Cariocadorio, Ano I

“Por que você não faz um blog?”,  perguntou-me  Aventoe

Celebremos

Celebremos

Eu tinha todas as razões do mundo para não fazer um blog.  A primeira delas era não saber exatamente o que era um blog e muito menos como começar um.  E tinha ainda aquela má vontade por conta de um tal político que gastava mais tempo factoideando em um blog do que cuidando do Rio de Janeiro. 

Um dia depois eu já tinha um blog com nome e tudo:
Cariocadorio – cheguei ao nome após um toró de palpites pessoal.  Não sei bem como foi.  Gostei e ficou.

O primeiro post foi Olimpíadas 2016, Esperanças e Preocupações . Importante por ser a primeira aventura de escrever alguma coisa que poderia ser lida por qualquer pessoa. O importante  era escrever. A vontade de que alguém lesse veio depois. E, depois ainda, querer saber quantos leram cada artigo, se comentaram etc.

E assim, 86 artigos publicados e mais de 27.000 acessos depois,  passou este primeiro ano de Cariocadorio. Quisera poder me concentrar mais no tema Rio de Janeiro, com mais críticas e análises sobre a cidade.  Mas isso é  difícil, coisa para profissionais.  A política nacional e local  não ajudam. Quem pode manter a esperança com tanta desordem e corrupção? 
Se não quero ficar calado também já estou muito rodado para ficar malhando em ferro frio.

Enseada da Botafogo

Ao mesmo tempo virei freguês dos fotologs do Rio antigo que me incentivaram a buscar inspiração nos baús de fotos da família.  E a família virou tema. O automóvel e o esporte foram inevitáveis na sequencia.   Alguns temas incidentais apareceram mas o acorde principal se manteve.

O mais importante:
As velhas fotos trouxeram o artigo mais importante: Trampolim do Diabo, com uma foto inédita tirada pelo meu avô em 1935.  Mostra o trágico acidente que vitimou Irineu Correa no tradicional circuito da Gávea no Rio de Janeiro.

Meus favoritos:

Vemag em Ibicuí, 1959

Alguns deram muito trabalho, outros mais satisfação e tem aqueles que eu não precisava ter escrito que felizmente são poucos.  Alguns, por algum que outro motivo, são os que eu gosto mais.
O Guarda Livros, sobre uma foto de 1910.
Barra da Tijuca 2017, uma preocupação que começa a ficar menor.
O Homem e sua Próstata, uma preocupação de tantos.
A Cigana Rica, muito especial.
Copa de 82, Espanha, baseado em um fato quase real.
A Porta do Elevador, pra quem sabe o que é isso.
Ibicuí, pelo que representa e pela foto.
Autódromo do Rio, uma paixão de longa data.

Campeões de audiência: 

Veleiros no Píer Mauá

Em fevereiro os veleiros das armadas nacionais atracaram no Pier Mauá.  Com mais de 840 acessos,  este foi o artigo mais acessado.  Grandes Veleiros no Pier Mauá foi ponto fora da curva nos gráficos das estatísticas.

Outras fotos, estas de 1950, mostram o Estádio do Maracanã ainda incompleto.  Representante maior do esporte favorito do Brasil, o Maracanã não poderia deixar de ser dos mais acessados no blog.  Com mais de 830 hits, logo chegará ao topo. 

Uma série de artigos sobre as copas do mundo de 1950 a 1986 (faltou tempo para continuar) aumentaram a audiência. Para minha surpresa a copa de 62 superou as de 58 e 70 nos acessos.  A série acaba com Maradunga, triste conclusão da copa deste ano.

O Estádio do Fluminense, mostra a abertura da Pinheiro Machado para atender ao Túnel Sta. Bárbara.  A procura tem crescido com a ascensão do Fluminense.  

Acidente em Ipanema e Aeroporto do Galeão completam a lista de mais votados com mais de 370 acessos.

Enfim, um balanço positivo que me anima a continuar este passatempo com o qual espero, de carona,  contribuir um pouco com o Rio de Janeiro e manter próximos relacionamentos distantes.

Aos que por aqui apreceram e contribuiram, obrigado pela visita e pelos comentários, mesmo os que discordam do Cariocadorio.  Voltem sempre.  

Parque das Águas de São Lourenço

Fotos by Cariocadorio:  Celebremos (Fev 2010); Enseada de Botafogo (Out 2009); Veleiros no Píer mauá (Fev 2010); Parque das Águas de São Lourenço (Jul 2010); Vemag em Ibicuí, 1959 (Acervo Cariocadorio, proibida a reprodução sem autorização prévia)

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

16 Respostas to “Cariocadorio, Ano I”

  1. Luiz D´ Says:

    Parabéns pelo aniversário do Cariocadorio!
    Aos poucos, com a ajuda de todos, vamos recontando a história do Rio.
    As fotos familiares, a esta altura do campeonato, são as que mais gosto.
    Que venham mais.
    Abraços

  2. maniacosporfilme Says:

    Parabéns pelo primeiro aniversário do libriano Cariocadorio! Que venham muitos outros.

    Eu pessoalmente gosto muito dos artigos e fotos, principalmente daqueles que criticam com independência os desmandos na nossa Cidade Maravilhosa. Muitas vezes, jornais tem interesses comerciais e não divulgam certos fatos para a população.

    Abraços,

  3. Valéria Says:

    Parabéns!!! Fico feliz de estar aqui comemorando esse primeiro aniversário de blog, com meu primeiro comprador virtual. Aceito de bom grado o rose bem geladinho.
    abraços

  4. fernando Says:

    Parabens,

    Quem venham outros favoritos.

  5. cariocadorio Says:

    Bom, quando escrevo apareço como sendo, cariocadorio, mas sou a Carioca Jr….
    Parabéns pelo blog, pelos acessos e pelas ótimas matérias. Parabéns por vencer a inércia que todos sentem e realizar essa vontade. Continue se disrtaindo, pesquisando, divertindo e publicando!

    Beijão,

    PT

  6. Valéria Says:

    Vi seu comentário lá nas artes. Obrigada pelas vistas e pela força. Para não deixar sem resposta, caixa de biju é modo reduzido de caixa para guardar bijuterias. A caixa é essa do link. É muia tinta para meu balde 🙂

    http://fotolog.terra.com.br/atelierguta:210

  7. Fernanda Says:

    Parabéns pelo “blogversário”! Sempre leio os artigos e adoro as fotos, principalmente, as do fundo do baú. Que venham os próximos. Beijos!

  8. Roberto Says:

    Parabéns!! ou Happy Birthday!!
    Daqui de longe faz bem ler aqueles textos, de memórias, de saudades, de esperanças.

    Abraços,

  9. Alvaro Botelho Says:

    Parabéns e vida longa!!

    Abraço
    Alvaro Botelho

  10. cariocadorio Says:

    Parabéns e muitos anos de vida!
    Alguém disse que para escrever o escritor precisa de 50% de transpiração e 50% de inspiração… Desejo que a percentagem de inspiração seja cada vez maior!
    Com carinho

  11. cariocadorio Says:

    A todos,
    Muito obrigado pela presença e pelas palavras de apoio.
    Saudações cariocas

  12. Belair Says:

    Infelizmente não visito com a frequencia que gostaria,mas é bom poder passar aqui em epoca de aniversario.Feliz coincidencia.
    Parabens e muitos anos blogando.

  13. Alcyone Says:

    Chegando atrasada, porque estava no Rio, não poderia deixar passar esta data em branco. Os meus sinceros agradecimentos, pelas lindas e interessantes fotos, que gosto muito de admirar. Você é uma pessoa muito querida, João Carlos e me sinto honrada em tê-lo como amigo. Parabéns e que continue postando por muiiiiiiiiiiiiiito tempo.
    Um grande abraço!

  14. Aventoe Says:

    Estimado Carioca,

    Minha pergunta era inevitável para quem o conhece há tantos anos e sabe do seu carinho e habilidade com textos e fotos. Fico feliz em ter sido o Big Bang que descortinou para nós esse universo bonito, pensado, por vezes cartesiano (engenheiros…), mas sobretudo repleto de memórias, interesse e emoção, que se tornou rapidamente nosso blog favorito.

    Parabéns. Keep up the good work!

    Seu amigo e admirador,

    Aventoe

  15. cariocadorio Says:

    Muito obrigado aos que incentivaram e prestigiam o Cariocadorio.
    Saudações Cariocas

  16. Denise S. Says:

    Parabéns! Eu fiz a mesma pergunta para Aventoe, que fez um ótimo blog e a repetiu para vc, e assim a coisa vai. É divertido, não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: