De São Lourenço a Soledade de Minas

O trem  de São Lourenço a Soledade de Minas

O trem de São Lourenço a Soledade de Minas

O sul de Minas Gerais é uma região que me exerce um certo fascínio. Há algo de místico em cidades como São Lourenço, Caxambu e mesmo na Pouso Alto do hotel Serra Verde ou na pequena Pedralva da minha amiga Ana Maria. 

Na estação de São Lourenço

Na estação de São Lourenço

Talvez seja alguma coisa que me leve aos primeiros passos fora do Rio.  A começar pela lenta e inesquecível subida da serra no ônibus Mercedes da EVANIL nos idos de 64 e nas muitas porém espaçadas vezes que estive por ali, sempre com boas recordações. 

Procuro me manter afastado de possíveis interpretações de misticismos que envolvem a região.  Tampouco me permitirei escrever que há uma energia diferente e muito boa por ali. Até porque eu também não acredito em bruxas. 

Em Soledade de Minas

Em Soledade de Minas

Da última vez fizemos o passeio turístico de trem de São Lourenço a Soledade de Minas onde pouco pudemos ver além do pequeníssimo museu ferroviário que pouco tinha a mostrar. A grande atração era mesmo o próprio trem, que espero possa se manter por muitos anos como mais uma atração de São Lourenço.

Estranho que nas descrições das gerações anteriores nunca ouvi falar deste trem de São Lourenço nem encontrei fotos a respeito. Exceto pelo trenzinho auxiliar dentro do parque das águas onde aparecem vovó e tia Wanda em 1948. 

Trenzinho no Parque das Águas.

Fotos by Cariocadorio, julho de 2010 e o Trenzinho no Parque das Águas (1948) – acervo Cariocadorio, proibida a reprodução sem autorização prévia.

Anúncios

Tags: , , , , ,

8 Respostas to “De São Lourenço a Soledade de Minas”

  1. Salete Bernardi Says:

    Papai costumava nos levar para passar o Carnaval em São Lourenço quando eu era bem pequena. Ia a família toda, primos tios, e ficávamos hospedados na fazenda Ramon que tinha uma grande mesa redonda com um centro que rodava e eu achava o máximo. Eles fabricavam o doce de leite cujo sabor me acompanha até hoje e era servido em pequenos copinhos de papel com uma colherzinha de madeira. Já voltei à São Lourenço algumas vezes depois mas nunca ouvi falar desse trem… Muito legal. Beijuuss saudosos.

  2. fernando Says:

    Pacheco, na condição de idoso, na minha infância até os anos 50, minha família invariavelmente ia até Lambari de trem. Passávamos as Férias do pai que era no mes de fevereiro. Saíamos por volta das 08:00h e seguíamos pela Central do Brasil até Cruzeiro. Aí fazíamos a baldeação para a Rede Mineira de Viação e seguíamos serra acima, numa composição com duas locomotivas a carvão. Uma tracionava e a outra no final da composição fazia o acerto desta para evitar descarrilamento. Chegávamos em Lambari entre 18:00 e 20:00h e tinha uma parada em Passa Quatro antes de passar por itamonte. A variação era em funçaõ de atrazos duas duas ferrovias.

  3. Turú da Silva Says:

    Caxambú … tinha um negócio de “du matu” e um que era um casal. De resto, bicho, muita água.

  4. Alvaro Says:

    Estive em São Lourenço, faz algum tempo e andei nesse trem até Soledade de Minas. O caminho do trem vai margeando o Rio Verde e a cabeça da gente faz uma viagem no tempo…imaginando como eram demorados os deslocamentos de uma cidade para outra!! O que me deixou triste foi o retrato que se vê em todo lugar que se vai, assédio, mendicância…

  5. moveis de escritorio - Prodis Says:

    Um belo resgate histórico.

  6. Patricia Mancini Says:

    Adoramos a história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: