A data só foi decidida depois de muita discussão porque, como sempre, tinha gente demais dando palpite. Ficou acertado que o passeio seria no dia 18 de junho. Logo já estava reservado o barco e definidos os responsáveis (os de sempre) pela bebida e pela comida. Coisas essenciais sendo este um pic-nic numa ilha. Só havia uma coisa que não puderam garantir: o tempo.
Quando me comunicaram, fiquei preocupado. Eu não tinha a menor idéia de onde ficava a ilha da Pompeba. Seria na baía de Guanabara, próxima à Angra dos Reis ou na região de Búzios? Além disso, achei muito estranho marcarem o passeio para uma segunda-feira. Mas confesso que a minha maior preocupação era a mesma dos demais. Será que eu conseguiria chegar a tempo?
Graças a Deus não choveu e, naquele dia 18 de junho de 1934, o pic-nic na ilha da Pompeba foi um estrondoso sucesso… Vovô, que conheci tão sério, fazia graça posando de paletó e gravata sobre o calção de banho. Titia estava super comportada como convem a uma moça séria curtindo o noivado.
O grupo, muito divertido, aproveitou para tocar os sucessos da temporada nos violões, pandeiro e cavaquinho.
Infelizmente, quando eu finalmente descobri onde fica a Ilha da Pompeba já era tarde demais. Eu não consegui chegar a tempo, atrasado que estava pelo menos uns bons vinte e tantos anos.
Aprendi também que, desde o famoso pic-nic, as atividades naquela ilha mudaram um pouco. Os contrastes temporais podem ser vistos nos elementos deste artigo. Eu não sei, mas após ver o registro abaixo de uma recente festa na ilha da Pompeba, todos hão de concordar que o passar de setenta e cinco anos faz um mundo bem diferente. Será mesmo?
Fotos: “Pic-nic na ilha da Pompeba em 18/6/934” – acervo pessoal Cariocadorio – proibida a reporodução sem autorização prévia. Video: “Fê dançando sem parar” (caso o autor desautorize o uso, favor informar).
Tags: contraste, Cubatão, família, festa, Fotos Antigas, ilha da Pompeba, Pompeba, Santos, São Vicente, tempo
7 de dezembro de 2009 às 19:01 |
Carioca. A sua localização da Pombeba é em… Cubatão, SP? Tem certeza?
A que eu conheço fica na Baía de Guanabara am frente à extinta Praia de São Cristovão. Lembrei dela dos tempos em que velejava (há muuuuuuuito tempo…):
http://wikimapia.org/7281134/pt/Ilha-da-Pombeba
Abraços,
7 de dezembro de 2009 às 23:11 |
Meu amigo, isto é uma verdadeira revolução. Na verdade, considerando que a família vivia aqui, faz muito mais sentido ser no Rio de Janeiro. Só que ao pesquisar eu só encontrei a ilha da Pompeba em São Vicente / Cubatão. Atrás do barco aparece o Cais do porto que eu acabei achando que era o de Santos. Pelas fotos da ilha faz sentido ser uma ou outra.
Da uma olhadsa no link do texto (http://www.panoramio.com/photo/7424884) . Eu vou tentar achar mais detalhes.
Saudações cariocas.
8 de dezembro de 2009 às 11:46 |
Pacheco,
Em 1934 não havia Buzios e Angra era muito distante para se ir de barco.
9 de dezembro de 2009 às 18:33 |
Pelo que o Roberto disse, veja o comentário, parece que a ilha da Pompeba é daqui do Rio mesmo…
8 de janeiro de 2010 às 23:37 |
Roberto,
No Rio é ilha da PomBeba.
Em Cubatão, ilha da PomPeba. Era este onome atrás da foto.
Abraço
2 de dezembro de 2010 às 15:52 |
MEU AMIGO, PELO CONHEÇO DESTA ÁREA, COMO É QUE VC DIZ QUE OFERECE DOIS MERGULHOS… ONDE? EM QUE LAMAÇAL? É PRECISO SER MAIS EXPLÍCITO SOBRE O PASSEIO. OBG.