A participação do Brasil no sul-americano de futebol sub-20 reflete o momento da sociedade brasileira. Nossos jovens atletas, a maioria peças importantes em seus clubes, foram amplamente superados pelos rivais. Derrotas claras para Argentina, Uruguai e Colômbia, em todas as partidas que valiam alguma coisa.
Perdemos até nas vitórias. Quando não no placar, perdíamos no comportamento, no “fair-play” (…é o cacete), na inteligência emocional. Nossos jogadores aliavam a burrice à falta de caráter e à irresponsabilidade ao dar entradas covardes nos adversários aos 45 do segundo tempo, com o jogo decidido. Cartões amarelos e expulsões explicáveis apenas pelo instinto perverso de rapazes mal formados moral e psicologicamente.
E que dizer do técnico Gallo igualmente expulso de campo pelo juiz no final de uma partida? Incapaz de conduzir estrategicamente uma equipe ao jogo coletivo, à prática sadia do esporte. Incapaz de transmitir equilíbrio emocional a atletas perdidos em campo. Deixo o pífio desempenho técnico e tático para avaliação de quem entende disso.
Foi patético ver nossos fortíssimos atletas serem envolvidos pelos pequenos colombianos e argentinos. Superados pelos esforçados uruguaios. Um bando de pseudo-estrelas tentando resolver sua própria vida em vez de contribuir para o coletivo.
Estava em campo o Brasil que estamos formando. Fruto da tolerância às transgressões, da prevalência do indivíduo sobre o coletivo. Uma sociedade que busca objetivos pequenos e efêmeros em detrimento de conquistas maiores e perenes.
Tags: Brasil, comportamento, Esporte, futebol, responsabilidade, sociedade, sociedade brasileira, sul-americano sub-20, Uruguai
14 de maio de 2015 às 22:17 |
Faz bastante tempo que a gente não se fala… depois que o antigo Fotolog acabou ficou um tempo de incerteza…Fiz um Fotoblog no UOL e também vim para o face seguindo a estrada por onde muitos já estavam caminhando.. Grande abraço!
https://www.facebook.com/groups/1570767603163089/
http://ilhahoje-2.nafoto.net/
21 de maio de 2015 às 12:42 |
Álvaro, é verdade. Agora estamos comunicados no facebook. também vejo o seu fotolog no UOL embora não tão frequentemente como antes.
Abraços.