Dia de São Sebastião

W & W

Em um determinado momento você começa a se entender por gente. Não dá pra saber exatamente quando isso acontece, cada um tem lá o que acha ser a sua mais antiga lembrança.  Ela funciona como um divisor de águas.  Tudo que aconteceu antes disso parece ser tão antigo quanto a proclamação da república. O que veio depois tende a ser uma coisa “nova” por muito tempo.   

A gente começa a perceber que já não é mais criança quando pela primeira vez na vida alguma coisa nos parece ter acontecido há muito tempo.  Lembro que foi uma sensação estranha.  Mas isso também já tem tanto tempo que nem sei mais o que era.

O tempo é implacável e vai nos levando a viver outras primeiras vezes.  De repente vovê percebe que as coisas antigas nem eram tão antigas assim e nem foram sempre do jeito que você se lembra delas.  Você nota em uma foto antiga que, quando você nasceu, seus pais eram muito mais novos do que você é hoje.  Em outras fotos a gente vê que nossos avós também já foram jovens, esportistas, que faziam passeios e criaram seus filhos…Ou seja, todas aquelas coisas que você já fez e não acreditava que eles pudessem ter feito … pois fizeram, só que em preto e branco.  

Um outro momento marcante é quando a gente percebe que certas coisas que aconteceram depois daquela primeira memória já deixaram de ser um evento recente.  Leva um tempo pra gente se acostumar com o fato.  Demorei muito pra perceber que o moleque da foto já não era mais o meu primo mais novo.  Melhor dizendo, ele obviamente ainda  é mais novo, só que com menos cabelo, tendo cultivado aquela barriguinha de cerveja e que até já nos brindou com uma nova geração para seguir adiante por todos nós.  Já não faz muita diferença esses quase 10 anos que nos separam no tempo.

No dia de São Sebastião do ano de 1965, nascia o meu querido primo que aparece na foto cuidado pela sua sempre zelosa e curujésima mãe e minha igualmente querida Tia.

E eu vou ficando por aqui, aguardando que nova sensação de primeira vez na vida o tempo terá reservado pra mim.

Foto:  “W & W” (1966).  Acervo pessoal Cariocadorio.  Proibida a reprodução sem autorização prévia.

Anúncios

Tags: , , , , ,

7 Respostas to “Dia de São Sebastião”

  1. Marcelo - SP Says:

    Primo querido ! Parabéns ! Vc até que era bem bonitinho !!!
    Saúde e Paz
    bjs

  2. Wagner Says:

    Querido Primo,
    Obrigado pela homenagem.
    Fiquei muito feliz.

    Só vendo as fotografias, é que tomamos ciência de como o tempo passa.
    Bjs,

    Obrigado Marcelão pela lembrança. Vamos nos encontrar em breve.

  3. thelma Says:

    Durante a leitura tive alguns “flashbacks”: lembrança mais antiga da minha infância…o bolo de aniversário de meus 3 anos, em forma de coelho,lindo, orelhudo , bem branquinho com a cobertura de coco ralado e olhinhos vermelhos feitos com balinha de goma.Outro momento marcante, anos mais tarde, quando percebi que eu já me curvava sobre a pia ao escovar os dentes e pensei: ” nossa, eu cresci !”

  4. Isabel Says:

    A foto está ótima e quando olho pro Wagner aí vejo o Yuri direitinho. Cara de um, focinho do outro. Parabéns Wagner.

  5. Alvaro Botelho Says:

    Fui o primeiro neto, primeiro filho, primeiro sobrinho…. de uma família grande… meu pai tinha 7 irmãos, todos homens e mesmo casado moraram todos, meus avós maternos e paternos, tios, meus pais, alguns parentes, etc, juntos na mesma grande casa da Praia Grande por um período.. Entendo bem o seu texto acima…sinto muita falta desse “aglomerado humano” em que vivia, da casa e principalmente da praia maravilhosa… alguns links do fotolog do Jaime sobre a Praia Grande…
    http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:102
    http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:112
    http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:119
    http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:505

    Saudações,
    Alvaro

    • cariocadorio Says:

      É isso aí Álvaro…primeiro a gente é filho, sobrinho e neto. Depois passa a ser pai e tio… mais tarde avô. Alguns chegam a bisavô. É a lei natuaral das coisas.
      A praia da minha igualmente numerosa família foi Ibicuí. Esta ainda vai dar muitos posts por aqui. A foto de “Feliz Aninversário” é em Ibicuí.
      Saudações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: