Ibicuí, RJ

Quando eu não era

Há lugares onde o tempo deveria parar em determinado momento e  perpetuar-se daquela forma.  Em geral no tempo da nossa infância ou mesmo antes dela. Ibicuí é um destes lugares, que me recuso a reconhecer como parte de Mangaratiba.  Ainda que pouco tenha frequentado aquela praia de águas tranquilas e protegidas, Ibicuí é para mim símbolo de um periodo feliz na história da família.  

Através deste espaço, pretendo voltar muitas vezes àquela Ibicuí de metade do século passado.  Naquele tempo as dificuldades para se chegar até lá eram por conta da precariedade da RJ-14, uma estrada de terra.  Mas havia a opção de pegar o trem na Central do Brasil e, uma vez lá chegando, não havia necessidade de ir muito longe.  A praia estava a 50 m de de casa e o Armazém do Salino fornecia as provisões necessárias.  No mais era a praia, tranquilidade, passeio de lancha, pescaria e muita deversão.   

Mas tudo passa como tem mesmo que passar.  Hoje a dificuldade é vencer o trânsito caótico da Rio-Santos e uma multidão de pessoas que ali vão em busca do mesmo prazer, como é o direito de todos.  Não há mais a opção da via férrea que só é utilizada por enormes composições que levam pedaços do Brasil para o exterior.

Felizmente ficaram algumas fotos que mostram o que foi este local paradisíaco há cerca de cinquenta anos.   

Ibicuí

Fotos: Ibicuí, linha férrea (Fevereiro de 1952) e Vista de Ibicuí (circa 1955).  Acervo Cariocadorio, proibida reprodução sem autorização prévia.

Tags: , , , , ,

6 Respostas to “Ibicuí, RJ”

  1. Eduarda Says:

    Adorei, obrigada! Vai para o meu
    http://www.valemapena.wordpress.com
    Hoje mesmo.

  2. cariocadorio Says:

    Valeu, Eduarda. Obrigado e volte sempre.

  3. Valéria Says:

    Caramba…você sempre me remetendo recordações de infância. Estive em Praia Brava no século passado. Sei de umas fotos, não são assim panorâmicas. Lembro de uma segurando uns peixes. Preciso de muito tempo para resgatar tudo isso. Está tudo misturado na casa dos meus pais. ´

    Estou aqui pensando…na casa da minha avó paterna também havia uma boa coleção. Deve ter ido para o lixo 😦

  4. Cariocadorio, Ano I « Cariocadorio's Blog Says:

    […] de 82, Espanha, baseado em um fato quase real. A Porta do Elevador, pra quem sabe o que é isso. Ibicuí, pelo que representa e pela foto. Autódromo do Rio, uma paixão de longa […]

  5. Leila Rodrigues Says:

    Adorei o seu blog. Ibicuí, é um dos raros lugares que me lembro sempre com muita saudade. Passei minha infância nessa praia. Minha família tinha casas exatamente em frente à pedra rachada. Meu avô, tinha puçá e todas as noites, subia na pedra para pescar. Eu ia sempre com ele, apesar dele dizer que mulher dava azar na pescaria. Hoje, tenho 60 anos, mas quando li o seu blog e vi as fotos, voltei aos meus 6 anos. Obrigada

Deixe um comentário

