Sou obrigado a reconhecer que os cariocas, nascidos ou não no Rio de Janeiro, somos uns mal-agradecidos. Não contentes em viver numa cidade de beleza incomparável, cuidadosamente talhada entre montanhas verdes e mares azuis, ainda queremos ter segurança, escolas e hospitais que funcionem.
É verdade que não se pode passar em certas vias públicas a tantas horas do dia sob o risco de aumentar a probabilidade de assalto dos normais 48 para inaceitáveis 92,5%. Também é verdade que às vezes algum incauto fica doente sem que haja UPA que o atenda, ou que uma grávida inescrupulosa decida dar à luz na hora da troca de turno. Particularmente quando o governo não pagou ninguém e o hospital não tem médico em turno algum pra fazer a troca.
Mas não se pode querer tanto quando se tem a Quinta da Boa Vista, o Pão de Açúcar, a Floresta da Tijuca, as praias do Leme ao Pontal, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, a nova Praça Mauá, e vou parar por aqui se não acabo esquecendo do Cristo Redentor, com seus braços abertos sobre a Guanabara.
Há que escolher entre uma cidade maravilhosa e um governo que preste. O fato é que, antes mesmo de 1° de março de 1565, o carioca já havia feito a sua opção pelo belo. Mais do que isso é descabida ambição.
Foto by Cariocadorio: Cidade do Amanhã, dezembro de 2015
Nota: baseado em crônica de Machado de Assis (15/09/1876)
Tags: carioca, Cidade Olímpica, Jogos Olímpicos, Olimpíadas, Praça Mauá, prefeitura, responsabilidade, Rio, Rio de Janeiro
3 de março de 2016 às 17:52 |
Boa tarde, sou um jornalista suíço morando no Rio de Janeiro. Publico desde 2009 o blog https://visionbresil.wordpress.com em francês. Estou publicando um livro em francês (Editions l’Harmattan Paris – abril 2016) e em português (Editora Prismas Curitiba-junho 2016): “2016, Rio de Janeiro e as Olympiadas; uma cidade reinventada.
Na parte central do livro vai ter algumas paginas de fotografias das obras e da cidade, feitas por um fotografo francês: Michael von Graffenried. Gostaria de introduzir esta parte de imagem com uma fotografia da Praça Maua com e sem o Elevado. Eu fiz a foto “sem o elevado”, mas gostaria de poder usar a sua fotografia “com o Elevado” que achei na Google imagens na referencia: https://cariocadorio.files.wordpress.com/2009/10/pr-maua-091016.jpg
Me da a autorização, claro, colocando a fonte… Não sou editor grande então não tenho possibilidade de remunerar-lo para o uso da fotografia. Me autoriza usar-la de graça?
Obrigado
Abraços
Jean-Jacques Fontaine
Journaliste
Rio de Janeiro / Brésil
Vision Brésil / ONG Jequitiba
+55 21 2247-3376 / +55 21 98886-3558
Skype: fontaijj
21 de março de 2016 às 18:34 |
Pode usar, não tenho objeçōes. Por favor cite a fonte.
Saudações cariocas