem atrativos financeiros aos interessados, sejam políticos ou empresários, que a fazem ser possível de ser feita. Não sou contra a construção de escolas e hospitais, só acho que não serã feitos com este dinheiro! Isto é um fato, queiram ou não!

    Penso então nas oportunidades que esta obra carrega consigo. Empregos, divisas, turismo, melhorias urbanísticas entre alguns vários pontos a serem abordados.

    A algum tempo que a área central do Rio vem atraindo alguns investimentos. Zona Sul e Barra estão lotadas e são caríssimas. A zona central se torna uma saída, mesmo que a longo prazo, para o crescimento urbano. Quem já passou ao menos uma vez pelas ruas do Centro sabe o quanto se pode renovar por ali! Que seja feito então!

    Minha visão é prática visto que não conseguiremos impedir qualquer obra, como não fizemos com o Túmulo da Música, na Barra! Melhor ser roubado mas ver algo ser feito de concreto do que ser roubado e só ver o concreto ruir!

  6. cariocadorio Says:

    Daniel, essa é a grande questão destas obras. Os problemas existentes não são abordados. Os governantes só se interessam por mega projetos (cidade da múisica, Gugenhein, Porto maravilha) mas as ruas continuam esburacadas e a população sem escolas e hospitais. Não é demagogia, é a realidade. O Proto maravilha de hoje é o prédio do INPI de amanhã…literalmente caindo nas nossas cabeças. Se tem que roubar que roubem com viadutos, escolas e hospitais. Eu também sou a favor do porto maravilha. Mais, há 20 anos espero por ele. Só que não precisa destruir o que existe. Melhor que não tivessem feito, concordo. Mas vão criar mais problemas a um custo astronômico. Menos mal que isto só acontecerá na 2a fase do projeto que, como projeto, é realmente uma maravilha. Gostei muito do seu comentário. Democracia é assim, vamos discutir o assunto.

  7. Daniel Braga Says:

    João, eu não votei no Eduardo Paes mas noutro dia ele fez uma declaração que me agradou e me fez repensar alguns pontos de vista, principalmente sobre projetos e eventos na cidade.

    Sempre que temos um evento como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas ou a idealização e construção de um projeto como estes, temos um aumento na arrecadação de forma indireta, com turismo por exemplo, entre outros fatores. Como a prefeitura é obrigada por lei a gastar um percentual fixo dentro de algumas áreas como educação e saúde, se você arrecada mais estas áreas por consequência são afetadas positivamente.

    Pode não ser o melhor dos argumentos mas tem sua verdade contida ali. Se este projeto do porto aumentar a arrecadação da prefeitura de alguma forma já estaremos afetando saúde e educação entre outros. Não sou inocente em achar que é o bastante, claro que não, mas já é alguma coisa.

    Debater é muito importante e seu blog já está fazendo isto! Trocar idéias é sempre bom e pretendo aprender não só com você como com seus leitores!

  8. Rio de Copas e Olimpíadas « Cariocadorio's Blog Says:

    […] relacionados, clique para ver: Píer Mauá Porto Maravilha Porto Maravilha – A Perimetral Barra da Tijuca 2017 Olimpíadas 2016 – esperanças e […]

  9. Arcanjo Gabriel Says:

    VERDADES E MENTIRAS DO PORTO MARAVILHA.
    ****************************************

    Os bairros do Centro, Saude, Gamboa e Santo Cristo, estao estrategicamente colocados ao lado do Centro Financeiro do Rio.
    Hoje estas areas possuem uma REDE DE TRANSPORTES DE MASSA, pronta e funcional, que movimenta 650 mil pessoas dia, pelos seguintes meios: TRENS-BARCAS-RODOVIARIAS-METRO-ONIBUS e transportes alternativos: Taxis e Vans oficiais e clandestinas. Os terrenos destas regioes sao das seguintes entidades: Governo Federal: 70 5 – Governo Estadual: 20 % – Governo Municipal 10 %; sendo que existem nestes grandes imoveis a presenca marcante da IGREJA CATOLICA E SUAS IRMANDADES RELIGIOSAS NA REGIAO PORTUARIA.
    A populacao dos bairros do Centro, Saude, Gamboa e Santo Cristo, carece e necessita urgentemente de RESGATE SOCIO-ECONOMICO, Exemplos praticos: ESCOLA DE ENSINO MEDIO-ESCOLA POLITECNICA PROFISSIONALIZANTE-CRECHES MUNICIPAIS-NOVA REDE DE ESGOTAMENTO SANITARIO-RESTAURO E OBRAS NOS ACERVOS HISTORICOS E ARQUITETONICOS DA REGIAO; (SAO MAIS DE 60 PREDIOS E MONUMENTOS DENTRO DESTES BAIRROS).
    Um momento como este e historico e fundamental, para que as LIDERANCAS SOCIAIS E REPRESENTACOES POPULARES, possam acentar-se a MESA DO PROJETO PORTO MARAVILHA, e exercer o sagrado direito democratico de PRESSAO POLITICA POIS SAO 36 MIL MORADORES ou VOTOS, que podem redirecionar e realizar o RESGATE SOCIAL DA REGIAO PORTUARIA…NOTA: Sou morador desta area a 41 anos e acredito no poder publico, na lei, na ordem e no desenvolvimento social.

  10. Associação Comercial e Empresarial de Ramos e Olaria Says:

    A Associação Comercial e Empresarial de Ramos e Olaria também é contra essa demolição da Perimetral, pois a mesma criará um verdadeiro caos no trânsito do Rio de Janeiro, prejudicando bairros importantes como Ilha do Governador, Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha e tantos outros. E também acarretará em prejuízos em relação a questão do emprego dentro do comério e indústria, por causa da demora de locomoção dos trabalhadores. Se hoje leva cerca de 1 hora e 20 minutos da Penha ao Centro, por exemplo, quando tempo levará com o fim da Perimetral? Imagina quem mora em outros locais, como Niterói, Caxias… esses ficarão verdadeiramente sem emprego no Centro do Rio, pois as empresas não aceitarão a demora das viagens. Portanto, os maiores prejudicados serão os bairros da Leopoldina, Zona Norte, Ilha, Caxias, Nova Iguaçu… e somente favorecendo o pessoal da Zona Sul, que não serão afetados.

    Pacheco – Presidente da ACERO (Associação Comercial e Empresarial de Ramos e Olaria)

  11. Associação Comercial e Empresarial de Ramos e Olaria Says:

    Entrem e comentem no Blog da ACERO:

    aceroriodejaneiro.blogspot.com

  12. Edmundo Grajauskas Says:

    O Jornal Rio Já também é contra a demolição de parte da Perimetral, pois o mesmo será o caos em toda a zona norte, subúrbio da leopoldina e Ilha do Governador. Se a Avenida Brasil hoje engarrafa, imaginem sem a Perimetral? Você que é de outro estado e não tem a ideia do que é um dia de engarrafamento com a Perimetral, venha fazer uma visita e depois dê a sua opinião. O projeto poderia ter sido elaborado por um dos maiores projetistas vivo do mundo, Oscar Niemeyer e não por um estrangeiro, que não vive a realidade do trânsito do Rio de Janeiro.

    Dê sua opinião também no nosso blog
    aceroriodejaneiro.blogspot.com

  13. Derrubamos a Perimetral? « Cariocadorio's Blog Says:

    […] Este assunto nos preocupa há bastante tempo como pode ser visto clicando aqui. […]

  14. pacheco Says:

    associaçao comercial nao e contra a obra e sim a demoliçao da perimetral prejudicando 650 mil pessoas respeitando a ermandade tem seguidores prejudicados

  15. Dorival Valerio Ruiz Says:

    Maldade pura, vão acabar com a descontração de vários pescadores que ficam na área da marinha. Brincadeira à parte, gostaria de lembrar que neste pais muito se gasta com inutilidades. A ala sul do hospital universitário na ilha do Fundão vai ser implodido neste domingo (19/12), acredito aí que chegamos a era de desfazermos o errado gastando mais R$.
    Enquanto isto lá em Brasilia,cic, até secretárias se esbaldam em muitos R$

  16. Rodolfo Ferreira Says:

    Por que não derruba o elevado da paulo de frontin? é tão feio ou mais, passa a poucos metros das janelas das residências das pessoas é um inferno diário, barulho, poeira, monóxido de carbono, embaixo não recebe luz solar e a fuligem das descargas dos coletivos fica bloqueado pelo elevado e nenhum arquiteto, urbanista ou o prefeito se preocupa, sabe porque não se fala? como vai ficar o pessoal da zona sul, no engarrafamento! agora nós da zona norte, oeste, subúrbio, ilha do governador e baixada podemos ficar no mínimo duas horas ou mais de engarrafamento! não foi feito nenhuma consulta a população, poderia ter feito junto com a eleição é de cima para baixo, serão gastos mais de R$ 3 bilhões e só é maravilha, porto maravilha e o resto da população que se dane!

  17. cariocadorio Says:

    Realmente, feura por feiura, o elevado da Paulo de Frontin perturba muito mais gente…

  18. Onna Agaia Says:

    Acho muito engraçado essa discussão sobre o trânsito. Meus amigos, prestem atenção, aquilo nunca deveria existir, é um alento saber que será derrubado (e tarde). Quanto aos veículos, lutem por transportes coletivos (metrô, VLT, etc etc e etc) em vez de comodidades imediatas.

  19. ghislayne oliveira Says:

    Também sou contra a demolição da perimetral,tem outras prioridades mais importantes ,exemplo precisamos de hospitais,postos de saúdes e outros funcionando bem para que o povo pare de sofrer constrangimentos constantes

  20. Vasconcellos Says:

    Há muito já deveriam ter derrubado este troço que se encontra, atrapalhando o transito, no meio do caminho de muita gente. Não se justifica esta a grande burrada desta construção.

  21. Tchau, Tchau, Perimetral | Cariocadorio's Blog Says:

    […] do fim  da Perimetral.  Desde 2009 me manifesto contra a derrubada da Perimetral (clique aqui e aqui). Cheguei a criar um VLT  na Perimetral (clique aqui) que, aliás, ainda acho que seria […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: