Pic-Nic na Ilha da Pompeba

A data só foi decidida depois de muita discussão porque, como sempre, tinha gente demais dando palpite. Ficou acertado que o passeio seria no dia 18 de junho.  Logo já estava reservado o barco e definidos os responsáveis (os de sempre) pela bebida e pela comida.  Coisas essenciais sendo este um pic-nic  numa ilha. Só havia uma coisa que não puderam garantir:  o tempo.  

Quando me comunicaram, fiquei preocupado.  Eu não tinha a menor idéia de onde ficava a ilha da Pompeba. Seria na baía de Guanabara, próxima à Angra dos Reis ou na região de Búzios? Além disso, achei  muito estranho marcarem o passeio para uma segunda-feira. Mas confesso que a minha maior preocupação era a mesma dos demais.  Será que eu conseguiria chegar a tempo?  

De barco, a caminho da Ilha da Pompeba

Pai e filha

Graças a Deus não choveu e, naquele dia 18 de junho de 1934, o pic-nic na ilha da Pompeba foi um estrondoso sucesso…  Vovô, que conheci tão sério, fazia graça posando de paletó e gravata sobre o calção de banho.  Titia estava super comportada como convem a uma moça séria curtindo o noivado.  

O grupo, muito divertido, aproveitou para tocar os sucessos da temporada nos violões, pandeiro e cavaquinho. 

Na Ilha da Pompeba - 1934

Infelizmente, quando eu finalmente descobri onde fica a Ilha da Pompeba já era tarde demais. Eu não consegui chegar a tempo, atrasado que estava pelo menos uns bons vinte e tantos anos. 

Aprendi também que, desde o famoso pic-nic, as atividades naquela ilha mudaram um pouco.  Os contrastes temporais podem ser vistos nos elementos deste artigo. Eu não sei, mas após ver o registro abaixo de uma recente festa na ilha da Pompeba, todos hão de concordar que o passar de setenta e cinco anos faz um mundo bem diferente. Será mesmo? 

Fotos: “Pic-nic na ilha da Pompeba em 18/6/934” – acervo pessoal Cariocadorio – proibida a reporodução sem autorização prévia. Video:Fê dançando sem parar” (caso o autor desautorize o uso, favor informar).

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

6 Respostas to “Pic-Nic na Ilha da Pompeba”

  1. Roberto Says:

    Carioca. A sua localização da Pombeba é em… Cubatão, SP? Tem certeza?
    A que eu conheço fica na Baía de Guanabara am frente à extinta Praia de São Cristovão. Lembrei dela dos tempos em que velejava (há muuuuuuuito tempo…):

    http://wikimapia.org/7281134/pt/Ilha-da-Pombeba

    Abraços,

    • cariocadorio Says:

      Meu amigo, isto é uma verdadeira revolução. Na verdade, considerando que a família vivia aqui, faz muito mais sentido ser no Rio de Janeiro. Só que ao pesquisar eu só encontrei a ilha da Pompeba em São Vicente / Cubatão. Atrás do barco aparece o Cais do porto que eu acabei achando que era o de Santos. Pelas fotos da ilha faz sentido ser uma ou outra.
      Da uma olhadsa no link do texto (http://www.panoramio.com/photo/7424884) . Eu vou tentar achar mais detalhes.
      Saudações cariocas.

  2. Fernando Says:

    Pacheco,

    Em 1934 não havia Buzios e Angra era muito distante para se ir de barco.

  3. cariocadorio Says:

    Roberto,
    No Rio é ilha da PomBeba.
    Em Cubatão, ilha da PomPeba. Era este onome atrás da foto.
    Abraço

  4. MARIATEREZA Says:

    MEU AMIGO, PELO CONHEÇO DESTA ÁREA, COMO É QUE VC DIZ QUE OFERECE DOIS MERGULHOS… ONDE? EM QUE LAMAÇAL? É PRECISO SER MAIS EXPLÍCITO SOBRE O PASSEIO. OBG.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: