De repente tinha um monte de gente atravessando a rua sob o que ainda resta da Perimetral. Na Praça Mauá e seus arredores, turistas desembarcados dos luxuosos cruzeiros sentiam um choque de realidade. Rapidamente se espalharam pelas calçadas do início da Av. Rio Branco. Carregando malas e bagagens caçavam taxis que os levassem ao seu destino na Cidade Maravilhosa. Na praça havia uma fila organizada mas os taxis custavam a aparecer. Ainda tiveram sorte de não estar chovendo e de não terem que encarar o infernal calor do meio-dia, típico desta época.
O cenário era perfeito para ação de bandidos, taxistas desonestos e outros pilantras. A chegada ao Rio de Janeiro pela rodoviária Novo Rio e pelos aeroportos do Galeão e Santos Dumont parecem coisa de primeiro mundo se comparados ao caótico desembarque de turistas na Praça Mauá.
Seria fácil dizer que tudo será resolvido quando tivermos o terminal marítimo apropriado. Mas bastaria um mínimo de organização e competência aliados a respeito ao consumidor para evitar esta situação. Conhecendo a nossa realidade, é de se esperar que este caos perdure por toda a temporada.
Fotos by Cariocadorio: Turistas na Praça Mauá e Turistas na Av. Rio Branco (20/12/13).
Tags: carioca, comportamento, Porto do Rio, porto maravilha, Praça Mauá, respeito, responsabilidade, Rio, Rio de Janeiro, turismo, zona portuária
21 de dezembro de 2013 às 10:01 |
É Carioca, o caos está geral nesse nosso Rio de Janeiro. Estamos virando uma praça de guerra! Triste!