Semana de Festas

445 anos de Rio de Janeiro

Nesta semana comemoram-se vários aniversários.  Aquele que deveria ser mais lembrado passou quase desapercebido.  Aliás é sempre assim.  A gente até esquece a data da fundação da cidade do Rio de Janeiro.  Fora um bolinho de 10 metros na rua da Carioca nem sei o que foi feito para comemorar. 
Pensei em tirar uma foto mas o dia  estava tão cinzento que preferi colocar  alguma coisa mais azul, mais Rio de Janeiro.  A foto acima foi inspirada (quase copiada) em uma idéia do Fotolog “Coisa Lúdica”.  Veja clicando aqui, vale a pena.

No Ed. Zacatecas, 1954

Os outros aniversariantes são de casa. O moleque da esquerda faz pose no edifício Zacatecas em Laranjeiras, lá pelos idos de 1954.  Este ainda é um garoto, particularmente se comparado ao pai, que completa 87 anos.   Para  o homem chamado trabalho nada melhor que uma foto em plena ação.  Cuidando do dinheiro da empresa onde trabalhava, lá estava ele nesta foto de 1977.  Nada de computador, excel, e-mail e outros acessórios.  A velha planilha manual, uma bic escrita fina, a calculadora Facit e um telefone de disco davam conta do recado.   

Fiquei preocupado quando disse que ia se aposentar de vez, aos setenta e tal.  Ficar em casa podia não fazer bem pra quem trabalhou desde os treze. Perguntei se era isso mesmo, se tinha certeza que queria parar.  Na hora ficou meio em dúvida mas sabia que precisava. Seis meses depois completou:  “se soubesse que ia ser tão bom já tinha parado faz tempo”.

Ao trabalho, 1977

Fotos:  Pão de Açúcar (outubro de 2009) by Cariocadorio; No Ed. Zacatecas (1954) e Ao trabalho (Agosto de 1977), acervo pessoal Cariocadorio, proibida a reprodução sem autorização prévia. 

Tags: , , , , ,

10 Respostas to “Semana de Festas”

  1. Wagner Says:

    Para mim, meu tio, padrinho e pai João representou, representa e sempre irá representar um exemplo de homem de fibra, pai de família e trabalhador. Foi através dele que pude ter a oportunidade de desenvolver meus talentos, e ser o que sou hoje (Não desmerecendo minha mãe e todos da nossa família que foram fundamentais em minha educação). Por isso, o que desejo a ele no dia de seu aniversário, é muita Paz, Saúde, Prosperidade e muito Amor em sua vida.
    Fui.

  2. Valéria Says:

    Deixa ver se entendi. (ando meio avoada). Você é o moleque. Você e seu pai fazem aniversário juntos? Parabéns para os dois.

    Faltou falar do copinho do cafezinho. Bic escrita fina era tudo de bom. Eu adorava.

  3. Valéria Says:

    Em tempo
    Acho que perdi o cliente das latas. Foi porque não vem com recheio, ou porque são feias?

    Brincadeirinha

    • cariocadorio Says:

      Valéria, você entendeu pelo menos a metade. Note que a foto do moleque é de 1954, eu ainda nem havia chegado…mas o pai é o mesmo.
      No meu aniversário vai ter um poost especial com chamada na Globo e tudo.
      As latinhas são muito legais.

  4. Wagner Says:

    Que visão heim! Gostei da observação “BIC escrita fina”

  5. Luís Cardoso - Veleiro Big Rider Says:

    Muito legal a “tirada” de seu pai. “se soubesse que ia ser tão bom já tinha parado faz tempo”. rsrs…
    Parabéns por ele e um abraço, Luís.

  6. cariocadorio Says:

    A bem da verdade, notei que a CBN fez homenagens diárias ao aniversário do Rio de Janeiro esta semana.

  7. Karina Almeida Says:

    Grande Tio João! Um fofo!
    Dentre as lembraças mais nítidas, me vem à memória, a vibração na Fórmula I, no Futebol da Seleção, no Vôlei… era incrível o amor pelo esporte! Interagia com a televisão, praticamente narrava os acontecimentos, discutia, era mesmo bom de se ouvir. Um show a parte!

Deixe um comentário