Archive for 24 de fevereiro de 2010

Dia de festa

24 de fevereiro de 2010

Contador de piadas

Esta festa de 2 de agosto de 1960 é a minha mais nítida memória da infância.  Talvez por estar tão bem documentada com fotos. Lá estiveram quase todos que faziam parte do meu mundo familiar, que durante tanto tempo foi o mundo que conheci.   Celebrávamos o meu aniversário. Eu estou aí, pequenininho, de costas.  O bolo em cima da mesa, ornamentado com o Falcão Negro, foi feito com carinho e competência pela tia Vinícia.

Pois foi ela que nos trouxe, em um certo 24 de fevereiro, aquele que é o centro das atenções nesta foto.  O contador de piadas.

O Studebaker

Em todas as festas da família chegava uma hora que a turma se concentrava para ouvir as piadas do Ronaldo.  Tinha sempre uma nova e muito bem contada, em geral com com aquela picardia que hoje soaria quase inocente. A vida é assim mesmo, já não temos tantas festas com antigamente mas, sempre que surge a oportunidade, as piadas nos divertem.

Do tempo desta foto de fevereiro de 1956 eu confesso que não me lembro bem, o que é muito justo.  Assim como é justo que o Ronaldo não tivesse jeito com crianças, afinal ainda estava longe de formar sua bela família com tantos filhos e netos.   O fato é que estamos juntos . Aqui nós servimos de desculpa para mostrar a grande estrela desta foto tirada em Ibicuí: o Studebaker do vovô que eu diria, sem grande convicção, ser de 1949. 

Meu primo

 
Já que começamos, vamos continuar voltando no tempo até chegar em 1942.  A foto foi dedicada aos meus pais em 24-3-1942 e bem guardada até hoje.

Vendo essa foto, não sei porque me lembrei de uma daquelas brincadeiras rápidas que não faltam no repertório do meu primo:
“Tô com o olho anuviado”.

Fotos: acervo pessoal Cariocadorio (proibida a reprodução sem autorização prévia)