Quando eu comecei a utilizar termos como cultura corporativa, treinamento de pessoal, “service delivery” e o escambau, senti que estava no caminho errado. O título deste artigo acabaria sendo algo do tipo “A transcendência da interação colaborador/cliente no sucesso qualitativo das empresas prestadoras de serviço nas áreas de saúde e estética”. Então simplifiquei o título e resolvi começar de novo.
Atualmente é comum empresas chamarem empregado de colaborador e cliente de parceiro. As que mais fazem propaganda destes termos são as que mais acham que empregado é um mal necessário e parceiro não passa de freguês mesmo. Gastam fortunas com treinamento de pessoal e muitas vezes o processo não é bem sucedido porque na verdade a direção não “walk the talk” (lá vou eu de novo). Na primeira virada da maré vai um monte de colaborador pra rua.
Nota-se a diferença quando se tem um serviço prestado com a devida atenção e profissionalismo. Não porque isto foi “ensinado” mas porque esse tipo de atitude esta impregnada na própria estrutura operacional da empresa e, muito mais do que isso, no caráter e na sensibilidade das pessoas que diretamente prestam o serviço.
Vivi esta experiência todas as vezes que fui ao Spa L’Ermitage. Da pessoa que atende o telefone no primeiro contato ao porteiro que dá tchau na hora de ir embora, todos são atenciosos por princípio. Seja no refeitório, na secretaria, nas sessões de ginástica, nas salas de massagem e estética, enfim, todas as atividades são conduzidas de forma simples e profissional com o mesmo clima, a mesma atenção e um sorriso sincero nos lábios.
Muitos procuram o L’Ermitage para resolver um problema de saúde, às vezes até mais mental do que física propriamente dita. E os empregados sabem escutar, sabem entender personalidades diferentes e cuidar de todos com a devida atenção. Como em qualquer lugar, os clientes têm críticas a alguns aspectos do spa mas a simpatia e a qualidade do pessoal que trabalha no L’Ermitage são uma unanimidade. Por isso é comum encontrar pessoas que vão ali com freqüência, muitas delas há mais de 20 anos.
Empresas não conseguem este tipo de atitude dos empregados apenas com programas, salas de treinamento ou quadros de avisos. As pessoas têm que ser selecionadas considerando a importância dessa característica da personalidade e mantendo um ambiente que honestamente permita que elas exerçam esta característica. Gostar de gente.
Em um mundo complicado e de permanente atrito entre as pessoas, quem não gosta de estar em um ambiente tranqüilo onde as pessoas lhe dêem atenção e lhe tratem bem? A empresa que logra fazê-lo terá, certamente, a fidelidade deste cliente e manterá uma real vantagem competitiva no mercado (opa! …desculpe a recaída no final).
O Spa L’Ermitage fica em Werneck, distrito de Paraíba do Sul, RJ. Um lugar pequeno onde tem uma fábrica de doces formidável pra quem passou uma semana no spa.
Nota: O autor não tem relação alguma com o Spa L’Ermitage, exceto ser frequentador do mesmo.
Fotos by Cariocadorio: Piscina do L’Ermitage (Janeiro 2007); Arara (Janeiro 2007); L’Ermitage (Janeiro 2007)Estação de Werneck (Janeiro 2010)
Tags: arara, cultura corporativa, Paraíba do sul, relacionamento, serviços, service delivery, Spa, tratamento de saúde, Viagens, Werneck
16 de janeiro de 2010 às 18:48 |
Concordo com tudo o que vc disse, e digo mais, além do pessoal super educado e simpático, temos ali um aconchego meio que familiar, uma intimidade sadia com o pessoal de apoio, que eles mesmo nos dão. Não se vê isso em qualquer lugar. E eu não sei se vc sabe, mas o Spa L’Ermitage foi o primeiro, ou um dos primeiros a surgirem.
18 de janeiro de 2010 às 11:11 |
Valeu, Pachequinho. Se não te conhecesse diria que tratava de Propagando do Ermitage.
SDS
Fernando
19 de janeiro de 2010 às 12:18 |
Quando você se aposentar, deveria dar palestras nas empresas que preferem eficiência a jargão. As palestras podem ser no Ermitage e todos poderemos assistir de roupão, entre uma massagem e outra… Abraços!
1 de fevereiro de 2010 às 17:04 |
Pacheco,
Como Sulparaibano só tenho a agradecer os elogios e sentir-me muito feliz por saber que pessoas como você frequentam um dos lugares mais bonitos de nossa cidade!
Na visão do poeta, Paraíba do Sul é um pedacinho de Minas Gerais no coração do Estado do Rio!
Como isso faz bem ao nosso ego!
Seja sempre bem-vindo!
Aliás, já estou em contato com a Nildinha para em breve participar do programa “Day Spa”. Seus elogios só vieram a reforçar ainda mais as minhas pretensões!
1 de fevereiro de 2010 às 20:51 |
Obrigado. Gosto do pessoal todo do L’Ermitage, do fundo do coração.
Gostaria de andar no trem de Paraiba do Sul até Werneck. Quando será possível? Soube que reativaram há pouco tempo mas parou de novo.
Apareça sempre,
Saudações Cariocas
12 de novembro de 2010 às 21:15 |
Realmente, concordo com tudo o que você falou. O Spa L’ermitage causa esta forte impressão. Estive lá a alguns anos, e sempre que alguem fala sobre um Spa eu sempre recomendo o L’ermitage. E neste momento estou me programando para retornar em 2011.
Izabel
13 de novembro de 2010 às 20:31 |
Frequento pelo menos uma vez por ano. É revigorante.
23 de novembro de 2013 às 16:26 |
obdo pelos bons momentos em que passei ai,inclusice no meu aniversario em 1990,foi inesquecível e o tratamento é ótimo!
12 de julho de 2016 às 18:15 |
Exatamente ,. a equipe é a vocação de bem estar do Lermitage! A paisagem também merece um carinho pois além de fazer parte da história da colonização e quente durante o dia e friozinho a noite. Muito bom. A proprietária e antipática e grosseira. Ainda bem que a equipe supera com competência e carinho nos faz esquecer desse pequeno detalhe😘