Píer Mauá

Veleiros no Píer Mauá

A presença dos veleiros das armadas sul-americanas no Píer Mauá bem como os navios de  cruzeiro atracados no cais dão a exata dimensão do potencial turístico e econômico da região do Porto do Rio de Janeiro.  Esta visão nos permite imaginar como ficará o porto do Rio de Janeiro após a implantação projeto do Porto Maravilha. Píers  perpendiculares ao cais permitirão a atracação simultânea de navios espetaculares que poderão ser vistos desde os jardins do reformado Píer Mauá. Este parque estaria livre da presença dos carros graças ao estacionamento subterrâneo projetado para a Praça Mauá.  (link do projeto da Porto Maravilha)

As confortáveis instalações do terminal marítimo, permitindo o desembarque, imigração e alfândega em vias suspensas facilitarão a vida do turista.  Lojas e restaurantes em áreas do porto providas de segurança e conforto incentivam o aumento dos gastos destes turistas no Rio de Janeiro.  Tornando-se uma atração por si mesmo, o terminal marítimo incentivará a procura do turismo por via marítima no Rio de Janeiro iniciando  assim um círculo virtuoso que durará enquanto a economia mundial o permitir.

 

Costa Mágica

Entre outros benefícios, o projeto do Porto Maravilha parece uma combinação perfeita entre a atração turística para estrangeiros e brasileiros associada ao lazer com custo mínimo para os cariocas.  

Mas de repente a gente acorda destas divagações sonhadoras e encara uma realidade menos promissora.  Observa que a beleza dos veleiros no píer Mauá só é possível porque a obra da primeira fase do projeto Porto Maravilha, anunciada em outubro passado, ainda não começou (link para “Praça Mauá – o renarcer” ).  Passados quatro meses a única coisa que se vê ainda é aquela enorme placa de 40 metros anunciando a obra em frente ao píer.  No final faz-se tudo correndo, a toque de caixa, materializando apenas uma pequena parte do que foi prometido e gastando cinco vezes mais do que o orçado.  E que se dane a qualidade.  Mas a inauguração será na data certa para que os políticos possam subir ao palanque.

A Placa

Não estamos aqui para jogar a toalha.  Este projeto é importantíssimo para o futuro do Rio de Janeiro.  Vamos acompanhá-lo buscando contribuir no que seja possível para que sua realização venha a beneficiar a cidade.

Fotos by CariocadorioVeleiros no Píer Mauá (Fev. 2010); Costa Mágica (Fev.2010); A Placa (Out.2009)  

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

7 Respostas to “Píer Mauá”

  1. Grandes Veleiros no Píer Mauá « Cariocadorio's Blog Says:

    […] Cariocadorio's Blog Sobre o Rio e outros assuntos « Píer Mauá […]

  2. idcl Says:

    Embora não seja um veleiro, o Costa Mágica faz uma bela figura. Para viajar prefiro um navio um pouco menor. Como o Costa Clássica por exemplo.

    Lavra

  3. Rio de Copas e Olimpíadas « Cariocadorio's Blog Says:

    […] relacionados, clique para ver: Píer Mauá Porto Maravilha Porto Maravilha – A Perimetral Barra da Tijuca 2017 Olimpíadas 2016 – […]

  4. Fernando Says:

    Pacheco,

    Bom trabalho, cara creio que estás chegando perto de ser um novo Cronista da Cidade, o Globo que se cuide.

    Fernando

  5. MAYCON GUEDES Says:

    BOM DIA !!
    SOU TÉC. SEG. NO TRAB,.QUERO MUITO TRABALHAR (NO CAIS DO TORTO), EMBARCADA OU OUTROS SERVIÇOS . POR ISSO MANDE PARA O MEU E-MAIL O ENDEREÇO COMO EVIAR UM CURRÍCULO.
    MUITO OBRIGADO!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: