A primeira visita da minha família à paradisíaca cidade do sul de Minas, São Lourenço, data de 1948. Graças às lentes da câmera do vovô Abel, temos um interessante registro fotográfico. Destacavam-se a igreja e o belíssimo parque das águas, o grande catalizador do desenvolvimento da região.
Desde o início do século XIX se tem notícia das nascentes de águas minerais da região. O início da comercialização data de 1890. Somente bem mais tarde, em 1927, foi criado o município de São Lourenço. Quando da construção do balneário, em 1935, o parque começou a tomar a configuração atual. Passaram-se apenas 13 anos, portanto, até que estas imagens fossem captadas. Já havia pedalinhos no lago, a igreja, muitos hotéis para os turistas mas ainda estávamos longe da cidade grande que se tornou São Lourenço.
Já naquela época, porém, os arranha-céus, ícones da modernidade, começavam a interferir na paisagem quase rural da cidade. Atualmente, a cidade sofre do mesmo mal que tantas outras, com edifícios obstruindo o horizonte e adensando as ruas. Mas São Lourenço continua sendo um ótimo lugar para se visitar e, segundo relatos dos moradores, para se viver também.
Fotos by Abel Lourenço dos Santos; São Lourenço, 1948. (acervo pessoal Cariocadorio, proibida a reprodução sem autorização prévia).
Fonte de informações históricas, site do Parque da Águas (clique aqui)
Posts Cariocadorio com mais fotos de São Lourenço (clique aqui)
Tags: 1948, família, Fotos Antigas, Parque das Águas, São Lourenço, Viagens
29 de dezembro de 2012 às 11:23 |
❤
2 de janeiro de 2013 às 12:49 |
nos sãolourenianos temos um pedaço do umbigo enterrado nas ruas do flamengo, catete, largo do machado e nas cercanias da praça saens pena. tb., posso ver, tem carioca com um pedaço do umbigo enterrado na margem do lago, na sombra da vichy, na porta do cine Oden. parabens,. adorei seu blog.
2 de janeiro de 2013 às 15:34 |
Obrigado pela visita Arthur.
São Lourenço está no coração. De vez em quando apareço por aí e nunca me deceppciono.
Saudações cariocas
29 de abril de 2013 às 09:05 |
Bom dia meu amigo! Estive no Hotel Brasil em 1963. Provavelmente não mudou nada. Ainda bem, porque não gosto de mudanças. Obrigado pela sua visita no fotolog.