Derrubamos a Perimetral?

Por que será que é tão importante derrubar a Perimetral?  Será este o maior mal arquitetônico desta cidade?

Perimetral na Praça Mauá

Não creio.  Tampouco posso acreditar que a única motivação em derrubar uma via vital para o deslocamento de milhares de pessoas todos os dias seja a melhoria estética da cidade. Não foi inteligente construí-la mas derrubá-la será uma inaceitável agressão aos cofres públicos.  

No início da semana foi assinado o contrato para a segunda fase do projeto Porto Maravilha que inclui a derrubada do elevado.  Derrubar a Perimetral será, além do desperdício, uma formidável derrota para arquitetos e urbanistas.  Não haveria uma solução que a tornasse menos agressiva ao visual da cidade?  No mínimo há que pensar em alternativas viáveis.  

A matéria de Rogério Daflon na Revista do Globo deste domingo apresenta uma série de arquitetos que defendem a manutenção da Perimetral com idéias criativas.  Seja uma espécie de jardim suspenso como área de lazer, a transformação como linha de trem ou qualquer outra coisa, acho que devemos pensar muito mais antes de derrubá-la.  A proposta de uma concorrência ampla para a escolha da solução é acertada. 

O arquiteto da moda, o valenciano Santiago Calatrava, disse logo que aquilo é horrível e que tem que ser derrubado.  É claro, o cara não mora aqui, não paga impostos aqui e não sabe o que é uma cidade com carência de mais de 200 leitos de UTI, onde as pessoas não conseguem ser atendidas em hospitais ou postos de saúde e onde não tem escola pra todo mundo.  E as escolas que temos são as que colocam o Rio de Janeiro entre os últimos do ranking brasileiro.  

 Na mesma matéria o secretário municipal de urbanismos, o arquiteto Sérgio Dias, diz que a demolição terá custo praticamente zero.  Será que ele realmente acredita nisto?    

O projeto do Porto Maravilha promete fazer jus ao próprio nome.  Mas é preciso cuidado para não ficarmos devendo dinheiro por mais de uma geração.

Este assunto nos preocupa há bastante tempo como pode ser visto clicando aqui.

Foto by Cariocadorio: A Perimetral na Praça Mauá (nov. 2009)

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

13 Respostas to “Derrubamos a Perimetral?”

  1. Gabriel Catarino Says:

    REDESCOBRINDO O RESGATE SOCIAL DA REGIAO PORTUARIA DO RIO.
    ************************************************************

    PRIMEIRA VERDADE:
    A Regiao Portuaria da Cidade do Rio de Janeiro, que abrange os bairros do Centro, Saude, Gamboa e Santo Cristo; (40 mil moradores residentes: Ano de 2008), ficou abandonada por mais de 70 anos seguidos pelos poderes publicos; e a iniciativa privada teve um amplo processo de esvaziamento socio-economico; gerando vetores determinantes de um nefasto, processo de degradacao da regiao e sua ampla estagnacao socio-economica e publica.

    SEGUNDA VERDADE:
    Por razoes de guerras politico-partidarias e vaidades socio-politicas, nossa cidade ficou durante os ultimos 30 anos, sofrendo sem um projeto serio de investimentos publicos, que obtivesse respaldo financeiro e pragmatico de seus governos e apoio da sociedade local; para o fomento e a potencializacao dos recursos fisicos e estruturais da Regiao Portuaria: Bairros do Centro, Saude, Gamboa e Santo Cristo.

    TERCEIRA VERDADE:
    Se faz importante o registro de que havia ja construido um amplo PROJETO DE REVITALIZACAO DA REGIAO PORTUARIA, construido tecnicamente e a nivel de projetos arquitetonicos e estruturais; feito pelo IPP-INSTITUTO PEREIRA PASSOS, SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO e PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, que somente NAO SE REALIZOU POR GUERRAS POLITICO PARTIDARIAS, e um grande vacuo financeiro; pois estas obras custariam o valor de aproximadamente R$ 3.5 bilhoes de reais, somente dos cofres publicos da Prefeitura do Rio, que na epoca da decada de: 90 inviabilizou todo o processo de resgate destas areas urbanas de nossa Cidade do Rio.

    QUARTA VERDADE:
    Porem ressaltamos que…
    DEUS E BRASILEIRO E MORA NO RIO DE JANEIRO….
    Com a integracao participativa dos Governos: FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL, INICIATIVA PRIVADA e investimentos internacionais, agregados aos JOGOS MILITARES DE 2011, OLIMPIADAS e COPA DO MUNDO, a serem realizadas no Brasile no Estado do Rio de Janeiro, hoje no ano de 2010, vivenciamos o MEGA-PROJETO DO PORTO MARAVILHA, que resgate de forma seria, equilibrada, com recursos financeiros fda ordem de: R$ 7.5 BILHOES DE REAIS, ao longo de 2010 ate 2016; um ampla infraestrutura e aportes diversos para o processo de reodernamento urbano, economico, social, turistico e de prestacao de servicos; direcionados a principio aos segmentos de turismo, hotelaria, servicos, comercio e industria de bens de consumo direto.
    Fatores socio-economicos que determinam, a geracao de expressiva MASSA DE NOVOS MORADORES E TRABALHADORES DENTRO DOS BAIRROS DO CENTRO, SAUDE< GAMBOA E SANTO CRISTO.
    Potencializando-se a regiao, criando-se novas moradias e expandindo-se a base residencial e comercial imobiliaria da Regiao Portuaria. PARABENS A PREFEITURA DO RIO…PARABENS AO PREFEITO EDUARDO PAES…PARABENS AO SECRETARIO FELIPE GOES…PARABENS AO GOVERNO ESTADUAL DO RIO….PARABENS AOS INVESTIDORES DIVERSOS…PARABENS AO POVO DA CIDADE DO RIO…

  2. maniacosporfilme Says:

    A derrubada da perimetral é um dos maiores absurdos dentro dos absurdos que estes prefeito que se acham donos da nossa cidade fazem no nosso Rio de Janeiro; construindo a Cidade da Música sem concluir; asfaltando sem asfaltar direito; cobrando taxa de iluminação mantendo a iluminação precária ou queimada; e agora querendo fazer um absurdo destes.

    Você já imaginou ficar engarrafado no buraco do prefeito?

    Ou ter um apagão e o buraco do prefeito ficar sem iluminação e sem ventilação?

    Ou ter um arrastão no buraco do prefeito?

    Ou o Rio de Janeiro ficar inundado e você ficar engarrafado no buraco do prefeito?

    Os defensores do buraco do prefeito que não estejam tendo algum tipo de vantagem deveriam passar pela Praça XV para ver a nojeira que é o buraco do seu antecessor, aquele da Cidade da Música.

  3. Valéria Says:

    Pois é… já está feito, já derrubaram o Mercado Municipal. Não tem volta.
    O elevado já está lá. É feio, mas ninguém pensou nisso antes.

    O que me impressiona é a falta de incentivo no transporte público de qualidade. Na utilização da Baía e da Lagoa para desafogar o trânsito

  4. maniacosporfilme Says:

    e o Palácio Monroe, para a passagem do metrô?

    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=palacio+monroe&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=

  5. maniacosporfilme Says:

    Ontem eu estava vendo na Band aqueles tuneis em São Paulo totalmente inundados e me lembrei do nosso prefeito e da Perimetral.

  6. Pedro Paulo Bastos Says:

    Eu concordo que a Perimetral seja horrorosa e um grande obstáculo à recuperação da Zona Portuária. Melhor se não existisse… mas ela está ali, não podemos nos esquecer. Sem mencionar na importância que ela tem para o tráfego do Centro. Derrubá-la é inconsequência, tanto do lado prático como do financeiro. Derrubá-la é perder a oportunidade de mostrar que somos sustentáveis, além de não darmos espaço aos nossos arquitetos, designers e artistas a chance de recriar um monstro que pode, sim, fazer parte da atração.
    João, gostei muito do seu blog e vim retribuir a visita. Adicionei o Cariocadorio nos meus favoritos no blog. Um abraço!

  7. Ramalhento Says:

    A Perimetral vai para o chão tarde.
    Absurdo foi a construção deste viaduto horrendo.

    Na parte dele na Praça XV é sim a pior construção de toda cidade e no local histórico e cultural mais importante do Rio de Janeiro.

    Li uma vez um idiota escrever que o maior erro era a construção da Avenida Presidente Vargas e que ela não deveria existir. Mas achava a Perimetral útil.
    Fácil de explicar. Morador da Zona Sul só pensa no que lhe interessa. Espero que seu pensamento não seja o mesmo.

    E acho muito pobre e infantil usar o tema Educação e Saúde para ganhar sustentação em qualquer assunto, pois saúde e educação sempre serão mais importantes que tudo e abaixo apenas da família.
    O assunto é arquitetura e benefícios para a cidade. Usar qualquer outro argumento é se apoiar em muletas.

    • cariocadorio Says:

      Não há dúvida que seria melhor que a perimetral não estivesse lá. Mas em uma cidade pobre e sem um mínimo de infra-estrutura, derrubá-la é um absurdo.
      O problema não é de arquitetura e sim de administração. Benefícios para a cidade concorrem entre si pelos mesmos recursos. É uma questão de definir o que é mais importante para a população.

  8. Adilson rezende Says:

    O trecho mais agradável de quando se sai da Avenida Brasil para chegar ao Centro é quando subo a Perimetral. Ali se tem uma vista do Rio a qual não podemos desfrutar da Avenida Rodrigues Alves, cercada daqueles prédios horrorosos. Ao longo da Perimetral vemos o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Ponte Rio-Niterói, mosteiro de São Bento, Candelária, Ilha Fiscal, Ilha das Cobras, Praça XV e outras paisagens do Rio, além, é claro, da Baía de Guanabara.

    Quando amigos de outros estados vêm ao Rio faço questão de passar pela Perimetral para que tenham uma boa referência visual da cidade. Para mim ela é um ponto turístico, mas é como uma mulher mal-vestida, que infelizmente não leva a grife Niemeyer.

    Creio que o dinheiro seria mais bem gasto remodelando-a, tornando-a mais bonita, quase uma Golden Gate. Quando grandes transatlânticos atracam no porto do Rio, é da periometral que podemos melhor admirá-los.

    Acho um contrassenso afirmar que o viaduto da perimetral esconde prédios históricos, quando ele muito mais os revela. Visto das ruas, estes mesmos prédios vivem sufocados por novas edificações e árvores. Obviamente não iremos ou devemos derrubá-los.

    Em reportagem recente do jornal O Globo, foi feita uma simulação de como ficaria a paisagem sem este viaduto, mas o interessante é que a mesma mostrava ilustração vista justamente de um ângulo de cima da perimetral; uma outra mostrava a vista da cidade com um ângulo de visada a partir do mar, como se a maioria da população pudesse ter aquele ponto de visada.

    Aqueles que defendem esta derrubada possivelmente não utilizam este acesso no dia-a-dia e não sabem como é muito mais agradável estar engarrafado ali em cima, com uma paisagem exuberante para amenizas o estresse, do que estar no lado de baixo, e pior ainda será estar engarrafado dentro de um extenso e sufocante túnel – outro Rebouças? Ninguém merece.

    Mas alguém precisa faturar com isso. Licitações serão feitas, mas no fim das contas o custo da obra será muito maior do que o inicialmente estipulado, devido a um desvio aqui, um superfaturamento ali… Enquanto isso, o pequeno Hospital Escola São Francisco de Assis, por exemplo, na Av. Presidente Vargas, quase colado à prefeitura, está abandonado, caindo aos pedaços, todo pichado.

  9. Gabriel Catarino Says:

    Prezados Amigos e Leitores…

    O PROJETO PORTO MARAVILHA e um grande momento historico social de resgate da cidadania, em especial com os moradores e comerciantes dos bairros do Centro Historico Parte, Saude, Gamboa, Santo Cristo e Caju.

    Hoje neste mes de junho de 2012, segundo o CENSO IBGE existem 48 mil moradores dentro desta regiao portuaria, e os bairros da Saude, Gamboa e Santo Cristo, sao fieis depositarios de aproximadamente 40 acervos arquitetonicos, artisticos e culturais datados do Brasil-Colonial-Escravocrata e Brasil-Pre-Industrial.

    Estes bairros precisam urgentemente destes investimentos em obras, restauros, novos empreendimentos comerciais e imobiliarios, e o PROJETO PORTO MARAVILHA apresenta esta oportunidade socio-economica de reescrevermos o futuro e a qualidade de vida de milhares de moradores destas regioes.

    Sao oras de calcamento, drenagem de aguas e esgotos dee grande porte, iluminacao de ruas e avenidas, reformas de pracas, restauros de acervos culturais, e investimentos diretos para melhoria da qualidade de vida socio-economica da regiao.

    A Sociedade Civil que desejar interar-se de verdade do que o PROJETO PORTO MARAVILHA, BASTA ENTRAR NO SITE: http://www.portomaravilha.com.br ; neste SITE encontraremos as leis, programas, projetos intervencoes urbanas e toda a fundamentacao legal e descritiva do PORTO MARAVILHA.

    Gabriel Catarino.
    MORADOR DO BAIRRO DA SAUDE/GAMBOA a 43 anos.

  10. Gabriel Catarino Says:

    PREZADOS AMIGOS LEIA A VERDADE:
    http://www.portomaravilha.com.br ou http://www.concessionariaportonovosa.com

    DESTE MODO TODOS SABERAO QUE O PROJETO PORTO MARAVILHA E UM GRANDE RESGATE SOCIAL DA REGIAO PORTUARIA.

  11. miramar a, santos Says:

    eu fico bobo como um cara como este pode ser prefeito do rio
    ele so sabe destruir ,esta destruindo o rio
    da ater nojo ver o k este cara faz

  12. Tchau, Tchau, Perimetral | Cariocadorio's Blog Says:

    […] do fim  da Perimetral.  Desde 2009 me manifesto contra a derrubada da Perimetral (clique aqui e aqui). Cheguei a criar um VLT  na Perimetral (clique aqui) que, aliás, ainda acho que seria muito […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: