Minha Grande Família

Minha Grande Família

Há um momento em que o ser humano desperta para a vida além do útero materno.  Não falo do momento em que comhecemos a luz mas de quando passamos a ter a coinciência de que existimos.  A partir daí nos lembraremos de tudo. Neste momento e por muito tempo, pois como demora a passar o tempo então, vivemos o primeiro núcleo social dos muitos de nossa existência: a família.

Sorte daqueles que conheceram desde cedo sua família e mais sorte daqueles que, depois de tanto tempo, sentem que foi bom crescer sendo parte de uma família.  E olha que, por melhor que seja, a família é nossa primeira fonte de problemas.  Problemas estes que se renovam e nos acompanham pelo resto da vida.   

Quando comecei a me reconhecer como gente estas pessoas eram a minha grande família.  Exceção feita aos meus avós e tios do lado paterno, nesta foto não falta ninguém do meu primeiro mundo.  Mais tarde outras pessoas viriam fazer parte da minha grande família.

E assim foi por muito tempo.  Em Ibicuí, como nesta foto, na Ilha do Governador, no Grajaú, em Laranjeiras, São Lourenço, São Paulo e em qualquer outro lugar.  Muitos deles já se foram, embora vivam no carinho da minha memória, enquanto outros vieram para continuar por eles.  

Foto: Minha Grande Família (Fevereiro de 1961) – Acervo Cariocadorio, proibida a reprodução sem autorização prévia.

Tags: , , ,

9 Respostas to “Minha Grande Família”

  1. Moacir Says:

    Recordar é viver… Lembro de quase todos nessa foto. Como você colocou no último parágrafo “muitos se foram” e deixam saudades, é bom ver fotos de momentos que eu não vivi mas sempre ouvi muitas histórias. Um abraço.

  2. Lavra Says:

    Grande foto. Concordo que família é uma coisa muito boa. A foto foi pré pelada ou pós pelada? Cadê você? Da varada, a vista deveria ser ótima.

  3. Alcyone Says:

    Por mais que a família dê trabalho e normalmente dá, é a coisa melhor do mundo.
    A minha, foi a família mais engraçada deste planeta, com tipos inesquecíveis. Se eu escrevesse um livro sobre ela, seguramente seria um “best seller”. Me lembro dos mais velhos sempre discutindo por tudo e por nada mas sempre muito amigos uns dos outros.
    Hoje em dia a minha geração está no topo da cadeia e mantemos com os mais novos os vínculos que nos foram passados através dos que já se foram.
    Somos muito unidos e queremos que esta união continue assim através dos tempos.
    A sua família é linda, João Carlos!

  4. Karina Says:

    Querido primo,

    É uma enorme alegria ver esta foto! Fiquei emocionada, com as lágrimas prontas a sair. A família é o núcleo que devemos honrar todos os dias, agradecendo o milagre da vida.

    Obrigada por me dar mais esta emoção de nossa história!

    Bjs saudosos

    Karina

  5. Katia Says:

    Realmente esta fota está demaaaaaais!!!!!!
    Como sinto saudades de Cabo Frio, das pessoas do Rio, que hj. em dia pouco vemos.

    Trago no coração momentos maravilhosos.

    bjos. Até breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: