Nova Friburgo, 1962

Praça Dr. Derval Alberto Moreira e Av. Alberto Braune

Quando penso em Friburgo me lembro do lugar na serra que visitei quando criança e outras poucas vezes desde então… do clima frio que a faz especialmente diferente do Rio de Janeiro… da sua origem germânica…

Ao fundo os prédios de 1962

…da forma afetuosa como a ela se referem os que frequentam a cidade e, principalmente, das boas pessoas que de lá vieram e com quem convivi na escola e no trabalho aqui no Rio.  Um carinho especial pela família Cardinali com quem por tanto tempo tive o prazer de estar próximo.

(Nas fotos acima: o colégio São José no canto da esquerda se tornou um shopping)

Caledonia Valley

Do passeio em 1962 pouco me lembro mas não  esqueço do almoço no Caledonia Valley, um clube no meio da mata Atlântica.  Creio que ainda exista.

Nas últimas vezes que Friburgo apareceu nos noticiários foi para retratar a tragédia dos deslizamentos ocorridos em janeiro passado. A esta tragédia natural seguiram-se as patrocinadas pelos homens, com o já comum mal uso das verbas enviadas para a recuperação da cidade. Documentos foram forjados para beneficiar empresas, serviços foram pagos e não concluídos e por aí vai. 

Nada muito diferente das outras cidades serranas na mesma situação (veja aqui). Uma tragédia moral que se repete por todo o Brasil. Triste.

Av. Alberto Brasão

Ainda assim Nova Friburgo segue em frente como todo o país.

É interessante comparar as fotos de então com a cidade hoje para ver que alguns dos prédios seguem por lá.  A foto de 1962 retrata uma banda militar e, à direita, a loja “O Dragão” que, na foto atual, tem um nome bem menos interessante. 

Os mesmos prédios na esquina, 48 anos depois

Na internet a cidade está muito bem retratada no trabalho de Osmar de Castro que postou centenas de fotos da região. Quem quiser conhecer Nova Friburgo sem ir até lá basta clicar nos links abaixo:
Acervo Nova Friburgo
Nova Friburgo no Panoramio

Fotos de Nova Friburgo em 1962 do arquivo pessoal Cariocadorio; Fotos atuais de Osmar de Castro.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , ,

6 Respostas to “Nova Friburgo, 1962”

  1. valéria Says:

    Oi João Carlos. Passei para saber das novidades. Não tenho recebido atualizações do blog.

    Friburgo é uma cidade encantadora. Gosto de lá, mas meu interesse é maior naquelas famosas confecções. 😉
    Tenho um casal de amigos que possuem casa na Caledônia. Sinceramente, não conheço esse clube. Sei de um hotel que não andava muito bom, mas houve mudança na administração, tomara que melhore. O lugar é maravilhoso e a vista deslumbrante

    Um abraço

  2. Augusto A. Says:

    Que Scala bem cuidada essa da foto. Sinceramente, queria descobrir o dono ou a dona dela pra comprar. Muito linda a cor também…. bons tempos… bons carros… boas músicas… anos 80 foi o auge na minha opinião… o auge de tudo.

  3. imoveis em nova friburgo Says:

    boas fotos joão!!

  4. Paulo Kappel Says:

    Prezados
    Só agora fiquei conhecendo o CARIOCA DO RIO, dica do Maníacos por Filme. Muito bom o texto sobre Nova Friburgo. Fui transportado para a década de 60, revivendo os meus melhores momentos da infância. Boas recordações dos cinemas São José, Marabá e Eldorado, da Maria Fumaça cruzando a praça, do restaurante da estação que me avô explorava, dos times Friburgo e Esperança, das bandas Euterpe e Campesina, dos carnavais do Xadrez, Sociedade e Country, e do Dragão, comandado pelo Zarife. Uma curiosidade, ele era pai do locutor Edmo Zarife, já falecido, que imortalizou através da Radio Globo, o jargão “BRASILLLLLLLLLLL”.
    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: