A copa de 1962 nos lavou de vez a alma.
Em 1959, um ano após conquista da Jules Rimet na Suécia, o Brasil seria campeão mundial de basquete no mesmo Chile que nos veria levar a Taça pela segunda vez .
Maria Ester Bueno conquistava um título após o outro, incluindo vários em Wimbledon.
Estávamos nos livrando por completo do complexo de cachorro vira-latas.
Brasília era o símbolo de um novo país, capaz de criar cidades no meio do nada. A Bossa-Nova conquisava o mundo e a indústria brasileira estava em crescente desenvolvimento. O Brasil já podia fabricar os seus próprios carros e, pasmem, mamadeiras para alimentar seus futuros jogadores de futebol, artistas e políticos. Estes, porém, sempre preferiram mamar em tetas mais nutritivas.
A prova está aí, nesta tabela patrocinada pelas mamadeiras EVEN, feitas em vidro siliconisado (seja lá o que isso for) e oferecida pela Farmácia Brasil, situada na Rua Dona Romana no Lins de Vasconcelos .
Nossa tabela cor de rosa tem uma história. Antes do início do torneio, minha mãe preencheu a lápis o lugar de “campeão do mundo” : Brasil … e deu certo.
Na luta européia os países do Leste levaram a melhor: 4 seleções da cortina de ferro chegaram às oitavas-de-final. Duas passaram às finais onde acabaram se dando mal contra os sul-americanos. O Chile fez bonito em casa, chegando em terceiro.
Sem Pelé, que se machucou no primeiro ou segundo jogo, restou ao Brasil contar com a maestria de Garrincha. O “Anjo das Pernas Tortas” foi o dono da Copa de 62. Bateu faltas com precisão, driblou como nunca e fez até gol de cabeça, coisa que os russos juravam que ele não sabia fazer. Nilton Santos foi fundamental ao malandramente evitar um penalti contra a Espanha. Zito comandou o meio de campo para que Vavá fosse nosso artilheiro.
Mas nossa lua-de-mel com a história teria vida curta. Se nos esportes era tempo de festas, na política o país já sentia os efeitos de um mundo dividido. Veio o golpe militar de 64 e, em 1966, uma copa inglesa pra brasileiro esquecer.
A história das copas por Cariocadorio:
https://cariocadorio.wordpress.com/category/copas-do-mundo/
Fotos: Tabela da copa, arquivo Cariocadorio; as demais, fotos obtidas da internet.
Tags: 1962, Brasilia, chile, copa de 1962, Copa de 58, Copa do Chile, Copa do Mundo, Esporte, Fotos Antigas, futebol, Garrincha, História das Copas do Mundo, Pelé, Taça Jules Rimet
26 de maio de 2014 às 05:20 |
Como assim vida curta, meu grande amigo? Ficamos nos pícaros futebolísticos durante 8 anos, tempo mais que suficiente para nos convencer que a camisa amarela ganhava qualquer partida. Minha (nossa) geração sofreu um bombardeio de informações tão brutal, que até os pediatras entraram na dança sussurrando no ouvido das pobre criancinhas: “Só brasileiro sabe jogar bola, gringo tá por fora”. Pois é, aí veio 66.
26 de maio de 2014 às 10:13 |
E depois 70 para colocar as coisas no lugar. mas foram muitos anos de ditadura, depois Sarney, Collor, um hiato de bom senso e agora as coisas estão como estão para a copa de 14.
23 de janeiro de 2017 às 20:39 |
Pessoal, quem gosta de futebol e coleciona Tabelas de Campeonatos de Futebol, pode vistar e entrar no nosso grupo do Facebook: “Colecionadores de Tabelas de Futebol”.
Abraços,
Augusto