A partir de …

Os anúncios de jornais e outras midias estão cheios destas ofertas promocionais a partir de um certo preço.  Quase sempre é empulhação.  Carro a partir de é sem o básico e, mesmo que você o queira assim, dificilmente a concessionária tem um por aquele preço.  Sempre vem com alguns acessórios básicos e aí o preço já é mais caro.  Sempre o que você realmente quer custa muito mais.  Mas falemos de bermudas.

Na vitrine de uma conhecida loja de roupas lá estavam duas bermudas cargo .  O preço era claríssimo: R$51,00.  Na saída conferi, nada de a partir de… Entrei na loja. Atrás da mesma vitrine uma estante baixa com as bermudas empilhadas.  Logo a bonita e simpática vendedora me ofereceu:

“Lá atrás temos as bermudas penduradas, mais fácil de escolher.”

Vendedores às vezes atrapalham mas desta vez fazia sentido.  Segui a atenciosa vendedora e comecei a escolher as bermudas. Variavam em cor e em detalhes mas eram praticamente iguais. Após prová-las escolhi duas.  A vendedora as levou para o balcão e informou o preço:

“São cento e trinta e oito reais. Em dinheiro ou cartão?”

Nesta hora entrou em ação o meu rápido e brilhante raciocínio matemático.  Em fração de seguntos percebi que havia algo errado e disse à tal da vendodora.

“Mas não seria cento e dois reais?”

A dita cuja me levou até a pilha de bermudas da entrada da loja e me mostrou do alto do seu cinismo:

“Veja, o preço é a partir de R$51,00…”

De fato, em letras bastante pequenas, como soe ser, lá estava o maldito a partir de.  Claro que eu havia escolhido o mais caro.  Ficava eu entre deixar as bermudas ali ou levá-las por um preço 35,3% mais caro que o da vitrine.  Aliás, na vitrine não havia nem o sacana do a partir de.  Mas como custa-me escolher bermudas, levei assim mesmo.  Eles sabem bem como é, você já escolheu e acaba levando, nos dois sentidos.

TACO

Não há razão para tal diferença de preço da vitrine até o fundo da loja, 8 metros mais atrás. Exceto a técnica desleal de venda praticada pela loja.  Some-se a isso a cuidadosa atenção da vendedora e estamos diante de um caso puro e simples de falta de ética. Triste.
E você, já passou por isso?

Tags: , , , , , ,

6 Respostas to “A partir de …”

  1. Claudio Carvalho Says:

    Gostei muito deste artigo. Foi na Estilo, por acaso?

    Sobre letras pequenas, os restaurantes a kilo do Centro adoram colocar um preço em destaque (com a partir das 14:00 h em letras pequenas) e o preço real semi-escondido.

    Três expressões me causam ojeriza: “a partir de” brilhantemente exposto no artigo; “promoção”, com o significado de preço; e “em manutenção”, com o significado de quebrado.

    Na academia, quando algum elevador ou aparelho está quebrado, os responsáveis imediatamente colocam a placa “Em Manutenção”.

  2. Valéria Says:

    Brilhante como sempre. Acho irritante também. Já estou acostumada e vacinada, compradora complusiva que sou.
    Experimente entrar nessas lojas populares, com muitas araras (também não vou dizer o nome). Lá está a placa $ 19,99. Aliás esse valor quebrado me irrita muito mais do que o a partir de. Mexa na arara e não verá nenhuma peça desse valor.
    Outra: Na vitrine bem grande: vestidos a partir de…Eu entro e digo que quero ver os vestidos com esse preço. A vendedora diz “já acabou”

  3. Walter Heinz Müller Says:

    Vocês vão me desculpar, mas acho que os nomes das lojas deveriam ser divulgados sim. Não vejo porque pessoas desonestas tenham que ser acobertadas. É por essa e por outras que êste país é o que é…fica-se protegendo as pessoas que não tem carater. Isso é o fim da picada !!!

    • cariocadorio Says:

      Walter,
      Não se trata de acobertar. O nome da loja está indicado sim, só que preferi colocá-lo de uma forma divertida. Observa a foto no final. É a única coisa que um TACO de golfe tem a ver com a história.
      Obrigado pela visita, apareça sempre.

Deixe um comentário

