VLT elevado na Perimetral

A prefeitura do Rio de Janeiro  anunciou que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), inicialmente projetado para a superfície da Av. Rodrigues Alves, deslizará sobre a pista elevada da atual Perimetral.

Carro de VLT em exposição

O Prefeito declarou não se conformar em derrubar a Perimetral. “ A Perimetral jamais deveria ter sido construída mas simplesmente derrubar uma via elevada pronta seria um desperdício inaceitável”. 

A utilização da estrutura da perimetral para abrigar o leito do VLT permitirá o melhor aproveitamento da avenidas.  A largura de pouco mais de seis metros necessária para este modal permitirá a drástica redução do atual platô da via para automóveis.  Assim, a tão criticada obstrução que a via representa entre a cidade e o mar será praticamente eliminada. 

Segundo a arquiteta espanhola Arantcha Berastategui, contratada pela Prefeitura para o projeto,  “o tratamento paisagístico dado ao elevado da Perimetral integrará a estrutura à cidade de forma a permitir uma transição harmônica  entre o meio físico do tecido urbano e a fuidez das águas da baia de Guanabara”.

O VLT elevado na Perimetral, além de dar um ar futurístico ao Rio de Janeiro, promete ser mais uma atração turística na Cidade.  Desde o alto da Perimetral, os passageiros  terão uma visão privilegiada da baía de Guanabara e do Centro histórico do Rio de Janeiro. 

Ligação entre Aeroportos do Rio de Janeiro com VLT

O sistema ligará os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont.  Os veículos trafegarão a uma velocidade média de 56 Km/h. O percurso de 17,7 Km prevê, além dos 2 terminais nos aeroportos, mais 6 estações: Praça XV, Praça Mauá, Terminal de cruzeiros do Porto Maravilha, Francisco Bicalho (com saídas para a atual rodoviária e para o INTO) e mais duas estações na Ilha do Fundão, Cidade Universitária e CENPES. O sistema da Perimetral será integrado com os demais VLT do Centro,com a estação das barcas e com o BRT Transcarioca.

Nota 1:  este artigo é apenas um factóide lançado por este blog, inconformado com os gastos com a derrubada da Perimetral.  Mas bem que poderia ser verdadeiro pelo bem do Rio de Janeiro. 
Nota 2: qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais terá sido mera coincidência.

Ilustrações: Carro de VLT (obtida na internet); trajeto entre aeroportos do Rio (Google mapas)

Anúncios

Tags: , , , , ,

15 Respostas to “VLT elevado na Perimetral”

  1. maniacosporfilme Says:

    Candidate-se a prefeito que eu voto em você (rs).

  2. Anna Paula Says:

    Excelente idéia! Concordo com o Maníacoporfilmes… também votaria em você 🙂

  3. Ricardo Galeno Says:

    Crente que era verdade!
    Comecei a ler e fiquei todo satisfeito!
    Pensei: ” Ainda bem que esse retardado mudou de ideia!”
    Foi um grande balde (ou melhor, uma cisterma) de água fria quando cheguei ao fim! rsr

  4. Baby Says:

    Puxa, pq vc não publica isso num jornal?

  5. Alvaro Botelho Says:

    Já estava acreditando em Papai Noel…!!!

  6. Richard Says:

    Todos os comentários foram perfeitos, mas tente fazer o que Baby sugeriu.

  7. Luiz Carlos da Colina Says:

    Ja estava achando o maximo andar de VLT naquela altura.
    Será que o Eduardo Paes não le esse blog?

  8. PT Says:

    Achei que fosse transmitir novidades interessantissimas pros cariocas isolados do rio de janeiro…
    Tambem acho que tinha que ir pro jornal!

    PT

  9. FLÁVIO GOMES FERREIRA Says:

    ESPETACULAR! E NÃO CUSTARIA O ABSURDO DA DEMOLIÇÃO DO ELEVADO DA PERIMETRAL.

    CONTE COMIGO.

    SOU CONTRA A DEMOLIÇÃO E A FAVOR DO VLT.

  10. Miguel Elias Says:

    Estranho…ouvi na rádio que esse projeto realmente iria existir… Vou procurar mais a respeito !

  11. Marcio Says:

    Será que a Perimetral precisa cair ????

    Pois é.
    Todos os dias vemos nos jornais a noticia que a prefeitura pretende derrubar o Viaduto da Perimetral pois o considera um trambolhão e com isso vai “revitalizar a área”. Realmente aquele viaduto é um trambolhão que tem a função de ligar a Zona Norte ao Centro/Zona Sul. Por dia passam por ali milhões de carros e se conseguirem realmente darem outra opção para tantos carros, aquele trambolhão que custou tanto dinheiro aos contribuintes não teria mais função.
    Pronto. Chegamos na conclusão que a prefeitura chegou, mas será que derrubar aquela imensa estrutura é o melhor para a cidade ?

    Acho que não. Algumas grandes cidades do mundo já passaram por problemas parecidos e pensaram o que fazer de seus trambolhos. Algumas tiveram boas idéias e aproveitaram as estruturas para melhorar as opções de lazer de seus moradores. ( vejam esse exemplo de Nova York http://www.thehighline.org ).

    Será que a Perimetral precisa ser derrubada ? Não seria melhor instalar naquele local uma bela ciclovia ligando a Zona Norte ao Centro/Zona Sul dentro de um belissimo parque cheio de árvores e jardins onde os moradores dessa cidade poderiam passear e parar nos diversos quiosques ?

    A Perimetral de hoje realmente é um trambolhão, mas se transformada em um parque mudaria completamente o panorama da região.

    A prefeitura quando imaginou as mudanças de revitalização as imaginou sem o viaduto. Claro. O trambolhão realmente atrapalha, mas será que se ele fosse um lindo parque atrapalharia também ???

    Alo prefeito. Temos opções. Derrubar não é a única…

    Vejam mais sobre os “jardins suspensos” de Nova York :
    http://nyfeniman.blogspot.com.br/2011/07/parques-bibliotecas-e-jardins-suspensos.html
    http://oglobo.globo.com/boa-viagem/novo-trecho-do-parque-suspenso-high-line-inaugurado-em-nova-york-2877659
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2011/10/111007_ny_manhattan_rc.shtml

    Pesquisem sobre a High Line em Nova York
    Pesquisem sobre a Promenade Plantée em Paris

    Márcio

  12. Fernando Bouças Says:

    Pensei que estaria acreditando também em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, na Xuxa e no Eduardo Paes

  13. Nilton Vasconcellos Pereira Says:

    A Perimetral já foi tarde, mau planejada, e no meio do caminho do carioca. Quem não gostou de sua queda que rezem uma missa de sétimo dia em sua intensão…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: