No meu caminho nos anos sessenta estava a Enseada de Botafogo. Um ótimo lugar para saber que vivemos em um dos mais belos cenários naturais da Terra. Como tudo que é fácil, a gente tem dificuldade de dar valor.
O 583 passava em frente ao Fluminense, ao Palácio Guanabara, depois seguia pelo recém aberto corte na Farani e chegava em Botafogo. Na ida pegávamos a Bambina e subíamos a São Clemente, dando de cara com o Corcovado e o Cristo lá em cima. Passava-se pelo Santo Inácio e pouco depois lá estava ele, o Colégio Pedro II.
Na volta de 584 a briga era pra sentar na janela. Tinha mais ar e, em tempos de mini-saia, sempre apareciam umas pernas no carro ao lado. Sem essa de vidros escuros escondendo as pessoas. Quando, saindo da Voluntários, a gente chegava na Praia de Botafogo, o Rio de Janeiro nos sorria em toda a sua plenitude. Lá estavam o Pão de Açúcar, os barquinhos no mar, as areias brancas da praia e aquele relógio digital com anúncio…do que mesmo? Não lembro, mas era do cacete aquele relógio.
O relógio não está mais lá, tampouco a Sears, o Anglo Americano e o colégio Andrews. Mas seguem os barquinhos e o eterno Pão de Açúcar. Tem coisas que nem os prefeitos conseguem destruir.
Esqueçamos os problemas e deixemos o 584 seguir seu caminho até o Cosme Velho. Vamos ficar um pouco só com este Rio de Janeiro formidável, até mesmo no simples caminho da escola.
Fotos by Cariocadorio: Barcos na Enseada de Botafogo (Abril, 2011); Estádio do Fluminense e Palácio Guanabara (1969); Enseada de Botafogo (Abril, 2011)
Tags: Botafogo, Colégio Pedro II, Enseada de Botafogo, Pão de Açúcar, Praia de Botafogo, Rio, Rio de Janeiro
3 de abril de 2011 às 06:29 |
Talvez o local mais bonito do Rio.
3 de abril de 2011 às 11:35 |
Ai…. realmente , deu até para dar uma respirada e esquecer por alguns segundo, rs … os problemas.. ..
Esse Rio de Janeiro é lindo mesmo….
Não é à toa que sempre troco o itínerário para poder apreciar e “esquecer” por alguns minutinhos os problemas…..
E tem gente que faz isso só para não ser sequestrado kkkk
Sei que sou mais novinha , rs, mas o relógio não era da coca-cola?
Beijos
3 de abril de 2011 às 20:08 |
Realmente um dos mais lindos lugares do Rio. Toda a minha vida morei aqui em Laranjeiras e passo sempre pela praia de botafogo e não me canso de olhar para essa bela enseada.
Sempre que posso vou ao cinema no botafogo praia shoping para poder lá do varandão apreciar essa vista linda.
3 de abril de 2011 às 22:32 |
J. Carlos, a Enseada tambem estava no meu roteiro diário, o colegio da Imaculada Conceição, que vc não destacou, tambem tinha um atrativo a mais, a torre da Igreja, as alunas subiam escondido para apreciar a vista deslumbrante.
Bom lembrar!!!
abçs
Aparecida
4 de abril de 2011 às 12:03 |
É o lugar mais bonito do mundo. Tive a sorte de ser estagiária num prédio que ficava de frente para o Pão de Açúcar. Aproveitei ao máximo aquela vista. Todos os dias um colorido, uma luz diferente. Nunca esquecerei o dia que, ao olhar a janela, vi que o nevoeiro tinha encoberto totalmente. Em bom som anunciei “Nossa, roubaram o Pão de Açúcar” Quebrou um pouco o ambiente sério e silencioso que eu trabalhava
7 de abril de 2011 às 08:37 |
“Tem coisas que nem os prefeitos conseguem destruir.”
Cuidado, você não sabe com quem está lidando… Depois do Palácio Monroe e brevemente da Perimetral, não duvide desta raça. (rs.)
26 de abril de 2011 às 08:26 |
E o Melindra, ô cara? Não precisa entrar em detalhes, mas citar o estabelecimento é obrigação de todo e qualquer amotinado. Esquecimento imperdoável!
26 de abril de 2011 às 20:04 |
O Melindra é uma instituição acima de qualquer post. Não me sinto com bagagem suficiente para ser digno de mencioná-lo. Prefiro deixar só com quem sabe…
8 de maio de 2011 às 17:03 |
[…] foi removida em 1962. Em seu lugar existe hoje o Mirante do Pasmado que oferece um belo visual da Enseada de Botafogo. Ainda na mesma foto, vê-se a estreita guia central que separa as pistas do túnel que não era […]