Túnel do Pasmado em dois tempos

Estas fotos são de cartões postais da Editora Melhoramentos mostrando o túnel do Pasmado em 2002 e na década de 50.

O Túnel do Pasmado foi construído no final da década de 40 e inaugurado em 1952. 

Na foto da década de 50 pode-se observar a favela do Pasmado que foi removida em 1962.  Em seu lugar existe hoje o Mirante do Pasmado que oferece um belo visual da Enseada de Botafogo.
Ainda na mesma foto, vê-se a estreita guia central que separa  as pistas do túnel que não era utilizada para separar o tráfego em dois sentidos.  O tráfego era todo no sentido Copacabana como se pode observar no excelente vídeo da inauguração (clique aqui).

Já há algum tempo, de 7:00 às 10:00 da manhã dos dias úteis, a mão fica invertida nas duas pistas da direita, mesmo sem a guia central original que foi retirada faz tempo. Embora o efeito seja positivo para aliviar o tráfego que vem de Copacabana e Botafogo para o Aterro do Flamengo, este recurso provoca inúmeros acidentes, alguns bastante graves.

A comparação entre os veículos nestes cinquenta anos que separam as fotos também é interessante.

Uma das imagens mais curiosas deste túnel vem de uma sequência de helicóptero do filme  Roberto Carlos em ritmo de aventura, quando o herói voa por dentro do túnel. Veja clicando aqui e aproveite para curtir um pouco mais do Rio de Janeiro de 1967, ao som de Namoradinha de um amigo meu.
Os mais jovens aprenderão que já havia vida no Rio de Janeiro antes da existência do Shopping Rio Sul.

Fotos: Túnel do Pasmado, 2002 (by Odervan Santiago) e Túnel do Pasmado, década de 50.

Anúncios

Tags: , , , ,

7 Respostas to “Túnel do Pasmado em dois tempos”

  1. Valéria Says:

    Sempre achei esse túnel muito bonito. Lembro que via um oratório no alto, não sei se ainda existe. Essa cena do Roberto Carlos é inesquecível. Vi certa vez que não havia margem para erro. O piloto foi espetacular

  2. Luiz D´ Says:

    Ficou muito melhor sem a favela. A mão-dupla é um perigo, sem dúvida alguma.

  3. Valéria Says:

    Passei só para te dar mais uma notícia triste de abandono. Não precis ir tão longe. Em Campos do Jordão é enorme a quantidade de cães de raça, que se pagou uma grana, vagando esfomeados pelas ruas. Fui testemunha dessas cenas.

  4. Turú da Silva Says:

    E mais uma vez o nosso amigo Cariocadorio esconde os fatos, quando é do seu interêsse. Qual é o nome do grande (na verdade enorme) time de futebol carioca que glorificou o Túnel do Pasmado com a sua presença alí pertinho na Rua General Severiano? Não foi o Fluminense, time de cara-pálida, mas se tivesse sido o nosso amigo não esconderia o fato. O incêndio da favela do Pasmado também foi omitido, visto que o tal Cariocadorio é fã da Sandra Cavalcanti, incendiária facista e deputada nas horas vagas. Te emenda, chará!!!!!

    • cariocadorio Says:

      Prezado Turú,
      Parece que seu afastamento da cidade maravilhosa está lhe causando séria perda de memória.
      Veja bem 1: a favela que pegou fogo foi outra, não a do Pasmado.
      Veja bem 2: tudo bem que eu não falei do clube da Gen. Severiano o que, embora não coubesse no contexto, pode tê-lo magoado. Agora, dizer que se fosse o das Laranjeiras eu teria mencionado é equívoco grave da sua parte, uma vez que este seu amigo é conhecidamente torcedor de outro time carioca que certamente também não é o da Colina.
      Será a idade?????

  5. Carlos Eduardo G. Says:

    Boa tarde Cariocadorio, gostaria de entrar em contato, para falar sobre um fotografia, teria um e-mail para contato? Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: