Estádio do Maracanã – 1950

Estádio Municipal 1950 R1

Maracanã (junho de 1950)

Verso Estadio Municipal R1

Verso da Foto

O Maracanã, Estádio Municipal do Rio de Janeiro, começou a ser construído em 1948 com o objetivo de ser o palco maior da Copa do Mundo de 1950.  E foi, pena que deu no que deu.  No triste dia do Maracanazo, todos os cariocas daquele tempo, vivos ou mortos, estiveram no estádio. 

A inauguração deu-se um pouco antes da Copa, em 16 de junho de 1950 com uma partida entre Cariocas (1) e Paulistas (3).  Didi foi o autor do primeiro gol no estádio.  Tendo em vista a  presença do madeirame de construção da cobertura, concluí que as fotos foram tiradas neste dia.  Imagino que já não estivessem ali para a primeira partida da Copa logo depois.  Além disso, no verso diz que a foto foi recebida em 12/7/1950, provavelmente em S.Paulo por correio.   Também do verso da foto notei que o nome “Maracanã” deve ter vindo um pouco depois.  O estádio tornou-se oficialmente “Mario Filho” anos mais tarde em homenagem ao jornalista, grande incentivador da obra.  Não pesquisei para verificar detalhes destas informações. Se alguem conhece a história e a cronologia das obras e do nome do estádio ou identifica a partida da foto,  por favor ajude com comentários. 

Só muito depois de conhecer o Maracanã  vim a saber que o nome oficial é Estádio Jornalista Mário Filho, atavés do Nelson Rodrigues.  Na midia dos anos 60 e 70 ele era o único cronista que insistia em chamar o estádio pelo nome oficial em homenagem ao seu irmão.   Faz sentido.

Estadio Municipal 1950 a

Ainda em Construção

A construção só ficou pronta mesmo em 1965.  Nesta foto podemos ver o cuidado com a segurança. Tem gente por cima do madeirame e até no teto da cobertura. 

Foram feitas diversas reformas no Maracanã.  De 2005 a 2007, o estádio ficou fechado por diversos períodos para as obras do Pan.  Destas eu me lembro bem. Nunca explicaram direito os estouros de orçamento e atraso nas obras. Agora, com a copa de 2014, teremos mais um longo período de fechamento para mais obras e mais gastos do dinheiro público.  Sou capaz de apostar que para as Olimpíadas será necessária mais uma reformazinha.   Isto faz parte das minhas preocupações com estes super eventos.

Nota: algumas informações foram tiradas da Wikipedia.

Fotos:  Acervo pessoal, Cariocadorio – proibida a reprodução sem autorização prévia.

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

33 Respostas to “Estádio do Maracanã – 1950”

  1. Angela Says:

    Ontem,por coincidência um amigo nosso comentava a sua presença neste jogo da copa de 1950, relatando que foi uma das cenas mais impactantes da sua vida, e segundo êle teria sido um dos jogos com maior platéia.

  2. cariocadorio Says:

    Meus pais, avós e tios foram à final contra o Uruguai. Os relatos sobre a multidão presente (algumas pessoas rolaram sobre as outros pela falta de espaço) e a tristeza no final são impressionantes. Se fosse hoje, com a violência e falta de respeito teria acontecido uma tragédia. Ainda bem que hoje a capacidade foi reduzida à metada da original.

  3. mario lopomo Says:

    No dia do jogo inaugural o madeirame interno já não mais estava, somente na parte externa ainda tinha. O estadio foi iniciado em 1948, e foi um projeto do vereador Ari barroso, aquele mesmo que compunha muitas musicas. Eu tenho muitas fotos de quando foi iniciado a construção do estadio.
    Mário Lopomo

  4. Luciano Diniz Says:

    Bom Dia, Carioca do Rio Linda estas imagens do maracanã, gostaria de saber se o senhor me permite imprimir e colocar num bar numa decoração em razão da copa do mundo! att,Luciano Diniz lucianojdiniz@hotmail.com

  5. Caio Says:

    Olá, gostaria de saber se posso utilizar uma destas imagens do maracanã em um projeto cultural de vídeo sobre a copa de 1950.
    Atenciosamente,
    Caio,

  6. Paula Biazus Says:

    Desculpa, mas segundo consta no caderno da STANDARD OIL COMPANY OF BRAZIL – distribuído na época da COPA DO MUNDO DE 1950, a Brasileira; a data de início das obras é 2 de agosto de 1948 e não em 1947.

  7. Gustavo Sirelli Says:

    Carioca, até onde consegui chegar, a foto com o madeirame (e a multidão por cima dele) é mesmo do jogo inaugural. Consegui descobrir que boa parte dos ingressos para a inauguração foi distribuída entre a turma que trabalhou na obra (incluindo suas famílias). Os ingressos que sobraram foram vendidos a preços populares, permitindo que pessoas que não poderiam assistir os jogos da copa conhecessem o estádio (já naquela época, jogo de copa era muito mais caro que o habitual).

    Sobre a nova reforma para 2014, já se sabe que após a final, novas obras serão necessárias para 2016, pois o COI exige algumas coisas que não constam do projeto para a FIFA. E como o Engenhão não serve para nada, apesar de ser o estádio mais moderno do país…

    Não descobri o nome original do estádio, mas Maracanã sempre foi o nome de referência em função da sua localização ao lado do rio.

    E sobre o Maracanazo, se todo mundo que diz que estava lá naquele dia estivesse de verdade, o público estimado da final seria superior a um milhão de torcedores. Na verdade, o numero real não chega nem perto dos 177 mil presentes a Brasil e Paraguai que detêm o recorde.

    • cariocadorio Says:

      Gustavo,
      Show de bola. Finalmente perguntei à pessoa certa. Interessante a história da distribuição de ingressos para quem trabalhou nas obras. Pena que isso seja coisa de um passado que não volta. Os ingresssos do Pan foram ditribuídos para políticos e amigos daquele prefeito que nem foram aos estádios nem deixaram que comprássemos os ingressos.
      Obrigado.

  8. Cariocadorio, Ano I « Cariocadorio's Blog Says:

    […] fotos, estas de 1950, mostram o Estádio do Maracanã ainda incompleto.  Representante maior do esporte favorito do Brasil, o Maracanã não poderia […]

  9. Contrução do Maracanã, 1949 « Cariocadorio's Blog Says:

    […] Uma descrição do difícil início do Estádio Jornalista Mário Filho pode ser lida clicando aqui, em uma matéria da folha de São Paulo. E aqui, na Wikipedia. E no Cariocadoriorio, em Estádio do Maracanã, aqui. […]

  10. Tonia Says:

    Oi, cariocadorio!
    Precisava de uma informação a respeito de reprodução dessas imagens. Poderia me contatar? Meu e-mail é tmatosinhos@gmail.com Obrigada!

  11. marina moreira da rocha Says:

    Oi Carioca: Estamos numa gincana e nos pediram um ingresso do jogo inaugural de 1950. Pode ser um scaner pois estamos na fronteira oeste do RS. Será que você saberia indicar quem tem para nos conseguir ? Obrigada. Muito lindo seu blog.

  12. Tiago Ripa Says:

    Prezado, td bem?
    Essa foto é realmente fantástica e diz muito sobre o Brasil e o “brasileiro”.
    Eu e mais um grupo de estudantes de pós graduação pretendemos lançar um livro sobre nossas pesquisas acadêmicas, todas na área do futebol e sobre a seleção nacional.
    O livro não tem perspectiva de mercado (as vendas serão em pequena escala) e as edições serão bancadas pelos próprios estudantes. Gostaria de saber se posso propor que esta imagem seja usada na capa do livro. Colocamos todos os créditos – da foto e de quem a cedeu; poderíamos também enviar a você um exemplar, como modesto agradecimento,
    Se puder me escrever, mactiago[6]gmail_com
    No mais, um grande abraço
    Tiago R Machado

  13. Tiago Ripa Says:

    oi. cariocadorio, td bem?, vc poderia entrar em contato comigo por e-mail ( mactiago[a]gmail.com )? ou me passar o seu contato, por favor… gostaria de falar alguns detalhes sobre a foto na capa do livro. forte abraço

  14. Tiago Ripa Says:

    oi. carioca, uma vez mais, por gentileza. vc poderia entrar em contato comigo pelo e-mail mactiago[a]gmail.com para acertarmos isso da capa. há algns detalhes técnicos que a editora impõe, sem os quais não tem como. gostaríamos mto de usar a foto. abraços

  15. Beatriz Viveiros Says:

    Prezado Carioca,

    Estamos preparando um documentario sobre varios asuntos no Rio de Janeiro e vamos entrevistar o Seu Calé, o mais antigo funcionario do Maracana. Gostariamos de usar a foto do Maracana em 1950, ainda em construçao.
    Por favor poderia entrar em contato pelo email para acertar os detalhes dos direitos.
    bviveiros@gedeonprogrammes.com

    Atenciosamente

    Beatriz Viveiros

  16. Beatriz Viveiros Says:

    Bom dia Cariocadorio,

    Gostaria de receber o seu acordo sobre a utilizaçao da foto do Maracana…
    Por favor me responde o antes possivel.
    Desde ja agradeço a sua resposta

  17. Cesar Itiberê Says:

    Oi Carioca do Rio, estamos fazendo uma matéria para a IstoÉ sobre o Maracanã e achei suas fotos muito interessantes. Gostaria de sua autorização para usá-las na matéria

  18. Cesar Itiberê Says:

    Oi Carioca do Rio

    Fiquei na dúvida se eu encaminhei meu pedido adequadamente;
    Estamos fazendo uma matéria sobre Copa e vi suas fotos que são realmente brilhantes e gostaria muito de poder utilizá-las.
    Se possível, podemos conversar por email.
    Muito obrigado,

    Cesar Itiberê
    Editor executivo
    da fotografia

  19. Cesar Itiberê Says:

    Acabei de ver sua resposta e agradeço enormemente.
    Se der tudo certo e sua foto for utilizada, te informo.
    Muitíssimo obrigado
    Cesar Itiberê

  20. World Cup 2014 Access » Brazil Stadium Says:

    […] https://cariocadorio.wordpress.com/2009/1… […]

  21. Cesar Itiberê Says:

    Caro Cariocadorio

    Estamos publicando em IstoÉ 2323 com data de 04/06 a foto do Maracanã ainda em construção, com crédito para KLEBER BRUM DE LEMOS/ blog Carioca do Rio.
    Muitíssimo obrigado
    Grande abraço

    Cesar Itiberê

    • cariocadorio Says:

      Prezado Cesar,
      Obrigado pela informação. Desejo-lhes sucesso na reportagem.
      Peço-lhe uma correção. A grafia correta do blog é Cariocadorio (tudo junto). Não sei bem o porque mas eu escrevo assim desde o início. Grato.

  22. Sarah Says:

    O meu avô trabalhou na construção do Maracanã, ele conta o quanto de mortes tiveram por causa da falta de segurança. E grande parte dos funcionários foram “solicitados” para assistir o jogo para encher o estádio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: