Copa do Brasil, 2014 ou “Carta aberta aos meus netinhos”

Rio de Janeiro, 8 de julho de 2014

Queridos Netinhos,

Um time sem meio-campo, com ataque inoperante e jogadores acovardados não merecia mesmo ganhar. Mas os incontestáveis 7 x 1 foram um castigo duro demais para um povo que, apesar de tudo (*), faz desta uma belíssima Copa do Mundo.

Vocês ouvirão falar muito da “tragédia do Mineirão”.  Acreditem, jamais haverá vitória sobre a Alemanha que vingue o que aconteceu hoje. Sei muito bem o que é isso. Vovô não tinha nem nascido quando, em 1950, perdemos para o Uruguai. Ainda assim, sinto o fantasma do Maracanazo como se fosse ontem, 64 anos depois.

Nós hoje perdemos para a seleção de um país que foi completamente arrasado na metade do século passado. Mas, mesmo dividida ao meio, trinta anos depois a Alemanha já era um dos maiores do planeta. Não esperaram que os céus, o governo ou seja lá quem ou o que lhes dessem o pão, o teto e a cama de dormir. Trabalharam muito e continuam trabalhando. Da mesma forma pragmática que nos venceram hoje.

Saibam, portanto, que ficar chorando nos cantos não leva a nada. Jamais permitam que lhes convençam de que nós brasileiros somos um bando de coitadinhos. Isto só é conveniente para os preguiçosos e, principalmente, os políticos. É ferramenta de ganhar votos, manter o poder e viver às custas dos outros.

Vocês terão muitas vitórias para comemorar na vida mas algumas derrotas pra lamentar também. Nestas situações, enxuguem logo as lágrimas e voltem ao trabalho. Como diz o velho samba: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”.

Não se esqueçam que depois da tristeza de 50 ganhamos cinco Copas do Mundo, mais do que qualquer outro país.
Penta-campeão!

 PS. Não contem isto aos argentinos, eles acham que a história das Copas começa em 78.

(*) este tudo é a farra política, o escândalo dos estádios, a vergonha do “legado” e a falta do que poderia ter sido feito com a grana mal-gasta com esta Copa.

Anúncios

Tags: , , , ,

8 Respostas to “Copa do Brasil, 2014 ou “Carta aberta aos meus netinhos””

  1. BABY Says:

    SEM PALAVRAS!!! DISSE TUDO

  2. interferenciaurbana Says:

    Nosso texto sobre a Copa!
    http://interferenciaurbana.wordpress.com/2014/07/09/mineiraco/

  3. A esperança continua sendo verde-amarela | Cosmos Drops Says:

    […] https://cariocadorio.wordpress.com/2014/07/08/carta-aberta-aos-meus-netinhos/ […]

  4. interferenciaurbana Says:

    Eu já tinha lido, mas faço questão de deixar meu elogio!
    Meus parabéns pelo texto.
    A Alemanha é um exemplo de reconstrução de uma nação, assim como o Japão também o é.

    Como disse no meu texto, espero que o 1 x 7 tenha sido como uma bomba atômica no nosso statu quo. Reconstruir é a palavra!

  5. Turú da Silva Says:

    Avisem para aquele bando de boiolas que: 1) Futebol é jogo de homem; 2) Quem fica fazendo pose na frente da câmera (e a choradeira nada mais foi além de pose mal feita) é ator; 3) Uma seleção deve ser composta por 11 craques. Com um só consegue-se no máximo um time de pelada.
    Ah sim, quase esqueci, o artigo está ótimo.

  6. Rosalina A. Aquino Says:

    Aos responsáveis pelo cariocadorio gostaria de deixar meus parabêns e pedir que se possível passem uma forma de contato ou entrem em contato comigo pelo meu e-mail: rosalinaalvesaquino@gmail.com

  7. Gilda Massari Coelho Says:

    É estranho mas parece que a derrota para o Uruguai pesou mais na alma brasileira, talvez pelo que poderia ter sido. Já 7 a 1 não há espaço para o “poderia”, para o “se”. Foi! Uma derrota humilhante, que coroou um desempenho em que ninguém fazia muita fé. De qualquer forma, 7 a 1 foi demais. Talvez explique o atual desinteresse pela Copa, somado às mazelas atuais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: