Estádio do Fluminense

Estádio do Fluminense - Jan 1969

A seção das arquibancadas do estádio do Fluminense F.C. que ficava atrás do gol foi eliminada em 1962 para permitir o alargamento da Rua Pinheiro Machado.  Mais adiante, na continuação da mesma rua logo após o Palácio Guanabara, foi aumentado o corte no morro que se ve na foto para facilitar o acesso a Botafogo com o mesmo objetivo:

Rua Pinheiro Machado, Jan 1969

A ligação entre as zonas Norte e Sul da cidade, entre Catumbi e Laranjeiras, através do túnel Santa Bárbara, inaugurado em 1963. Nesta época ainda não havia o Túnel Rebouças e 0 percurso entre as zonas norte e sul era feito passando pelo centro ou através do túnel da Rua Alice, em Sta. Teresa.

As obras na Pinheiro Machado levaram muito tempo. Na minha memória, durante o período das obras de 58 a 62, podíamos brincar e jogar futebol em plena  rua Pinheiro Machado.  Não dá pra imaginar  algo semelhante nos dias de hoje.

Observam-se na primeira foto o prédio administrativo do Palácio GB (junto ao morro) e a arquibancada das piscinas do Fluminense após o estádio.  Estas obras foram feitas entre 1962 e 1969, uma vez que não aparecem na sequencia de fotos da derrubada das arquibancadas do estádio anteriores a 1962.

Estádio do FFC, 1962

É curioso que, além das obras mencionadas acima, apenas a colocação da cobertura do posto de gasolina que aparece na foto da rua modificaria de forma significante a imagem de 1969.

Estádio do FFC, 1962

Na foto menor, ao lado,  vemos o momento anterior à demolição da aequibancada para dar lugar às novas pistas da rua.  Já haviam sido demolidas as casas que ficavam na frente do estádio.

A última foto, provavelmente de 1958, mostra o estádio  completo, antes do início do alargamento da Pinheiro Machado.    O pequeno prédio no canto esquerdo da foto ainda está lá.  A fotografia  mostra uma parada no campo do Fluminense que foi usado para muitos eventos além do futebol.  Creio que foi aí que Villa Lobos comandou um imenso coro formado por alunos das escolas do Rio de Janeiro.

Estádio do Fluminense, 1958 (?)

Complementando as informações, clique aqui para ver a belíssima foto aérea da região, de 1936,  que foi recentemente postada no FotoLog “Tempo Antigo”.  O prédio de onde foram tiradas as fotos acima ainda não existia na época.

Mais detalhes nos FotoLogs “Arqueologia do Rio de Janeiro” e “Antiquus” nos links abaixo, com foto de 1962 e mapas de 1960 e 1968.

http://fotolog.terra.com.br/bfg1:606
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:605

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

20 Respostas to “Estádio do Fluminense”

  1. Luiz D´ Says:

    Ótima documentação da demolição.

  2. Carlos Candeias Says:

    Muito boa a matéria. Apesar de torcer pelo Flamengo, costumava ir a jogos e treinos do Fluminense nos anos 50 para ver de perto Castilho e Didi. O estádio, cercado pelos morros, sempre me agradou muito. Era um charme.

  3. Valéria Says:

    Muito boa a sequencia completando as outras fotos dos fotologs. Incrível a nitidez da foto de 1958.

    Pelo que vi no seu comentário, sabe muito bem o que é ser súdito de um reino gatal. A Branca apareceu na portaria do meu prédio, ameaçada de morte, juntou-se aos meliantes que me permitem a entrada no ap.

  4. M.Lobo Says:

     
    Gostei de ver o estádio das Laranjeiras ainda inteiro de perto. Só o conhecia assim completo de fotos aéreas.
    Aliás, em http://fotolog.terra.com.br/mlobo:267 você poderá vê-lo sob outro ângulo.

    Abraços

  5. Angela Says:

    Durante um bom tempo fiz aulas de balé no Fluminense. E antes da aula, que era no salão principal, sempre tomava um Grapete sentada na arquibancada que ficava atrás do salão, olhando a imensidão daquele estádio, o gramado vazio, e tranquilo .Os clubes naquela época eram muito ativos socialmente e tinham sedes lindas e muito bem cuidadas.Se disputava entrada nas festas e bailes de carnaval. São lembranças que estão em nossos corações guardadas. Lembranças de historias partilhadas de uma vida em comum de muitas pessoas. Uma parte da história, histórias anônimas de todos nós , que são sempre bem vindas .

  6. Cid Lavrador Says:

    Conheço esse estádio. É o quarto que o clube já teve. Ter perdido um pedaço foi uma pena. Pelo menos, continuou no mesmo local.

  7. Marcel Cezar Says:

    É um absurdo o que fizeram com o Fluminense. Vejam o que o clube recebeu por tantos serviços prestados pelo país. Foi o Fluminense quem criou as bases necessárias para a prática de vários esportes do Brasil. Foi graças ao Fluminense que o país sediou dois campeonatos sul-americanos e os Jogos Latino-americanos de 1922 (precursor dos Jogos Pan-americanos). Antes do Maracanã, o Estádio das Laranjeiras era o mais importante do país. Quando o Estádio de São Januário foi construído, passou a dividir esse status.

    Nota-se que se pegarmos dados históricos do clube, foi a partir da demolição do Estádio que começou a nossa decadência. Ah! Mas ganhamos a Taça de Prata em 1970, ganhamos o Brasileiro de 84, fomos tricampeões carioca em 83-84-85… Ganhamos pela tradição da nossa camisa, nada mais.

    Antes da demolição, o Estádio comportada 22 mil pessoas e nos dias de hoje seria excelente para mandar jogos medianos do campeonato carioca e campeonato brasileiro, deixando os grandes clássicos e decisões para o Maracanã.

    Hoje, o Estádio é apenas um reboco de concreto sem vida. A fachada do Estádio com os dizeres “Estádio das Laranjeiras – Fluminense Football Club” não existe mais. Anos da nossa história jogados no lixo.

    Sou a favor de sua demolição total. Já acabaram com o que era belo. O estádio hoje é um campo cheio de buracos, desnivelado que é o motivo principal de tantas contusões no clube. O Fluminense sempre foi pioneiro. Pelo menos até os idos dos anos 50. Modelo para o mundo de organização esportiva, que foi reconhecido ao conquistar a Taça Olímpica.

    O Fluminense Football Club tem que resgatar a sua história, a sua força pioneira e vencedora. O Estádio, hoje com o nome de um presidente do clube da década de 80, o que acho injusto pois existiram figuras muito mais importantes no clube do que ele, não passa de um velho pedaço de concreto.

    Emocionante ver essas fotos. Tempo em que tínhamos um Estádio.

    Espero ver, ainda em vida, a construção de um novo estádio, o qual deveria ser chamado merecidamente de Oscar Cox e não de um cartola qualquer.

    Saudações Tricolores.

    • cariocadorio Says:

      Marcel,
      É fundamental que os clubes cariocas resgatem sua história a partir dos seus primórdios. Eu não conheci a história do futebol sem a influência e domínio de políticos ou cartolas nos clubes e federações. É assim pelo menos desde a década de 60. Pela grandeza do esporte, espero que tenhamos esta sorte algum dia.
      Apareça sempre por aqui.
      Saudações cariocas

  8. Cariocadorio, Ano I « Cariocadorio's Blog Says:

    […] O Estádio do Fluminense, mostra a abertura da Pinheiro Machado para atender ao Túnel Sta. Bárbara.  A procura tem crescido com a ascensão do Fluminense.   […]

  9. neres Says:

    é impressionante um time como o fluminense não ter estádio a unimed patrocinadora do fluminense que investe alto em contratação porque que ela não investe numa construção de um estádio celso barros um recado para o senhor primeiramente nós temos que estruturar o clube e o primeiro passo é a construção de um estádio precisamos de ter nossa casa já que o maracanã é neutro.

  10. Roberto Tumminelli Says:

    Excelente sequencia que completa minha postagem lá no Carioca da Gema.

    🙂

    Abs

  11. Caroline Lourenço Says:

    Olá, gostaria de usar a imagem do estádio do Fluminense em 1969 para ilustrar uma série que estamos produzindo, você sabe me informar o autor ? Obrigada!

  12. Leonardo Silva Prado Says:

    Boa tarde. Eu gostaria de usar a foto do Estádio das Laranjeiras de 1958 (ou por volta desta data, já que há uma interrogação entre parênteses). Você poderia me indicar o autor ou o proprietário desta foto?

  13. leonardo silva prado Says:

    Bom dia. Poderíamos conversar sobre o uso de uma das fotos deste blog?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: