Praia de Ibicuí em 3 tempos

Praia de Ibicuí, Fev. 2010

Praia de Ibicuí, Fev. 1960

Praia de Ibicuí, Fev. 1985

De volta a Ibicuí, temos oportunidade de ver o que acontece com o passar do tempo. O que faz o aumento da população e as marcas que deixam os homens onde se instalam. O local continua lindo, graças à sua geografia previlegiada e a força da natureza.  Além disso, tem mais casas mas também tem mais árvores nos morros.

Castelinho

Mas observam um detalhe.  Algumas coisas insistem em vencer o tempo.  A casa que desde pequeno conheço como “o castelinho” e a “pedra- rachada” continuam no mesmo lugar da praia.

As fotos de 2010 e 1960 estão praticamente no mesmo enquadramento.  A de 85 está um pouco mais à esquerda. 
Da primeira à última, apenas 50 anos se passaram.

Fotos: Praia de Ibicuí, Fev.2010 (by cariocadorio), Praia de Ibicuí, Fev.1985 (by cariocadorio), Praia de Ibicuí, Fev.1960  (Acervo pessoal Cariocadorio, proibida a reprodução sem autorização prévia).

Tags: , , ,

16 Respostas to “Praia de Ibicuí em 3 tempos”

  1. Lívia Beatriz Says:

    Nossa adorei ver as fotos antigas de Ibicuí, lugar onde passei grande parte da minha infância e que tenho muitas lembranças boas.Hoje continuo indo a Ibicuí não com tanta frequencia mas a poucas vezes que vou relembro os otimos momentos que passei em família!!!!Quero muito conservar esse lugar p/ que meus filhos e netos possam curtir esse lugar maravilhoso!!!!

  2. Karina Says:

    Olá João Carlos!

    Que delícia esta comparação! Nos faz pensar como o tempo é um fenômeno tão relativo…

    Bjs
    Karina

  3. pedro alceu Says:

    Amigo, sou bahiano porem filho de cariocas! Minha vó, mae da minha mae, tinha uma casa em Ibicui logo na subida da costeira (Marilia e Aderbal Pougy), Frequentei desde sempre (sou de 61) nas férias com carnaval no Iate!! Lembranças eternas e inesquecíveis! Subir a pedra do Urubu, ir para Mangaratiba pelo trilho, jogar pedras no trilho pro trem amassar e tantas, tantas outras lembranças de “tempos que nao voltam mais” . Estas fotos são um passaporte….ótimas. Parabens pela iniciativa!!
    Pedro Alceu Amoroso Lima

    • cariocadorio Says:

      Pedro,
      Obrigado pela visita. Tem outras fotos de Ibicuí por aqui e outras virão, tal a importância desta bela praia para a minha família. É verdade que os tempos não voltam. Mas o que levamos na memória ninguém pode tirar da gente. Certamente você teve uma ótima infância por lá. Volte sempre.
      saudações cariocas

  4. Lazlo (Pimenta) Says:

    João Carlos,

    Muito boa sua iniciativa, permite retornarmos ao tempo… boas lembranças. Ibicuí ainda preserva, mesmo depois de tanto tempo, suas características.
    Hj visitei exposição de fotos antigas de Mangaratiba e tinha uma foto de Ibicuí. Essa preocupação da Prefeitura e da Fundação Mario Peixoto em manter a memória da região é mto interessante. Suas fotos enriqueceria ainda mais o acervo da Fundação.

    Abs,

    • cariocadorio Says:

      Lazlo,
      Certamente há muitas fotografias por aí espalhadas em velhos álbuns guardados no fundo do armário.
      Seria bom se todos pudessem compartir as que são de interesse comum.
      Se a prefeitura se interessar posso enviar algumas fotos.
      Grato pela visita e comentário.

  5. PAULO CESAR LARA DE JESUS Says:

    João Carlos,
    Parabens pelas fotos!
    São lindas!
    Estou escrevendo, porque como você adoro este lugar.Minha família é toda de Ibicuí, por isso passei muitas férias neste paraíso. Postei algumas fotos antigas tiradas pelo meu pai, e gostaria que todos os amantes de Ibicuí desfrutassem destas paisagens. Desculpem pois não tenho muitas experiência em blog, mas mesmo assim, decidi mostrar algumas fotos deste acervo, aos poucos vou incerindo mais fotos. Meu blog é:
    http://www.ibicui.bloggeiros.com
    Paulo Lara

  6. PAULO CESAR LARA DE JESUS Says:

    João Carlos
    Tudo bem!
    Antes de mais nada, agradeço suas palavras de incentivo pela criação do blog.
    Meu pai, faleceu em 1975 e desde então estas fotos ficaram guardadas na gaveta, como eu já estava interessado nesta montagem, bastou eu ler seu blog para dar vida a tudo que se tinha guardado.Obrigado por despertar em mim a iniciativa do fazer agora, ( Lembrando suas palavras escritas acima ao Lazio, existem muitas fotos guardadas que deveriam ser mostradas….)
    Quanto ao seu blog, é tudo que se poderia esperar de um cariocaderio. Famíliar e Interessante e as fotos são fantásticas.
    Hoje postei fotos novas, se você tiver tempo de uma passada por lá.
    Valeu.
    Paulo Lara

  7. pedro alceu Says:

    Belas fotos e a comparação é inevitável! Agrada muito perceber que em alguns locais a área de vegetação cresceu!!!

  8. PAULO CESAR LARA DE JESUS Says:

    João Carlos
    Tudo bem!
    Se tiver tempo de uma passada no meu blog, inseri novas fotos e novos comentários sobre as fotos já postadas.
    Um abraço.
    http://www.ibicui.bloggeiros.com
    Paulo Lara

  9. Escobar Says:

    Meu amigo, como me fez bem ver estas fotos. Frequento Ibicuí desde 1975 e sou apaixonado pelo lugarestas fotos lembram um tempo muito feliz de toda família.

  10. fernandafps Says:

    Hj conheci a pra de Ibicuí e amei, o local é super agradavel… show!!!

  11. Elizangela Says:

    Amei as fotos,voltei a minha infância…Passava todo dia pelo castelinho para ir ao colégio…Que saudade!!!

  12. Jose Fernandes Says:

    Trabalhei na ilha Guaiba, M B R e morei em Ibicuí 1979 até 1981. É um lugar único no universo.

Deixe um comentário