Praça Mauá, o caos continua

Esta semana colocaram mais uma placa do Porto Maravilha, esta bem no meio da Praça.  Apesar do tão propalado projeto, a Praça Mauá continua sendo uma pocilga fétida no centro do Rio de Janeiro. 

Travessa do Liceu

Dinheiro para museus de utilidade duvidosa e um super terminal para navios de cruzeiro não falta.  Mas simplesmente colocar um pouco de ordem onde milhares de pessoas caminham diariamente parece que não dá o retorno político desejado. 

A tela n'A Noite

A tela n'A Noite

Para passar pela Travessa do Liceu é necessário um exercício de alienação ao entorno. As barracas de camelôs, alguns legais e vários de De VDs piratas, “coberturas” de plástico, buracos cheios de água são apenas algumas das dificuldades no local. 

A travessa é um beco atrás do edifício “A Noite” cuja reforma nunca termina simplesmente porque nunca começa.  Há um ano renovaram a tela e o madeirame mas já está tudo deteriorado de novo como se pode fazer na foto. 

Será que isso vai seguir assim até acontecer um grave acidente? 

Mais adiante, na própria praça, a ocupação da calçada é de toda ordem. Tem barraca de frutas, mesas e cadeiras do restaurante, um inacreditável estacionamento, estantes da loja que tem de tudo, guarita de ônibus, banca de jornais, barraquinha de chaveiro e buracos no chão, muitos buracos.

Siga mais um pouquinho e chegue na Av. Venezuela.  Ali o esgoto, muitas vezes na cor característica, aflora pelo menos uma vez por semana, exalando o odor característico e  causando prejuízos ao restaurante em frente ao bueiro. 

Av. Venezuela x Pr. Mauá

Esgoto aflora na claçada

 
Em outubro de 2009, já falávamos no problema de abandono da Praça Mauá neste post aqui. A situação não mudou muito assim como não é muito diferente em diversos outros lugares do centro do Rio.  Muitas vezes a solução é simples mas coisas simples não valem a pena resolver.  Tem pouco dinheiro envolvido e pouco retorno político.

Fotos
 by Cariocadorio, abril, maio 2011
Anúncios

Tags: , , , , , , ,

7 Respostas to “Praça Mauá, o caos continua”

  1. maniacosporfilme Says:

    Excelente post. Quem trabalha na Praça Mauá, padece diariamente com todo o transtorno referido em seu artigo.

    Gostaria de complementar, registrando o atual precário acesso à Praça Mauá pelos armazéns de quem vem da Av. Brasil e Niterói. Em qualquer cidade que tivesse um Prefeito, ao se alterar os acessos, far-se-ia um asfaltamento com sinalização no acesso de duas faixas que seria utilizado por milhares de motoristas. Entretanto, nada foi feito na “cratera lunar” da Rodrigues Alves, que conseguiu piorar com o tráfego pesado e sem nenhuma manutenção.

    Realmente não vejo a hora para as eleições para prefeito.

  2. Valéria Says:

    parece até que o normal é vivermos assim

  3. maniacosporfilme Says:

    Infelizmente ainda somos muito desorganizados como sociedade; nossos políticos, que deveriam ser os nossos porta-vozes, “não funcionam”. Mas um dia isto pode mudar. Recentemente alguns vereadores não aceitaram seus carros de luxo e juntamente com o clamor popular, forçaram o cancelamento da compra. Quem sabe se no futuro um post destes do Carioca do Rio não servirá de balizamento para nossos vereadores e prefeitos tomarem providências e melhorarem a nossa querida cidade, deixando de ser normal viver assim?

  4. Jeniffer Says:

    Gostaria de parabenizar seu site. MARAVILHOSO. Uma forma clara e atraente de escrita e leitura. Não pare de escrever, atualize sempre pois precisamos de sites que falem do Rio com essa leveza e seriedade ao mesmo tempo.
    Parabéns, todos os seus posts são ótimos.

  5. As obras do MAR « Cariocadorio's Blog Says:

    […] contrapartida, a Praça Mauá continua com o seu caos diário (clique qui). Mendigos se acumulam nas calçadas, o terrível beco (Travessa do liceu) atrás do abandonado […]

  6. michel martins de oliveira Says:

    Gostaria de parabeniza o site e por meio deste agradecer pelos comentarios a respeito dos camelos e informar que a melhora foi surpreendente, nao vemos mais pirataria e desorganização por parte dos camelos legalizados.

  7. maniacosporfilme Says:

    O Beco saiu da Praça Mauá? Passe pelo Beco, principalmente em um dia de chuva, para ver a zona que é feita pelos camelôs, que agora ocupam os dois lados ilegalmente..

    A Praça Mauá é o famoso “me engana que eu gosto”: um museu que custou um absurdo ( se não me engano, 80 milhões de reais); poças d`água para todo lado após qualquer chuva, devido a baixa qualidade dos pisos, falta de nivelamento e falta de bueiros e manilhas, além de terem sido quebrados mais de vinte vezes após o “término” da obra para a visita da presidente e do governador; mendigos na calçada da Av. Venezuela (na verdade, já são moradores da rua pois fixaram residência na calçada).

    Não sei onde está a citada “melhora surpreendente” da Praça Mauá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: