Palácio Guanabara, em obras

Palácio Guanabara em obras

O Palácio Guanabarra é reconhecido pela beleza de sua arquitetura e pela harmonia com o belo cenário em seu entorno.  

Rua Paissandu

Rua Paissandu

Outro dia chamou-me a  atenção a reforma do palácio e suas novas cores.  Achei estranho, nunca havia visto o palácio vestido de ocre.  Busquei fotos antigas e todas mostravam tonalidades de bege e branco (como se ve na foto abaixo). 

Uma reportagem da Veja afirma que o tal ocre é a cor original. Por que será que foram descobrir esta cor “original”? Não faz muito tempo pintaram de forma parecida a Igreja da Imaculada Conceição na Praia de Botafogo e a casa de saúde São José.  Será que eram originais também? 

Minha impressão é que se trata da cor da moda para os arquitetos.

O Palácio Guanabara sofreu várias reformas desde a sua construção. Há pelo menos 50 anos tem cores claras.  A cor escolhida escurece e enfeia o Palácio.  Há muito espaço para criatividade mas esta seria uma ótima oportunidade para não mexer em time que está ganhando.  

Em cores claras

Breve hitórico do Palácio Guanabara (fonte Wickpedia):
O Palácio Guanabara foi construído em meados do século XIX pelo comerciante  português José Machado Coelho para ser sua residência. Em 1865 foi reformado para ser a residência da princesa Isabel e do conde d’Eu. Em 1947, tornou-se gabinete da Prefeitura do Distrito Federal. Em 1960, transferido para o então Estado da Guanabara, passou a ser sede administrativa do Governo do Estado. Finalmente, em 1975, com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, passou a sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Fotos: Palácio GB em obras, by Cariocadorio (Março, 2011); Palácio GB e Rua Paissundu, by Peter von Fuss (circa 1940) fonte site João do Rio; Palácio Guanabara em cores claras, da Wickpedia.

Anúncios

Tags: , , ,

7 Respostas to “Palácio Guanabara, em obras”

  1. maniacosporfilme Says:

    Fiz uma pesquisa na Internet e não encontrei nenhum registro histórico sobre a cor do Palácio Guanabara. A Veja cita, mas não dá a origem da informação.

    Antes de “cor da moda para os arquitetos”, isto parece mais coisa de jabá de fabricante de tintas…

  2. Valéria Says:

    Essa cor deve estra em promoção. Queria saber qual “fonte” foi pesquisada. Lembro de ter visto uma foto no FRA do Palácio antes da reforma qua acrescentou as duas torres. Também era claro. Essa cor não era usada no século XIX

  3. Louise Says:

    Querido Carioca,
    Sabes que trabalho naquele hospital construído no século retrasado, localizado na Av. Presiente Vargas. Pois então, o dito cujo é tombado pelo IPHAN o que, até agora, só tem trazido dificuldades para a sua recuperação, uma vez que qualquer obra tem necessariamente que corresponder às características da construção original.
    Recentemente conseguimos um recurso do BNDES que será usado no restauro da parte da frente do prédio. Sabes qual é a cor original ? Um vermelho-alaranjado SUPER forte. Vamos ficar com cara de corpo de bombeiro. RSRSRSRSRSRS
    Beijo.

  4. cariocadorio Says:

    Acho que a fonte pesquisada é de muito mal gosto. No caso do hospital, acho melhor ficar de qualquer cor desde que reformado logo. Do contrário vai acabar no chão. É triste deixarem as coisas chegarem a este ponto.

  5. Salete Says:

    Os arquitetos do patrimonio histórico são completamente malucos e prepotentes.
    Sismam que restauração significa uma unica cor lá da cabeça deles, se esquecendo que ao longo do tempo muitas cores e modificações foram feitas e que isso permite uma boa maleabilidade.
    Uso como exemplo a controversa pirâmide do Louvre que é criticada por muitos e adorada por outros e que ja se tornou parte da história do prédio do museu.
    Tambem odiei esse tom ocre escuro assim como não gosto do amarelinho coco de nenen com diarreia que querem que eu pinte a minha casa que tb é tombada pelo patrimonio.

  6. Porto Maravilha, seguem as obras « Cariocadorio's Blog Says:

    […] Cariocadorio's Blog Sobre o Rio e outros assuntos « Palácio Guanabara, em obras […]

  7. Turú da Silva Says:

    O problema do Palácio Guanabara é o vizinho, que tem uma bandeira parecendo o arco-íris. Ainda bem que estou longe do solo natal e não posso ser enquandrado como politicamente incorreto, ou em português casto, por fazer piada com a viadagem alheia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: