São Lourenço em 3 tempos

Hotel Guanabara, 2010

Busquei na internet o Hotel Guanabara de São Lourenço.  Encontrei-o muito diferente do que ficara na minha memória.  Não, eu não queria aquele hotel moderno e sim o da minha infância. Prefiri ir para outro lugar e, uma vez em São Lourenço, buscar o que dele restou.  Para minha surpresa o Guanabara moderno era um novo prédio mas o antigo permanecia quase como antes.  
Ao registrar imagens parecidas  com o passado constatei o inevitável. Mudava o preto e branco da foto, a modernidade do carro ainda que com as mesmas quatro rodas, pneus  e o volante para dirigí-lo.  O prédio e os paralelepípedos do calçamento eram quase os mesmos.

Hotel Guanabara 1964

O contraste está nas transformações e nas perspectivas do tempo.  Do  eterno futuro  à certeza de tê-lo muito mais no passado.  Resta o previlégio de ter viajado com ele  e de seguir por seu caminho enquanto nos couber fazê-lo.  

Do Guanabara fui ver o Granada que de memória só tinha as fotos das gerações passadas.

Hotel Granada, 1948

Hotel Granada, 2010

Alguns insistem em mostrar-se  sempre da mesma forma.  Adaptando-se ao inevitável processo que lhes impõe o  tempo, mantêm sua postura de sempre.  De que cor seria o verde do Hotel Granada de 1948?

Fotos: Hotel Guanabara, 2010 e Hotel Granada, 2010 (by Cariocadorio);  Hotel Guanabara, 1964 e Hotel Granada, 1948 (Acervo Cariocadorio, favor não reproduzir sem autorização prévia). 

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

19 Respostas to “São Lourenço em 3 tempos”

  1. Valéria Says:

    Muito bom registro. Dá para ver a varanda e comparar o tamanho da árvore. Cresceu pouco, será que é a mesma?. Estive no Hotel Brasil, nos idos de 1963. Quando voltei, só vi por fora. Ele também parece ter sofrido uma boa reforma interna, continuando com o mesmo aspecto exterior.

    Estive algumas vezes no Guanabara, em excursão de festa junina, com a Cooperativa dos funcionários de Furnas. Peguei essa reforma. Estava precisando mesmo. Os quartos estavam bem ruins. Acho muito bom manter o aspecto externo, manter a memória da cidade, e internamente, conforto e modernidade. Coisa que não fizeram aqui na nossa cidade

  2. cariocadorio Says:

    Valéria,
    A árvore não é a mesma. Há alumas modificações na calçada. Na próxima vez não deixaei de ir ao Hotel Guanabra. São lourenço me parece uma ótima cidade apesar dos arranha-céus desnecessários.

  3. Russel Says:

    Ok, Carioca! Grato por sua participação no C.Inút. Abraço sulino, ao frio de 2oC.

  4. Russel Says:

    Vc teria fotos de veículos, antigas, com direitos aut. para veicular ao meu blogue? Tenho um espaço para fotos em P&B, mas só publico com autorização do autor… fico à espera. Russel

  5. Marco Says:

    Gosto disso !
    Valeu cara , coisa linda !

  6. Richard Says:

    Muito bom! Nem tanto por São Lourenço, onde só fui uma vez (tinha 10 anos) e não conheço, mas pelo antes e depois. Não só dos prédios dos hotéis porém, pelos carros e você. Tudo mudou um pouquinho, né?
    Gde. Abraço
    Richard

  7. Valéria Says:

    Oi João Carlos. Achei engraçado seu comentário sobre o paralama.

    São Lourenço é uma cidade bem interessante. Tenho o costume de observar as cidades que visito e pensar se moraria nela. Ali me parece ser uma cidade bem equipada em termos de serviços e saúde. No nosso olhar de confrade dos FRA não entendemos a necessidade dos arranha céus em detrimento da história. Não sei como é lá. Na pequena cidade que meu pai nasceu, estavam construindo um, em 2000, que estava sendo motivo de orgulho e modernidade. Um espigão enorme no meio de várias casinhas, ora ora….

  8. Fernando Avallone Says:

    Carioca, otimo blog. Voce pode me mandar seu email, pois queria lhe perguntar algo sobre umas fotos antigas nele ?

    Obrigado !

  9. Aventoe Says:

    Tomando por referência a janela e a árvore, consegui indentificar 3 paralelepípedos, que permanecem no mesmo local (um deles um pouco mais gasto, decerto devido à erosão das chuvas). Você deve ter observado. 🙂
    Abs, Aventoe

  10. Guilherme Gomes Says:

    Maravilha! Coloquei a foto da Vemaguet nos arquivos do AntigosVerdeAmarelo. E veja mais um “antes e hoje”: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2010/04/pocos-de-caldas-e-bel-air-em-duas.html

    Grande abraço,

  11. Flora Maria Says:

    Oi, Carioca:

    Também sou carioca, mas de S.Lourenço desde 1991 !
    Aproveito para informar-lhe que o Granada Hotel acabou de sofrer mais uma reforma. Não vi por dentro, mas por fora está bem arrumadinho.
    Se bem que sempre prefiro a forma original, e no caso dele o estilo era bem art déco.

    Parabéns pelo blog !

  12. Edilmara Santiago Says:

    Apaixonantes!!! Obrigada por compartilhar!

  13. Luciane Says:

    Vc já postou essas fotos no facebook Memórias de São Lourenço?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: