Carnaval em outros tempos

Marina no Carnaval de 44

Este ano, como há muitos anos, fico longe do carnaval carioca.  Eu nunca fui mesmo muito animado, ao contrário dos meus pais, que se conheceram no carnaval de 45, e da maioria dos cariocas ao longo do século passado. Era comum ver o pessoal fantasiado nas ruas e o baú de fotos da família está cheio de exemplos desta alegre prática.   

Até lá pelos anos sessenta e início dos setenta os pais ainda vestiam as cirianças com fantasias pelo menos para celebrar o carnaval.  Eu já não me lembro de ter vestido meus filhos com fantasias.  Antigamente, nesta época, as rádios só tocavam marchinhas e músicas de carnaval.  Minha mãe conta que não se ouviam outras músicas nas rádios.    

Myrthes, a Cigana Rica de 49

Cariocadorio no Carnaval de 66

O mundo mudou muito e os carnavais também.   No carnaval de 1965 (ou 66 ou por aí), meu pai e eu acordamos muito cedo e fomos para a Av. Presidente Vargas na esperança de ver um pouco do desfile das escolas de samba.   E vimos muito muito bem. Ficamos por ali olhando pelas aberturas entre uma arquibancada e outra. De repente o guarda deixou que um grupo de pessoas subisse na arqubancada de madeira.  Dali assistimos tranquilamente uma belíssima Vila Isabel que homenageou a Disney e, se não me engano,  perdeu pontos por isso.  Logo depois a Mangueira com o inesquecível samba da homenagem a Monteiro Lobato.  Jamais esqueci este carnaval e durante muito tempo cantava inteiro o samba de Mangueira:  “e assim, neste cenário de real valor, fez-se o mundo encantado, que Monteiro Lobato criou” ….  

Carnaval em Família, 1970

 Com o incentivo do Tio Iro que não perdia um carnaval, brincamos diversos carnavais formando um grupo em família.  A fantasia era a mesma pra todo mundo.  Um desses foi no ano de 1970, no clube Trasmontano na Tijuca.  Depois disso, apenas pequenas incursões no “Escravos da Mauá”, mesmo asim só nos ensaios das  sextas-feiras.  

Carnaval de 2007

Durante algum tempo assisti ao desfile pela televisão. Até dormir em frente da tela, é claro.  Recentemente senti vontade de voltar à Avenida para ver as Escolas de Samba.  Gostei, mas agora acho que já vi o suficiente.  O carnaval de hoje me atrapalha mais a vida do que me diverte.  Coisas da idade…

Fotos: Carnavais de 45, 49, 66 e 70 (acervo pessoal Cariocadorio, proibida a reprodução sem autorização prévia); Carnaval de 2007, by Cariocadorio.  

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

13 Respostas to “Carnaval em outros tempos”

  1. Carlos Candeias Says:

    Meus pais já se conheciam, mas começaram a namorar em um carnaval, assim como os seus. E temos muitas fotos de família em que aparecemos fantasiados. As fotos de hoje do seu blog são excelentes. Bate uma nostalgia danada…

  2. Gilda Says:

    Os seus comentarios me deixaram com mais saudades ainda do Rio e do Carnaval. Este ano sai do Rio, pois nao tive coragem de encarar os n blocos de Ipanema. Ainda gosto de Carnaval, ainda saio nos Escravos da Maua – quando estou por ai – e ainda tenho vontade de ver o desfile das escolas de samba. E preciso reconhecer, no entanto, que ver o ensaio dos Escravos e conseguir conversar com todos os amigos era muito mais agradavel quanto nos contavamos as dezenas e nao centenas ou milhares, como no desfile. Os blocos cresceram demais, nao apenas em numero de participantes mas tambem em numero de blocos. D. Dulce conseguiu aos 85 anos sair no Balanca meu Coreto, no primeiro ano do desfile. Agora, nem para mim da mais…
    Adorei ver as fotos da familia Pacheco e da D. Marina, bonitona. Saudades de todos e do Carnaval, aqui em Evora, Portugal.

  3. Fernando Says:

    Cara,

    Isto que é saudosismo. As meninas estão muito bonitas, com todo o respeito.

    SDS

  4. Luiz D´ Says:

    As fotos antigas estão ótimas, de uma nitidez impressionante. A foto de 49 é em que local?

  5. Karina Almeida Says:

    Olá João Carlos!

    Meus pais adoraram! Inclusive já separaram fotos carnavalescas para enviá-las a você. Vamos compor esta grande festa em família!

    Bjs

    Karina, Maria Helena e Ronaldo

  6. Aventoe Says:

    Gostei da foto do cacique Carioca sobre a nossa já conhecida Vemaguete. Mudou pouco de lá pra cá…

  7. gabriela allegro Says:

    Olá Marcelo

    Trabalho no jornal O Estado de S. Paulo (www.estadao.com.br). e estou montando uma página especial para o site com fotos antigas de fantasias de Carnaval. É um garimpo e tanto!

    Encontrei uma preciosidade no seu blog, 3 fotos lindas. Gostaria de saber se poderia usa-lás junto com as contribuições de outros usuários.

    Se ok, peço que envie as seguintes informações:

    2) O nome de quem aparece na imagem (se possível)
    3) Como você quer ser creditado (seu nome em tela)
    4) O link para onde a foto deve apontar

    Apetece?

    Um abraço e obrigada,

    Gabriela

  8. cariocadorio Says:

    Gabriela,
    Pode usar as fotos.
    Valem os nomes que estão na legenda das fotos,
    Credita ao acervo do Cariocadorio
    O link pode ser para este post mesmo.

    Bom carnaval

  9. Carnaval e fantasias « Cariocadorio's Blog Says:

    […] alguns bailes no ,na Tijuca. Cheguei a frequentar um destes e registrei no ano passado em “outros carnavais”, aqui.  R. Pinheiro Machado, Carnaval de […]

  10. Salete Bernardi Says:

    Imagino que o carnaval da época dos nossos pais fosse muito mais gostoso mesmo. Minha mãe sempre falava do Corso (acho que é isso ) que eles desfilavam dentro de carros fantasiados. Ela dizia que era genial. Como elas moraram por muito tempo em uma casa na Av. Presidente Vargas (onde atualmente tem o prédio dos correios), assistiam os desfiles na varanda da casa. Eu ainda assisti alguma coisa quando bem pequena, tenho algumas lembranças.
    Atualmente está muito complicado pro meu gosto…. é talvez seja a idade….. Beijuuusss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: