São Lourenço, MG

 

Pedalinho no Parque e Igreja ao fundo

Em 1948, a Igreja Matriz de São Lourenço reinava absoluta na paisagem urbana.  Como se pode ver nestas fotos da época, de qualquer ponto da cidade e de dentro do Parque das Águas era possível avistá-la.  Hoje para conseguir uma foto a partir do Parque há que procurar o ângulo apropriado em meio aos espigões contruídos na avenida. Diversas construções, incluindo pequenos hotéis foram demolidos para dar lugar aos edifícios.

Parque das Águas e Igreja ao fundo.

Vê-se, portanto, que não é previlégio do Rio de Janeiro a ocupação impensada da cidade com prédios altos que aumentam a densidade populacional, prejudicam a circulação de ar e tornam caótico o trânsito.  Creio que de tanto ver Nova Iorque no cinema as pessoas associam prédios altos a desenvolvimento.

Igreja e fonte Vichi

Apesar disso São Lourenço é uma cidade muito bem cuidada quanto comparada a outras cidades brasileiras. O calçamento de paralelepípedo dá o ar de cidade tranquila, o trânsito é razoavelmente ordenado e uma grande quantidade de árvores foi plantada ao longo dos anos. 

Igreja MatrixO Parque das Águas está muito bem cuidado, pena que para isso tenha que estar entregue a uma empresa multinacional.  Esta região tão querida por duas gerações anteriores da minha família continua servindo ao seu propósito de fonte de lazer saudável e relativamente barato para quem quer um pouco de distância da vida atribulada do Rio de Janeiro. 


Voltarei a São Lourenço brevemente. 

Fotos: Vistas de São Lourenço, Parque das Águas e Igreja Matriz, by Abel Lourenço dos Santos (novembro de 1948); acervo Cariocadorio; proibida a reprodução sem autorização prévia;  Edifícios e Igreja Matriz vistos do Parque, by Cariocadorio (15/07/2010)

Tags: , , , , , ,

20 Respostas to “São Lourenço, MG”

  1. Cristina Trindade Says:

    João

    vi seu anúncio no mural de são Lourenço e entrei no seu blog para ver seus comentarios.

    Realmente a cidade é linda mas os prédios que construíram em frente ao Parque não combinam com a cidade.

    sou do Rio também e moro em SL a 5 anos.

    Amo morar aqui, realmente não dá para comparar com o Rio quando falamos em qualidade de vida e segurança.

    adorei ver as fotos. Valeu!

  2. Nana Says:

    João,
    Sou carioca também. Vivo em Blumenau/SC há 13 anos. Como nossa família (avô paterno) tem casa de veraneio em São Lourenço, desde a infância do meu pai, senti profunda alegria ao ver nas fotos, aqui publicadas, tanta familiaridade e a saudade eterna da infância. Muito bom…

  3. José Henrique Says:

    João,

    Parabéns pelo seu blog.
    Sou São Lourenciano, nascido e criado aqui, e me honro muito, em morar nesta cidade de beleza e encanto.
    Sou colunista social do São Lourenço Jornal e Jornal A Voz do Sul de Minas, e Maestro.
    Gostaria de marcar uma entrevista com vc, para minha coluna, e se possivel, postar no jornal algumas fotos antigas da cidade.
    Aquela do ônibus da linha Rio – São Lourenço, é reliquia..divina.
    Um abração,
    José Henrique
    (Don Zeca)

  4. Elaine Vianna Says:

    Adorei seu Blog, me fez voltar ao passado, a foto da Vemaguete me fez lembrar das viagens para São lourenco com meu pai, ele tinha uma cinza, nós a chamávamos de chimbica. Ficávamos no Hotel Gina, depois Granada, Primus, Metrópole, Negreiros, Guanabara, Fazenda Ramon e agora Sul América. Voltarei em breve, talvez em Julho, esta cidade conheci com minha família, apresentei ao meu marido, sogra, cunhada e depois as minhas filhas, e até amigos já levei. Até breve.

  5. João Batista Says:

    De fato São Lourenço é a mais carioca das cidades de Minas.
    Meu irmão montou uma Draga de Areia que iniciaria suas atividades no início de março 2011.
    Por motivos de força maior está colocando à venda, juntamente com mais duas áreas licenciadas na região. Trata-se de um negócio imperdível!
    Por favor, se souber de alguém, aí do RJ, que venha a se interessar, basta ligar para 35 9817 0077 José Carlos.

  6. Leonardo Says:

    SÃO LOURENÇO, E CIDADES DA REGIÃO, SÃO PATRIMONIOS DA HUMANIDADE. DEVEM SER PRESERVADAS COM CUIDADOS ESPECIAIS.
    NAS RUAS SENTIMOS A ENERGIA QUE A PRIVILEGIA. PARABÉNS!

  7. Flora Maria Says:

    Sou uma carioca que conhece S.Lourenço desde 1951 e mora aqui desde 1991 !
    Gostei de ver suas fotos e histórias, e também lamento profundamente o que fizeram com a “minha” cidade, ao construir essa barreira de edifícios !
    Ainda assim, ela continua muito agradável e feliz !!!

  8. edilmara Says:

    João,
    Adorei seu blog. Sou de São Lourenço e apaixonada pela minha cidade e sua história. Tomei a liberdade de publicar suas fotos e comentários no grupo que criei no facebook: “Memórias de São Lourenço”, citando, é claro, a fonte. Dê uma passadinha por lá!
    Obrigada por compartilhar!
    https://www.facebook.com/groups/303283656442309/

    • cariocadorio Says:

      Edimara,
      Obrigado pela visita.
      Tenho uns 3 posts sobre São Lourenço, espero que você tenha visto todos.
      Ainda tenho mais fotos antigas. Tenho um carinho muito grande por sua cidade.
      Saudações cariocas

  9. Luisa Says:

    Boa noite.
    Sou carioca, mas gostaria muito de morar em São Lourenço.Não conheço a cidade, apenas de passagem.Gostaria de saber como é viver em São Lourenço. Se é muito complicado arrumar emprego, tenho praticamente experiência em comércio.Aguardo uma resposta através do e-mail abaixo.
    Att.

    Luisa.

  10. Patricia Souza Says:

    Oi João, adorei as fotos….minha mãe e parte da minha família mora em São Lourenço. Eu moro no Rio. Acabei de postar no meu facebook uma foto do Ferro da Viúva….oh tempo bom !!!!

  11. cidney Says:

    São Lourenço realmente e uma cidade encantadora.

  12. F.Marques Says:

    Republicou isso em Atelier F.Marques.

  13. F.Marques Says:

    ainda voltarei para Sao Lourenço, para morar.

  14. F.Marques Says:

    ainda me lembro, que, pelo menos, desde os anos 70, esses pedalinhos eram chamados “gaivotas”; os barcos a remo, “baleeiras”; os caiaques eram a grande novidade; haviam lanchas a motor, pedalinhos de fiberglass, logo os cisnes, tbm…saudades…

Deixe um comentário

