Árvore de Natal da Lagoa

Queria mandar uma mensagem de Natal com uma imagem da árvore da lagoa. Tive preguiça de andar até lá mas fiquei na dúvida se valia a pena ir de carro.  Sabe como é, o trânsito fica horrível por causa da árvore. 

Estacionei fácil a uma certa distãncia como planejado. Sem problemas andei pela “ciclovia” onde conheço bem as distâncias, os buracos e as árvores de onde os mergulhões cospem na gente.  A medida que eu andava ia aumentando o número de pessoas.  De todos os tipos, de todos os lugares, de todas as torcidas.  Tinha vascaíno, criança, adulto , barraca de milho verde, flamenguistas vários, camisa do botafogo, casais de namorados, casais casados ou não, torcedor do fluminense, de outros menos votados (até do Remo de Belém, afinal foi lá que Jesus nasceu), espada florescente, meninas brejeiras, tapioca recheada, camarada sarado, pipoqueiro, senhoras idosas…  Alguém disse que era hora de voltar pra casa e outro comentou o longo caminho até São Gonçalo. O trânsito, apesar de lento, fluía bem.  Os flanelinhas, antipáticos personagens urbano-cariocas, atuavam livremente mas longe da curva do calombo, a zona do agrião da árvore de Natal.   

Todos queriam uma imagem com a árvore.  Câmeras, celulares, flashes pra todo lado.  Pensei como ficariam desapontados com as fotos tremidas, com as pessoas sem a árvore ou a árvore sem as pessoas.  Composição difícil esta.    Vi todas as nuances da iluminação e tirei as fotos que quis.  Este ano a árvore está particularmente bonita.  Só lamento que não consigam fazer com que fique bonita de dia também.  Com a missão cumprida mas convencido que o melhor era pegar uma  foto na internet comecei a voltar.  

Tinha muita gente chegando, de todos os tipos, tamanhos e medidas mas com o mesmo ar de frequentador apenas casual da lagoa. Certa vez correndo por ali escutei um vendedor de qualquer coisa dizer pro outro:  “esse pessoal daqui não gosta da gente não”.  Era verdade, embora não fosse nada pessoal… aquele movimento todo na pistinha estreita, sem dúvida, atrapalha o exercício e perturba o cotidiano.  E tem o engarrafamento e a sujeira que fica pro dia seguinte…que chatice ficarem invadindo a nossa praia.  Há alguns anos penso no incômodo que causa essa árvore de Natal da lagoa. 

Penso também no que mais uma vez vi nesta noite de sábado.  Uma festa que custa quase nada pra tanta gente e transmite bem o sentimento desta época do ano.  Nesta noite, como todos os anos, vi alegria e paz nos rostos das pessoas que foram apreciar a árvore.  O tal incômodo não é nada comparado à felicidade de tantos.  Afinal de contas,  é Natal!!!

 Fotos:  Árvore de Natal da Lagoa (by Guto Costa);  Árvore de dia (19/12/09, by Cariocadorio); Feliz 2010 (19/12/09, by Cariocadorio) 

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

11 Respostas to “Árvore de Natal da Lagoa”

  1. Aventoe Says:

    Pois é, Carioca, a árvore é linda mesmo, virou parte do nosso calendário e é legal – ainda que atrapalhe o trânsito – ver tanta gente atrás de beleza, com sentimento natalino. Talvez umas duas réplicas da árvore, no piscinão de Ramos e na Barra, distribuissem um pouco os visitantes minimizando o impacto na circulação. Como não faltam recursos ao Bradesco – e parte do custo é abatido do imposto de renda mesmo – quem sabe se animam. Afinal, conheço poucos projetos de marketing institucional tão bem sucedidos como esse.

    Parabéns pelas fotos; quero fazer o seu curso. Feliz Natal!

    • cariocadorio Says:

      Prezado Aventoe,
      Só um esclarecemento…só as fotos 2 e 3 e as intervenções com textos são minhas. Peguei a foto principal , no site oficial da árvore.
      Não é má idéia plantar mais destas árvores por aí.
      Saudações Cariocas

  2. Daniel Braga Says:

    A árvore se tornou parte da cidade com certeza e move uma quantidade de dinheiro incrível nesta época! Mas o sensacional é vê-la a noite, de preferência uma noite de céu limpo, onde sua graça e beleza tomam a paisagem!

    Sensacional!

  3. Angela Says:

    Uns falam bem outros criticam , mas o que mais me impressiona é o que vem antes. A força de um projeto , seja com dinheiro ou não, fazer acontecer algo, acreditar que vai dar certo, organizar recursos e parcerias em torno de algo para muitos. Esse é o espirito do Natal :”Ver alegria e paz no rosto das pessoas”.Como frequentadora do seu blog aproveito a mensagem para também desejar um Natal feliz a todos.

  4. Roberto Says:

    Aproveitando o embalo…

    FELIZ NATAL!!!

  5. Louise Schilkowsky Says:

    Querido Carioca,
    Eu também fazia parte da turma de egoístas que reclamava do aumento de movimento na Lagoa por causa da árvore do Bradesco. (Apesar de sempre ter gostado de dar aquela espiadinha básica quando passava por lá…) Agora, depois do que o Bradesco Saúde tem gasto comigo, tô bem quietinha, achando a árvore ótima e ainda fazendo propaganda de quem a financia!!!!!
    Beijo e Ótimo Natal prá você e pra família toda.

    • cariocadorio Says:

      Oi Louise, que bom ver vc por aqui. Não se preocupa que o Bradesco vai muito bem com o que arrecada de todo mundo. Com vc eles só gastam um pouquinho e se pudessem gastariam menos. Beijos cariocas de Natal e que em 2010 o Bradesco não precise nem se preocupar com você.

  6. Árvore de Natal da Lagoa, 2012 « Cariocadorio's Blog Says:

    […] 2009 escrevi (clique aqui) o que ainda sinto sobre a árvore.  Continua […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: