Pão de Açúcar, um passeio em 1955

A menina e o Bondinho

Como tantas outras, uma família paulista visitava o Rio de Janeiro. 

Com suas praias, monumentos naturais e Carnaval, o então Distrito Federal era o centro das atenções do país.  Como se não bastasse, forjava-se a geração da Bossa-Nova, o movimento musical e cultural que levaria a cidade a outro patamar de cultura. Esta geração de artistas formidáveis, levou o Brasil do Rio de Janeiro para o mundo.  O Rio era realmente a cidade maravilhosa, bem cuidada e sem problemas de violência. Mazelas sempre houve mas nada parecido com o que existe hoje.

A família, a montanha e a Praia Vermelha

Mas o Rio estava prestes a ter as suas verbas transferidas para a construção de Brasília.  O começo da decadência da cidade cujo efeito seria notado um par de décadas depois, agravada por péssimos governos locais e o descaso do governo federal. 

Uma pessoa querida e o bondinho

Apesar da violência, o trânsito caótico e a poluição, há tanto o que ver na cidade que ela ainda é um importante destino turístico. Interessante que os ícones do Rio de Janeiro, suas praias, o Pão de Açúcar, o Maracanã  e o Corcovado estão aí desde os tempos do passeio retratado neste artigo. 

O que mudou, não foi para melhor. 

A  Copa do Mundo e a Olimpíada vêm aí.  Isto tudo nos custará caríssimo mas espero que ao final de 2016 tenhamos uma rede de transportes renovada, um Porto Maravilha de nos deixar orgulhosos, um aeroporto Antonio Carlos Jobim digno do nome que leva (por enquanto é melhor chamar de Galeão mesmo) e diversas obras de infra-estrutura que possam melhorar a vida do cidadão e trazer mais riqueza para a cidade.   Temos a oportunidade de revitalizar áreas degradadas há décadas.  

Temos que fazer a nossa parte, como mínimo, cobrar para que tudo dê certo.

A menina e Copacabana

Fotos do acervo pessoal do Cariocadorio. Passeio ao Pão de Açúcar, 1955.  Proibida a reprodução sem autorização prévia.

Anúncios

Tags: , , , , ,

5 Respostas to “Pão de Açúcar, um passeio em 1955”

  1. Valéria Says:

    Vamos torcer para que a administração melhore a nossa cidade.
    Olha, que ninguém nos leia. Estive em Porto de Galinhas. A foto ainda está lá no fotolog. Só é bonita vista de cima ou embaixo d´água. Sou muito mais nossa cidade. Em matéria de serviços, sem comentários. Para uma cidade que vive do turismo, é bem ruim. Meu irmão foi ao posto de saúde. Os profissionais, muito simpáticos e atenciosos, mas o local até esgoto aberto tinha. Ele disse que iria formalizar uma queixa à Anvisa.

  2. Cris "Baby" Says:

    ´Que fotos legais!!!!! Realmente nossa cidade e muito especial e tem que ser tratada como. Beijos

  3. Turú da Silva Says:

    Grande foto … Uma pessoa querida de bigodinho. Realmente, ele de bigode até que estava bem.

  4. aparecida Says:

    João Carlos
    Subir nesse bondinho era uma grande emoção que vai além da vista , ele balançava muito se por acaso estivesse ventando. A cidade é maravilhosa mas se povo e os gorvenantes dessem a ela o tratamento que ela merece ela seria ” o ceu na terra”
    Abraços

  5. Clara Machado Says:

    Parabéns pelo post! Estudo história e fostei demais. Adorei o Rio de Janeiro! Fui no ano pasado quando morei no Brasil e achei um lugar muito legal! Fiquei apaixonada pelo Brasil, tem muita coisa boa para fazer 🙂 O Pão de Açúcar é um passeios maravilhoso.
    Saudades do Brasil!
    Clara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: