O sucedido data de outubro de 1976, conforme indicado na moldura dos slides. Voltava da faculdade com meus amigos Jaime e Dauro e, não sei por que cargas d’água, estava com uma câmera fotográfica. De repente demos de cara com o salseiro. Pela quantidade de gente era provavelmente um sábado. A irreverência da foto já mostra que isso não é coisa destes dias. Com o Dois Irmãos ao fundo e a saudosa carrocinha do Geneal à espreita, resolvemos registrar o fato gestualmente. Gesto esse que saiu de moda faz algum tempo. Hoje em dia, diante do quadro, com certeza nossa reação seria outra.
Descemos do Opalão azul do Jaime (quem sabe do Corcel do Dauro ou ainda do Passat do meu pai) e fomos assuntar. Felizmente não havia feridos com gravidade apesar da batida ter sido forte. Não me lembro como aconteceu o acidente mas envolvia dois Passats, um Opala e uma moto.
O Opala estava em cima do canteiro central de uma Av. Vieira Souto novinha. Junto a ele, uma moto que estava estacionada jazia meio troncha. O Passat marrom bateu na traseira do outro que girou na direção da contra-mão e pegou fogo.
Os bombeiros não demoraram a chegar mas já não havia muito o que apagar. Então aproveitaram para refrescar a rapaziada.
Como era típico naquela época, levaram o “TKR” do Passat acidentado. Se não foi logo depois do acidente já haviam levado antes. Dá pra notar na foto o buraco no painel onde deveria estar o toca-fitas.
Há muitos detalhes interessantes nestas fotos. Os carros da época, as motos e as placas amarelas com duas letras e quatro números. As roupas dos banhistas, os penteados e o uniforme do guarda. Vê-se ainda uma paisagem da Av. Vieira Souto com poucas árvores e os sinais de trânsito sem a luz amarela. Tá bem, não mostra de frente mas dá pra notar que são duas luzes. Pra quem não se lembra, o amarelo era substituído pelas luzes verde e vermelha acesas simultaneamente o que funcinava bem, na minha opinião. Bom mesmo eram as placas atrás dos sinais para evitar que o sol ofuscasse a visão das luzes.
Essa é uma pequena recordação da Av. Vieira Souto de trinta e poucos anos atrás. Pelas fotos, não muito diferente de hoje. Pra quem quiser se divertir desafiando a memória, ficam as perguntas:
- Em que esquina aconteceu o acidente?
- Qual o ano e o modelo dos carros que aparecem nas fotos?
Fotos by Cariocadorio: Acidente em Ipanema (1976)
Tags: 1 Rios de outrora, acidente, Carros Antigos, crônica, Fotos Antigas, Fotos de carros antigos, Geneal, Ipanema, Opala, Passat, Rio, Vieira souto
29 de janeiro de 2010 às 01:08 |
Aquilo sim é uniforme de policial. Não esse troço que usam hoje em dia.
Agora, manga comprida e gravata… aquilo devia ser difícil de aguentar nesse calor do Rio.
29 de janeiro de 2010 às 03:50 |
Gostei do “assuntar”. Há muito tempo eu não ouvia essa palavra.
Nessa época eu era fã do Passat e me lembro dele na cor branca, azul e nos tons metalizados (cobre e dourado), que eu achava os mais bonitos.
29 de janeiro de 2010 às 13:42 |
Caramba, foi um “salseiro” mesmo. Registro jornalístico de primeira ordem
29 de janeiro de 2010 às 18:12 |
Hotel: Mar Ipanema Hotel, R. Visconde de Pirajá, 539…Passat LS e um Opala 3800…e uma Alfa 2300 na carona! Será…
1 de fevereiro de 2010 às 20:46 |
Saloma, tem o Hotel Praia Ipanema e o Sol Ipanema… Mar Ipanema eu não conheço. Mas eu não sei mesmo o nome da rua…esperava que moradores de Ipanema pudessem identificar. Ainda não pintou.
9 de abril de 2018 às 16:32 |
Não pode ser um opala 3800. O opala da foto é pós 1974 e a motorização 3800 só foi até 1970.
1 de fevereiro de 2010 às 13:07 |
Tem sido interessante rever aqui tantos carros que também foram importantes para nós. Meu pai foi um apaixonado por carros da marca WV. Seu ultimo carro foi um Passat branco com teto solar que ele relutou muito para vender. Quanto a esquina do acidente seria a da Rua Montenegro hoje Vinicius de Morais ?
1 de fevereiro de 2010 às 20:44 |
Ângela, o Passat LS 76 da família foi o carro que eu mais gostei. Quanto à esquina, eu realmente não sei. A Montenegro dá mão para a Lagoa e acho que sempre foi assim. Então não poderia ser, tendo em vista a posição do sinal na Vieira Souto.
Saudações
3 de fevereiro de 2010 às 01:49 |
1976? Tinha 14 anos…Praia todo fim de semana…Aquele predio grande nao é o Caesar Park? Maria Quiteria??? Assim essa esquina de cá nao seria a… Joana Angelica?
3 de fevereiro de 2010 às 23:18 |
Roberto, eu realmente não sei onde é. Tenho que pegar a foto e ir até lá para conferir.
3 de outubro de 2010 às 23:33 |
[…] Acidente em Ipanema e Aeroporto do Galeão completam a lista de mais votados com mais de 370 acessos. […]
10 de junho de 2013 às 12:59 |
Saudações meus amigos!!! Primeiramente parabenizo vocês pela qualidade do blog. E segundo, gostaria de saber se haveria a possibilidade de eu ter a autorização das fotos do acidente dos carros na Vieira Souto, para o meu livro que virá? Na verdade são crônicas cariocas, e gostraia de escrever da minha maneira sobre esse clássico acidente? Parabéns!
10 de junho de 2013 às 22:59 |
Prezado Thompson,
Obrigado pela visita. Não tenho objeçoes ao uso das fotos desde que você credite o blog Cariocadorio, e inclua um link para onde as fotos foram encontradas.
Só não entendi porque vc diz que este é um “clássico” acidente.
Saudações cariocas.