VLT na Perimetral, a solução para Rio

A prefeitura do Rio de Janeiro guarda a sete chaves um anúncio bombástico para o início de novembro.  Em meio às críticas sobre as consequencias no trânsito do Centro, a Prefeitura anunciará que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deslizará sobre a pista da atual Perimetral.  O elevado não será derrubado, como até então previsto, mas modificado para acomodar este novo modal. O efeito arquitetônico desta mudança trará os resultados esperados para a integração da região portuária.

Carro de VLT em exposição

Em reunião fechada presenciada por uma fonte que não quer ser identificada, o Prefeito declarou estar atento às vozes das ruas.
“A Perimetral jamais deveria ter sido construída mas simplesmente derrubar uma via elevada pronta seria realmente um desperdício”. 

A utilização da estrutura da perimetral para abrigar o leito do VLT permitirá o melhor aproveitamento da avenida.  A largura de pouco mais de seis metros necessária para este modal permitirá a drástica redução do atual platô da via para automóveis.  Assim, a tão criticada obstrução entre a cidade e o mar será praticamente eliminada. 

A renomada arquiteta espanhola Arantcha Berastategui, contratada pela Prefeitura para o projeto, declarou que o tratamento paisagístico dado ao elevado da Perimetral integrará sua estrutura à cidade de forma a permitir uma transição harmônica  entre o meio físico do tecido urbano e a fuidez das águas da baia de Guanabara”.

O VLT elevado na Perimetral, além de dar um ar futurístico ao Rio de Janeiro, promete ser mais uma atração turística na Cidade.  Desde o alto da Perimetral, os passageiros  terão uma visão privilegiada da baía de Guanabara e do Centro histórico do Rio de Janeiro. 

Ligação entre Aeroportos do Rio de Janeiro com VLT

O sistema ligará os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont.  Os veículos trafegarão a uma velocidade média de 56 Km/h. O percurso de 17,7 Km prevê, além dos 2 terminais nos aeroportos, mais 6 estações: Praça XV, Praça Mauá, Terminal de cruzeiros do Porto Maravilha, Francisco Bicalho (com saídas para a atual rodoviária e para o INTO) e mais duas estações na Ilha do Fundão, Cidade Universitária e CENPES. O sistema da Perimetral será integrado com os demais VLTs do Centro, com a estação das barcas e com o BRT Transcarioca.

Ilustrações: Carro de VLT (obtida na internet); Perimetral – trajeto entre aeroportos do Rio (Google mapas)

Será isto um factóide…? 

 

Anúncios

Tags: , , , , ,

15 Respostas to “VLT na Perimetral, a solução para Rio”

  1. rodolfo ferreira Says:

    Esse post é verdadeiro, existiu essa “conversa” existe essa “fonte”, pois mais abaixo é tido como um factoide

  2. Gustavo Lemos Says:

    Vamos aguardar. torço mesmo para que isso aconteça.

  3. Ricardo Galeno Says:

    Nesse país acredito que seja mais um factoide.

  4. Geimar de Castro Leite Says:

    Se for um “factóide”, vamos torná-lo verdadeiro, pois, achei a ideia simplesmente genial! Acho que merece um estudo, em caráter de urgência, pois, com a estrutura sólida que tem a via Perimetral considero, um desperdício do dinheiro público derrubá-lo,

  5. weberfigueiredo Says:

    Vamos ajudar o prefeito Eduardo Paes. Ele sabe que a derrubada da Perimetral vai lhe trazer lágrimas incontáveis. Há 40 anos, quando a Perimetral estava sendo construída, nós ficávamos parados por mais de duas horas em engarrafamentos na av. Brasil e adjacências. Era um horror. Imaginem agora!

    Caro Prefeito Eduardo, a linha de VLT acima da Perimetral pode ser implementada com o Trem de Levitação Magnética, MagLev, projetado na Coppe/Ufrj por brasileiros (Richard Magdalena & equipe): http://www.maglevcobra.com.br

    Imaginem a vista belíssima para a baía, a ponte, o museu do amanhã … A Perimetral já está pronta! O MagLev viaja sem atrito e silenciosamente. Usá-lo nesta ligação é prestigiar a tecnologia nacional e a geração de milhares de empregos cá no Brasil.

    Pelo Rio, junte-se a nós nesta petição! http://www.avaaz.org/po/petition/Nao_derrubem_a_Perimetral/?kFAKE

  6. Lourdes Zunino Rosa Says:

    Com as manifestações de junho o preço da passagem não aumentou, a PEC 37 ñ passou, os poderosos deram atenção ao clamor das ruas. Depois disso as manifestações se multiplicaram, não é fácil mudar determinações que envolvem tanto dinheiro quanto a demolição da Perimetral. Mas nunca é tarde. Depois nos restará o lamento. Convido a todos para assinar mais uma petição contra este roubo qualificado….

    http://www.avaaz.org/po/petition/Nao_Destruam_a_av_Perimetral_RJ/?copy

    Vamos aproveitar o fechamento para uma passeata passeio sobre a Perimetral domingo que vem dia 3 de novembro. Que acham?

  7. Lourdes Zunino Rosa Says:

    Não dá para ficar sentado assistindo ao retrocesso.

    Domingo dia 3 de novembro a partir de 14h, vamos passear com a família na Perimetral e fazer um protesto pacífico! Todos com cartazes e muita força de vontade para reverter a situação!

  8. maniacosporfilme Says:

    Vocês ainda não notaram que este prefeito se julga o dono da Cidade do Rio de Janeiro?

  9. VLT na Perimetral, a solução para Rio | regitur Says:

    […] VLT na Perimetral, a solução para Rio. […]

  10. Guina Ramos Says:

    É uma possibilidade útil, embora seja difícil esperar tanto bom senso do prefeito…
    Acho que a área vai precisar do metrô logo, se der certo como centro de negócios e turismo. Por enquanto, precisa (já hoje!) de algum transporte mais coletivo, em vez de apenas carros e ônibus…
    Espero que façam mesmo algo neste sentido e venho propondo estas soluções de mobilidade há meses, nas postagens do blog “O Rio Guina… para o Futuro”
    Só tem um detalhe: no sentido Zona Sul, seria um contrassenso que parasse no aeroporto Santos Dumont… Na proposta que faço para uma linha nova para o metrô, que faria este trajeto, continuaria até a Glória, onde se ligaria à Linha 1. Neste caso, por que não seguir pelo Aterro do Flamengo e orla até o Leblon, pelo menos?

  11. Guina Ramos Says:

    Faltou registrar o link do blog: http://rioguina.blogspot.com.br/

  12. zerfas Says:

    Adoraria crer que isso fosse verdade….
    Mesmo achando a perimetral feiosa… Prefiro que derrubem os armazéns do cais do porto…. muitos estão obsoletos -sem uso algum, por abaixo só uns seis, já daria um bom alento visual para área portuária, daria mais iluminação…. mas a especulação imobiliária fala mais alto em todos os cantos da cidade. Fica mais fácil atacar quem não grita, onde a especulação imobiliária não pode inferir.
    Quem de fato ganha com esse projeto urbanístico – que só visa a estética, a aparência e o design? Se não os empresários donos dos terrenos entre a Av. Rodrigues Alves e a Via Binário…. que a 30 anos estão esperando uma recuperação da valorização de seus lotes para ganhar dinheiro também.
    Há muita gente mais interessada em ganhar dinheiro de forma “rápida” do que fazer gerar dinheiro de forma a contenta valorosa.
    Ao Rio resta viver sob judice de Governantes que apelam para cópias e belezas emprestadas, criando problemas mais que soluções e esquecendo que cada cidade é ÚNICA!

  13. Tchau, Tchau, Perimetral | Cariocadorio's Blog Says:

    […] a derrubada da Perimetral (clique aqui e aqui). Cheguei a criar um VLT  na Perimetral (clique aqui) que, aliás, ainda acho que seria muito interessante e útil para os […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: