Rio de Janeiro, 1970

Praia Vermelha

Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 1970

 Querida Madrinha Ana,

Semana passada o Papai pegou o carro novo, que ele comprou de um moço lá do prédio, e nos levou para passear pelo Rio de Janeiro. O dia não estava bonito mas mesmo assim deu pra ver como a cidade é moderna.

Praia de ipanema

Primeiro fomos na Praia Vermelha, de onde se pega o bondinho para o Pão de Açúcar.  Como tinha muitas nuvens a gente não subiu lá.  Uma pena mas fica para a próxima vez.  

A praia de Copacabana é muito legal mas Ipanema parece mais chique.  São praias enormes, muito maiores que as do Guarujá.  É engraçado como aqui no Rio de janeiro todo mundo estaciona o carro em cima da calçada. 

Almoçamos em São Conrado, churrasquinho com batata frita no restaurante Bar Bem.  Mas antes desci num escorrega enorme que chamam de tobogã.  Depois fomos pra Barra da Tijuca. 

Tobogã em São Conrado

Papai parou no Joá e lá de cima deu pra ver uma estrada de dois andares que eles estão construindo junto do mar. Eu só não entendi porque lá na Barra tem uma praia enorme, maior ainda do que Copacabana, mas tirando uma cidadezinha no início, é tudo muito deserto.  Não sei pra que uma estrada de dois andares.

Estrada de dois andares do Joá

Eu sinto saudades da casa do Ibirapuera mas acho que eu vou gostar de morar aqui.  Não se preocupe que eu logo vou visitar a senhora aí em Jundiaí.  Manda um beijo pra Cidinha e vê se qualquer dia desses vem aqui me visitar.  Mamãe falou que o apartamento tem um quarto só pra quem vier passar o fim de semana.

Beijos
Vitorinha 

PS.  Seguem as fotos que a gente tirou no passeio

Transcrição da carta da menina Vitorinha à sua madrinha Ana.
Fotos: arquivo pessoal Cariocadorio (Setembro de 1970).  Proibida a reprodução sem autorização prévia.

Tags: , , , ,

6 Respostas to “Rio de Janeiro, 1970”

  1. Ricardo Galeno Says:

    Fico imaginando como deve ter marcado o passeio!

  2. Turú da Silva Says:

    Grande carta! Melhor que essa só a do Pero Vaz de Caminha, e isso sem levar em conta as fotos, pois no caso de edição ilustrada a carta do Perinho perde de goleada.

  3. Alvaro Botelho Says:

    Fiquei pensando qual seria o teor dessa carta hoje!!
    Seria mais ou menos assim:

    ” Mãe, o carro novo que o pai comprou do vizinho enguiçou, o vizinho enganou ele dizendo que o carrro estava bom. Perdemos um bom tempo!
    Quando saimos estava tudo engarrafado, e uns meninos assaltaram o carro na nossa frente…” A praia não deu para ir não, não tinha lugar de tanta gente e ainda disseram que a água estava poluída…. buááá

  4. Baby Says:

    Concordo com o “Turú” Genial esta carta!

  5. Luiz D´ Says:

    Muito bom.

Deixe um comentário