Lagoa Rodrigo de Freitas

Árvore de Natal da Lagoa, 2010

A árvore de Natal da Lagoa é a grande atração das festas de fim de ano no Rio de Janeiro.  Decorada com capricho pelo competente Abel Gomes, atrai gente de todas as partes da cidade e de fora também, mudando a fisionomia da Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal pouco explorado da Cidade. 


Durante o ano todo, entretanto, a Lagoa é uma das melhores áreas de lazer do Rio de Janeiro.  A ciclovia de 7500 m, um pouco apertada é verdade, permite caminhar em todo o seu perímetro desfrutando de vários parques e cenários belíssimos oferecidos pela natureza privilegiada da Cidade.  

Localizada entre a montanha e o mar, da Lagoa se pode observar o Corcovado, o Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e a grande massa verde das florestas tropicais do Rio de Janeiro.   O olhar mais atento nos leva a conhecer uma enorme variedade de plantas e aves.

Mesmo para aqueles mais acostumados com o visual da Lagoa, a saída do túnel Rebouças em um dia de sol dá a real dimensão da enorme beleza da região.  

Por outro lado, há também a vista da favela da Rocinha, que cresceu para os lados da Gávea, o tráfego difícil, a poluição  e outras mazelas causadas pelo homem que teima em estragar o belo.  

Como quase tudo no Rio, a Lagoa sofre com a desordem e a falta de manutenção em seus equipamentos urbanos, quiosques, parques e tudo mais. 

Remo na Lagoa

Felizmente a natureza é mais forte que a nossa incompetência política e administrativa.  Apesar do descuido a Lagoa Rodrigo de Freitas segue sendo uma ótima área de lazer que merece ser visitada mesmo para os que moram mais longe.   

Apesar da morosidade das ações do governo, esta é uma das melhores regiões do Rio.  Para aqueles que moram em seu entorno, não há como negar ser um privilégio.  Já não mais acontecem as terríveis mortandades de peixe que empestiavam a Lagoa de tempos em tempos. 
Quem sabe o projeto patrocinado pelo empresário Eike “Midas” Batista não acabará de vez com a poluição das suas águas transformando os esportes aquáticos em atração ainda mais frequentada. 

E que o Rio de Janeiro ganhe mais áreas de lazer como a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Quinta da Boa Vista e o Parque do Flamengo.
  

Dois Irmãos e Pedra da Gávea

Fotos by Cariocadorio: Árvore de Natal da Lagoa, 2010; A avenida Epitácio Pessoa; O Cristo e a Lagoa; Remo na Lagoa (2009); Aves da Lagoa; Dois Irmãos e Pedra da Gavea.

Anúncios

Tags: , , , , ,

7 Respostas to “Lagoa Rodrigo de Freitas”

  1. Valéria Says:

    Reforço um comentário do post passado. Suas fotos estão ótimas. O texto primoroso como sempre.

    Mais uma vez, desejo Feliz Natal e Ano Novo com muita saúde e muitas postagens para mexer com o coração, a imaginação e lembranças boas

  2. maniacosporfilme Says:

    A Lagoa também serve para sujar as Praias de Ipanema e do Leblon, além de dar emprego permanente ao operador de guindaste e do seu dono que o aluga para a Prefeitura, para ficar removendo a areia da praia no Jardim de Alah.

    Quando tem chuva forte, geralmente junto a enxurrada vem várias ratazanas mortas para ornamentar a areia das praias, juntamente com muita sujeira.

  3. Alvaro Botelho Says:

    João Carlos,
    As belas fotos e o texto sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas deixam claro que, no que depende da natureza vai tudo bem mas, naquilo que depende do “bicho homem” vamos de mal a pior. Passei por lá ontem, bela paisagem com um trânsito terrível que no seu para e anda, consome combustível e aumenta a poluição e o pior, nos consome também, pois logo estamos nos penitenciando com a frase: “O que foi que eu vim fazer aqui?”

  4. Alvaro Botelho Says:

    João Carlos,
    Feliz Natal para você, família e todos os frequentadores do Blog

  5. Ricardo Galeno Says:

    Desejo meus votos de Feliz Natal !!!
    Que Deus abençoe todos!
    Muita luz, paz, amor com a presença do menino Jesus!

  6. Aventoe Says:

    Ótimas fotos, Carioca, parabéns!

  7. Pedro Paulo Bastos Says:

    A Lagoa é um dos meus lugares favoritos no Rio por se assemelhar a um grande parque a céu aberto. Mesmo assim, sinto falta de parques de verdade. Parques de qualidade, públicos. A Quinta da Boa Vista precisa ser melhorada, assim como o Guinle, Recanto do Trovador, Jardim do Méier, Passeio Público, Campo de Santana…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: