Perimetral, a demolição em 2 tempos

Remoção de escombros na Praça Mauá

Remoção de escombros na Praça Mauá

Há alguns anos critico esta obra faraônica que seria normal se fossemos uma economia como a dos Emirados Árabes.  Ainda acho que haveria alternativas para não demolir o elevado da Perimetral.  Mas não há mais espaço para reclamar porque a coisa está no chão.  Agora só resta torcer para que o Porto Maravilha faça juz ao nome.  

Antes da implosão

Antes da implosão

Depois da implosão

Depois da implosão

Pré-perimetral, circa 1965

Praça Mauá; pré-perimetral, pré-ponte, circa 1965

Houve um tempo, nem tão longínquo assim, que não havia Perimetral.  Aí sim, deveriam ter seriamente pensado em não construí-la.  Mas era tempo de Brasil Grande… 

A boa notícia é que o prefeito Eduardo Paes e sua equipe agora partirão para demolir o elevado da Paulo de Frontin e revitalizar o Rio Comprido e a Tijuca. Seria de um propósito ainda mais nobre: devolver à região a tranquilidade que lhe foi roubada há quatro décadas.  

Escombros da Perimetral

Escombros da Perimetral

Fotos atuais by Cariocadorio (i-phone – abril 2014) ;
Foto antiga: Praça Mauá circa 1965, obtida na internet (Site Portogente, Julio A.R. Reis)

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , ,

6 Respostas to “Perimetral, a demolição em 2 tempos”

  1. Turú da Silva Says:

    Perguntinha de quem está meio longe: depois que o Paulo de Frontin for demolido será feito um túnel ligando a Praça da Bandeira ao Rebouças? De repente é jogo ligar com metrô.

    • cariocadorio Says:

      Turú,
      Não será construído um tunel e não será demolido o elevado da Paulo de Frontin.
      Não há interesse em revitalizar esta região. O meu post sé pretendia criar um factóide irônico a respeito.
      Na minha opinião este seria mais importante que o da Perimetral.
      Saudações Cariocas

  2. Roberto Dieckmann Says:

    Pois é, ambos não deveriam ter sido construídos. Mas eu esperaria os resultados da solução do escoamento do Aterro antes de mexer no Paulo de Frontin. Que tal umas linhas metrô transversais às que temos. Porque em matéria de transtorno viário esse prefeitinho horroroso preencheu todos os requisitos.

  3. Celso Marino Says:

    Horrível… uma vasta área da cidade foi durante décadas afetada muito negativamente por esse monstro mal cuidado de concreto que roubou luz, tomou espaço e degradou substancialmente a área portuária, Praça Mauá, Praça XV e seus prédios históricos, tornando pífia qualquer tentativa de remodelar essas áreas integrando-as aos diversos projetos que vem sendo desenvolvidos por lá. O belíssimo Museu do Amanhã, sendo construído no pier Mauá, não seria inteiramente integrado na paisagem urbana com a barreira da perimetral a bloquear seu visual da Mauá, já dizia Calatrava. A revitalização da região portuária, com os projetos em andamento, e a consequente alavancagem econômica, justificam amplamente a ousadia da derrubada da perimetral. Nós e as gerações futuras, agradecemos.
    Estou de olho no Paulo de Frontin… 🙂

  4. maniacosporfilme Says:

    O “Porto Maravilha” deu grana para muita gente que comprou os imóveis desvalorizadíssimos da região antes da informação da obra ser divulgada. Quem estacionava naquela região, só via estacionamento fechando porque foi o imóvel teria sido vendido muito barato, tipo o antigo prédio da LBV, que foi mascarado com granito posteriormente. Mas eram prédios ou terrenos praticamente abandonados. Embora a Paulo de Frontin tenha se desvalorizado muito com o viaduto, o retorno do investimento demoraria muito e seria menor para este(s) grupo(s), pois ainda existem muitos apartamentos. A obra do “Porto Maravilha” deve ter feito fortuna para várias gerações de quem tinha a informação privilegiada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: