Este artigo é especialmente dedicado às gerações mais novas da família, espalhados por este enorme Brasil. Particularmente aqueles que moram em Sampa, Niterói, Grajaú, Tijuca e adjacências.
Nesta foto de 195…e pouco, os meus tios Jo e Vin posam ao lado do belíssimo Plymouth modelo 19…e quase cinquenta. Os especialistas poderão dizer exatamente qual é o modelo e ano de fabricação. Talvez os mais rodados possam saber o local e a data exata da foto.
Interessante que eu nunca tinha ouvido falar deste carro. Espero que alguem possa identificar de quem era. Lembro-me do Studbaker que só vi em fotos e do famoso Chevrolet 37 que aparece de raspão (um dia ele vem com tudo) na foto abaixo. Aliás a tia Je está muito charmosa no cavalo.
Em fotos deste passeio aparecem também o vovô Bel e a vovó Bel, posando ao lado do Plymouth. Mas eles voltarão em outras oportunidades com ou sem o DKW Vemag Belcar que já foi mostrado aqui.
Um detalhe interessante é que a placa do carro branco ao lado é de 4 dígitos e a do Plymouth, de 6 dígitos. Imagino que aqueles seriam tempos de aumento da frota de automóveis da Capital Federal.
Fotos: O Plymouth (circa 1950); Tia Jê a cavalo (circa 1950); acervo pessoal Cariocadorio. Proibidada a reprodução sem autorização prévia.
Tags: 1 Rios de outrora, Automobilismo, Carros Antigos, Fotos Antigas, Fotos de carros antigos, Rio
12 de dezembro de 2009 às 19:10 |
Boa noite, Carioca.
O ano da carreta aí é 1949.
Andei dando uma espiada e observei que foi o único modelo da década de 40 em que o “Plymouth” ficava em cima do logo no capô. Dê uma olhada nesse: http://freerevs.com/car/517084#main
Em 1950 a frente já teria mudado bastante.
Quanto às placas, na década de 60 meu pai era feliz proprietário de um Hillman, inglês, cuja placa era 1-21-73. Assim mesmo, com 5 dígitos. Lembro disso até hoje, embora nao seja capaz de dizer o ano do carro.
Grato por me trazer boas lembranças.
Saudações daqui da terra de Araribóia.
12 de dezembro de 2009 às 19:29 |
Isso mesmo, 1949. O de 48 era mais bicudo e o de 50 diferente.
Esse negócio das placas era uma confusão…o DKW 58 do meu avô tinha 6 dígitos e na década de 60 tinha carro com placa de 5 dígitos? Será que já era GB?
Valeu Celso, saudações do lado de cá da poça grande.
13 de dezembro de 2009 às 21:39 |
João Carlos,
Obrigado pela visita.
No link abaixo tem informação sobre o sistema de placas dos carros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Placas_de_identifica%C3%A7%C3%A3o_de_ve%C3%ADculos_no_Brasil#Primeiro_sistema
13 de dezembro de 2009 às 22:00 |
Valeu, Álvaro
Obrigado pela contribuição e apareça sempre.
Saudações cariocas
25 de dezembro de 2009 às 17:38 |
Oi Primo!
Mediante consulta ao Ronaldo, descobrimos que o carro que aparece na foto da vovó Vinícia e Vovô José, é um Plymouth Fluid Drive, ano 1948. Possivelmente pertencia ao marido da tia Gema, irmã da vovó Belmira.
Contribuição comunitária da família Almeida, versão Sampa, reunida para a festa de Natal!
Bjs paulistanos da São Paulo
25 de dezembro de 2009 às 18:54 |
Karina,
Ainda hoje estava conversando com o C.A. sobre este carro. Só mesmo o Ronaldo para saber. A Tia Wanda esclareceu que o nome dele era Tio Antônio, o segundo marido da tia Gema. Também estamos reunidos por aqui.
Beijos natalinos para todos.
27 de outubro de 2010 às 21:26 |
João Carlos,
Estamos revendo algumas fotos do blog e o Ronaldo lembrou-se que, além do Plymouth, na época também era fabricado o Dodge.
Abraços
Karina
27 de outubro de 2010 às 21:29 |
Outra lembrança do Ronaldo…
Em relação ao marido da Tia Gema, que segundo a Tia Wanda se chamava Antonio, era conhecido popularmente como “Baeta”.
Mais abraços
Karina
30 de março de 2013 às 14:39 |
este é um modelo da chrysler modelo plymouth special de luxe de 1949 famosos “P18” 6 CILINDROS MOTOR CONTINENTAL EM LINHA. ESTES carros eram importados dos USA por navios semi desmontados, para ocupar menos espaco no navio, a maioria eram 4 portas para serem taxis.
DAlton.
30 de março de 2013 às 16:05 |
Dalton, valeu a colaboração. Obrigado.
Saudações cariocas.