Catástrofe Chilena

No momento em que tomava posse o novo presidente do Chile, a terra tremeu novamente naquele país de estranha geografia.  Geografia esta que tem relação com sua saga de país suscetível a terremotos.  Mais uma vez, nossos amigos chilenos se direcionaram às partes altas de cidades como Viña del Mar e Valparaíso.  Antes de mais nada, com eles o nosso carinho e votos de uma pronta recuperação do país.

O Chile é o país sério da América do Sul.  Talvez pelo seu histórico de dificuldades climáticas e variadas guerras internas e internacionais, o povo chileno parece ser menos vulnerável às típicas tragédias de brasileiros, argentinos e outros: a corrupção desenfreada que assola o continente de Roberto Carlos.  Os carabineros chilenos formam uma polícia  reconhecidamente mais eficiente e menos corruptível que as demais.

Mas quando situações extremas acontecem, a raça humana dá a exata dimensão da sua baixeza e debilidade de caráter, deixando o egoísmo e a ambição sem limites imperarem sobre a nossa capacidade de viver em sociedade, no que chamamos civilização.

No momento em que seus conterrâneos sofriam as consequencias da catástrofe, no seu infortúnio coletivo, uma parcela deste povo chileno partiu para a barbárie dos saques indiscriminados. Não foram saques, perfeitamente aceitáveis, para conseguir a comida e a água que se tornavam escassas.  Saquearam lojas de  aparelhos eletrodomésticos, de informática e outros. Tampouco se pode dizer que foram as pessoas pobres que aproveitaram da oportunidade.  Havia de tudo, principalmente carros de classe média alta que paravam diante das lojas e levavam tudo que podiam.

Este episódio em condições extremas não muda minha convicção de que os chilenos são o povo mais sério da América do Sul mas aumenta a certeza de que o homem está muito longe de ser uma raça civilizada. 

 

Anúncios

Tags: , , , ,

4 Respostas to “Catástrofe Chilena”

  1. Marco Says:

    Um indivíduo , uma família , uma nação , não podem viver sem ordem .
    Há de haver sempre um poder hierárquico , de onde dimana a ordem e a obediência .
    Mas a cafasjestada , a insensatez , a ambição do homem , é tão grande , que para a sua ” satisfação ” e vontade , não pensa no mal .
    Nada é tão triste , e mais imperfeito do que essa míopia que desgoverna essa sociedade num momento tão dramático e desperador quanto a essa do Chile que muito bem você elaborou .

  2. Valéria Says:

    Gostei da sua colocação que o Chile é o país sério da américa. Verdade. Nunca li nenhum escândalo, Fora os locais turísticos, e o vinho, nem lembro dele.
    Uma foto que me chamou atenção foi o recebimento da ajuda com mantimentos. Enquanto no Haiti foi aquele horror, lá ví as pessoas organizadas em passando as embalagens de mão em mão. Nos dois países não havia comida nem água, mas a educação e a organização do povo fez toda a diferença

  3. Turú da Silva Says:

    1 – Este tal de Cariocadorio tem um amante chileno;
    2 – O ser humano não presta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: