Da Pavuna a Ipanema

     

Ligação Direta

Finalmente uma obra de porte no Rio de Janeiro.  Há muito tempo não se via uma dessas.   Quer dizer que o momento é para se parabenizar o Estado, não é?  Infelizmente não.  A linha elevada do metrô ao longo da Radial Oeste e da Praça da Bandeira até que ficou imponente.  Mas precisava esse monstrengo de viaduto na entrada da Rua Francisco Bicalho?      

Além de tudo ainda iluminam de noite como se fosse uma obra de arte.   Do ponto de vista de engenharia, não encontro justificativas para este monstro.  Muito menos  do ponto de vista arquitetônico.  Fica a impressão de que o governo quis fazer mais uma obra para aparecer.  Como tudo que se faz atualmente, o importante não é o resultado prático, o benefício para a população ou a beleza da cidade.  O objetivo é capitalizar em cima do que se está fazendo.  Por isso é que saneamento básico perde para iluminação, fazer hospital é melhor do que colocar médicos para atender e as escolas que se constróem não têm professores ou merenda.  O negócio é aparecer.     

Além disso os especialistas dizem que é uma obra pela metade.  O projeto original considerava uma passagem em dois níveis no Estácio seguindo até o Largo da Carioca.  A nova linha utiliza os mesmos trilhos existentes. O resultado é um aumento no tempo entre trens de cada linha e uma capacidade muito menor que o projeto original.      

Pra que tudo isso?

O início de operação está sendo bastante tumultuado mostrando que, no mínimo, o planejamento foi mal feito. Só nos resta torcer para que seja apenas uma questão de ajustes para que tudo dê certo.     

Que em 2010 o metrô “Da Pavuna a Ipanema”  faça a população do Rio tão feliz quanto nos fez  o Tim Maia  “Do Leme ao Pontal”.    

 Fotos by Cariocadorio: Ligação Direta; Truss; Pra que tudo isso?  (24/12/2009)

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

19 Respostas to “Da Pavuna a Ipanema”

  1. Isabel Says:

    Não entendo da parte técnica da coisa, mas concordo que ficou um pouco exagerado. Além disso, não combina muito com o que se vê em volta, bagunçado, feio e deteriorado. Agora, quanto à iluminação noturna, há quem goste….. .

  2. Daniel Braga Says:

    Olha, eu achei a passagem elevada feia demais! Mais um detalhe estranho na paisagem caótica do local!

    Quanto a bagunça que gerou, isto realmente eu não entendi. Deveria facilitar e não piorar. Precisamos saber onde está o erro. A idéia é boa mas existe algum erro no projeto pois triplicar o tempo entre-carros foi absurdo.

    Abraços e Feliz Ano Novo!

  3. Rouen Says:

    Quando ví “aquilo’ exclamei <>
    Esta coisa medonha foi demais.

  4. Aventoe Says:

    Como leigo imaginei que a estrutura fosse necessária para suportar o peso da via e dos trens no longo vão sobre a Francisco Bicalho, onde talvez não fosse possível instalar pilares para sustentação. Minha mente, tecnicamente limitada, vislumbrou complexas fórmulas com ângulos, tensões e cálculos de cargas e resistência de materiais que justificariam o portentoso arco, como já vi em algumas pontes por aí. Mas se o nobre engenheiro, que sabe fazer contas, diz que não, resta-nos só uma escultura que parece desproporcionada onde está.

    • cariocadorio Says:

      Prezado Aventoe,
      Certamente haveria soluções mais esbeltas. Engenharia, arquitetura e bom senso devem caminhar juntos. Normalmente o engenheiro se vira para atender aos vislumbres criativos do arquiteto e pronto. O problema é como foi colocadp o pedido do freguês. Talvez algo como: “quero uma coisa para que todo mundo veja de longe, de dia e de noite”. Já partiu sem o tal bom senso. Repito: no meio de um rio podia até ficar bonito.
      Tenho certeza que um advogado criativo e um mínimo de orientação técnica faria algo mais adequado ao local.
      Saudações de fim de ano

  5. Angela Says:

    Ainda não passei por lá mas detesto todos esses viadutos .Meu tio teve que se desfazer de sua casa na Rua Paulo de Frontin por causa daquele monstro que disfigurou a rua e aquele bairro. A Perimetral é horrivel e transformou aquela região num lixo e por ai vai. Sempre o modo mais facil tem recortado o Rio e transformado areas que poderiam ter soluções mais inteligentes favorecendo não só o transporte mas também o bem viver da população evitando esses corredores de passagem agressivos para passageiros e motoristas.

    • cariocadorio Says:

      Ângela, esta linha elevada pelo menos não teve que fazer desaproprições. Hoje passei pelo Largo do Machado e lembrei do estrago que o metrô fez lá. Até hoje a região não foi reurbanizada.
      Saudações de fim de ano

  6. CRISTINA COELHO Says:

    Pois é, devem ter se inspirado nakela “coisa” que esteve alguns anos por aki na esquina do bar 20 mesmo

  7. Claudio Carvalho Says:

    Acho que o principal não foi dito: aumentaram tremendamente o número de usuários e não colocaram um trem novo sequer. Somente em 2011 é que está prevista a chegada de um pequeno número de trens (se não me engano, dez). Acho que brevemente teremos os “empurradores de gente” usuais no Japão (Oshiyás) e em alguns outros países asiáticos (lá eles usam luvas; aqui no mínimo a versão tupiniquim será no cassetete).

    http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1086976-16021,00-JAPAO+TEM+EMPURRADORES+DE+PASSAGEIROS+EDUCADOS.html

  8. Claudio Carvalho Says:

    Ainda sobre este assunto, não deixem de ver o vídeo:

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1191046-7823-GOVERNADOR+DO+RIO+LEMBRA+PROBLEMAS+DO+METRO,00.html

    O metrô alegou que recebeu apenas dez reclamações até agora.

    Para reclamar dos serviços do metrô, o telefone é 0800-285-9796. Vamos divulgar.

  9. Martins Says:

    Estava procurando uma foto na Internet do tal viaduto, tão desproporcionalmente aqui criticado, para colocar como meu papel de parede no PC; pois todo dia que passo por ali observo as diferentes iluminações ao longo do dia, entardecer e noite que o viaduto incorpora e não canso de admirá-lo, ainda que ao seu redor esteja um caos(até porque no dia em que revitalizarem aquele local, as críticas serão as mesmas que tenho lido nesta página até agora!:”É PARA APARECER!”)

    Criticar a eficiência do projeto atual em contraposição com o original, a demora causada pelas obras inacabadas, principalmente com referênciais tais como:”Os ESPECIALISTAS dizem…”, me parece apenas um pretexto para a murmuração e para a continuidade da visão viciada do brasileiro pessimista e reclamão!

    Com um blog tão tendencioso quanto este, e mais preocupado com o número de visitantes do que com contribuir com alguma coisa para a sociedade(visto que o ser humano prefere falar mal do que bem), sei que posso esperar outros artigos infundados como este; apenas queria deixar minha opinião.

    Acredito que uma flor no deserto é muito mais notada do que uma flor num jardim, é assim que vejo este viaduto! Podemos no entanto transformar este deserto num jardim, uma flor de cada vez.
    (E não vou aceitar contra-argumentos sobre este último parágrafo! Ora é uma metáfora!)

  10. Martins Says:

    PS: Obrigado pela foto:”Pra quê tudo isso?”

    • cariocadorio Says:

      Prezado Martins,
      Eu realmente acho este viaduto uma coisa muito feia, que talvez ficasse bonita se utilizado como ponte para atrvessar um Rio. Mas aonde está, tem nada a ver. Acho que um projeto mais esbelto ficaria, do ponto de vista arquitetônico e de engenharia, muito melhor. Acho também que a passarela que está começando a cruzar a Pres.Vargas em frente à Prefeitura vai pelo mesmo caminho. Claro que isto é a minha opinião somente.
      Até na minha casa tem gente que, como você, discorda de mim e isto é muito bom pra todo mundo. Portanto, achei excelente a sua participação e fico satisfeito, tenha certeza disso, que a foto lhe tenha sido útil.
      Saudações Cariocas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: