Rio – São Lourenço, 1949

Resende, parada para o almoço

O ônibus era um Mack, americano, uma marca até hoje importante em terras do Tio Sam mas que não teve muito sucesso por aqui.  Surpreendeu-me vê-lo pela primeira vez no Brasil. Primeira e última.  Depois disso, não vi mais um Mack por aqui.  

A viagem era longa até São Lourenço.  Paramos pela primeira vez em Resende, para o almoço.  Seguimos pela estreita rodovia Rio-São Paulo e depois partimos para terras mineiras.  Difícil a subida pela estrada cheia de curvas.  Chegando no alto da serra, e que serra, tivemos que dar uma paradinha para recuperar o fôlego.  

Alto da serra

Achei interessantísssima esta bomba de gasolina, parecia que estávamos no século passado.  Tomamos um cafezinho bem mineiro e seguimos  para São Lourenço.  Parecia um nunca chegar.  Mas, quem se importava?  A viagem estava ótima e tempo não era problema.   

São Lourenço foi uma grande surpresa, o Parque das Águas muito melhor do que se esperava.  
Saindo da Capital, a gente não imagina um lugar tão bonito e bem cuidado neste interior de Brasil. 

A patroa resolveu fazer pose.  
Poxa, não é que ela ficou muito bem na foto, com esse jeitão Hollywoodiano.  

Estes dias de novembro de 1949 ficarão para sempre na nossa memória.  Voltaremos certamente.  Quem sabe poderemos trazer as crianças na próxima vez. 

Fotos: Viagem a São Lourenço, Novembro de 1949 (Acervo pessoal Cariocadorio.  Proibida a reprodução sem autorização prévia.)

Tags: , , , , , , ,

15 Respostas to “Rio – São Lourenço, 1949”

  1. Valéria Says:

    Essas viagens eram uma aventura. Quando criança fui muitas vezes à cidade de meu pai, Patrocínio, no Triângulo Mineiro. Íamos até Uberaba e lá pegávamos um ônibus parecido com esse até Patrocínio.

    Quem é a atriz Hollywoodiana? Adorei o chapéu. Gostaria muito que voltasse a moda. Acho chapéus chiquérrimos.

  2. cid Lavrador Says:

    Um veículo da época sempre dá uma graça especial às fotos, o que também se aplica às pessoas com os trajes antigos. Lembro das bombas de gasolina com esse aspécto. Quanto a estrada para São Lourenço, passei o carnaval de 62 lá e a minhas lembranças incluem ter enjoado muito na volta devido às curvas da estrada.

  3. Alcyone Says:

    Boa tarde, amigos!
    Nunca estive em S.Lourenço. Lá em casa quando íamos à Estação de Águas, mamãe e minhas tias sempre optavam por Cambuquira. Ia sempre reclamando mas acabava gostando.
    A bela senhora com o chapéu, lembra Scarlet O’Hara, no “E o vento levou”.
    Levaram as crianças, na outra vez?

  4. Alcyone Says:

    Meu amigo, eu estou totalmente perdida. Quem é o bonito casal do post de hoje?

  5. sergio martire Says:

    sp-28-03-11
    chassis mack 1940 tipo cabine sobre o motor coe, 93 hp a gasolina
    carroceria grassi 1940/42.

  6. Julio Augusto Rocha Paes Says:

    É sempre emocionante vêr estas fotos, entramos na máquina do tempo e voltamos aos tempos de menino. Nem mesmo conhecendo pessoalmente as pessoas retratadas não ficam menos emocionantes. Quanta saudade! Felicidades a todos que aí estão e posaram de modêlos.

  7. Flora Maria Says:

    Deve ter sido num ônibus desses que viajei pela primeira vez para S.Lourenço em 1951 !

    Desde 1991 que estou morando nessa cidade que fez parte da minha infância e da vida dos meus pais e avós que aqui vinham tratar-se com a famosa água mineral.

    Adorei as 3 postagens sobre S.L. e vou encaminhar para um amigo, saudosista até a raiz dos cabelos, além de escritor e memorialista impressionante. Ele vai adorar !

    Obrigada pela oportunidade de reviver esse tempo tão antigo e comparar com outro mais novo.

    • cariocadorio Says:

      Flora,
      São Lourenço está na história da minha família desta mesma forma. Certamente repetirei a visita porque a cidade me faz um bem enorme. É provável que novos posts sobre São lourenço apareçam. Ainda tenho bom estoque de fotos.
      Obrigado pela visita
      Saudações cariocas

  8. Edegar Rios Lopes Filho Says:

    Sendo colecionador de fotos de ônibus, especialmente antigos, vi esta foto na Internet e fiquei curioso em saber qual empresa fazia esta linha. Será que alguém saberia informar?

Deixe um comentário

